Justificação na Bíblia: 22 versículos-chave para ser justo através de Jesus

Nas igrejas, um dos termos mais mencionados no contexto religioso é a expressão de “Justificação”. Talvez por essa razão, muitos cristãos ficam curiosos para saber o que significa justificar na Bíblia.

No entanto, para quem não sabe, justificação é o ato de declarar o homem como justo, aceito perante o Senhor como reto com respeito à lei divina.

Na Bíblia, por exemplo, quando lemos alguns versículos sobre justificação, aprendemos que a justificação, de fato, só é alcançada através do Salvador Jesus Cristo!

Somos declarados justos diante de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, e isso se aplica a todos que creem, sem nenhuma distinção. Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados (Rm 3:22-24) NVT.

Citações bíblicas sobre justificação que todo crente deveria conhecer

Justificados no nome do Senhor
1 Coríntios 6:11

Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

 

Cremos em Cristo para sermos justificados
Gálatas 2:16

Sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado.

 

Justificados pela fé
Romanos 5:1

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Todo aquele que crê é justificado
Atos dos Apóstolos 13:39

Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela Lei de Moisés.

 

Justificados gratuitamente por sua graça
Romanos 3:24-28

Sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à Lei? Não, mas no princípio da fé. Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei.

 

Justificado por obras
Tiago 2:23-24

Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus. Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé.

 

Atos de justiça
Tito 3:5

Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.

 

Jesus ressuscitou para nossa justificação
Romanos 4:25

Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

 

Deus quer que sejamos santificados
1 Tessalonicenses 4:3

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

 

Justiça de Deus
2 Coríntios 5:21

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

 

O justo viverá por sua fidelidade
Habacuque 2:4

“Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons;
mas o justo viverá por sua fidelidade.

 

A justificação está ligada a crença
Gênesis 15:6

Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.

 

A fim de que ninguém se vanglorie
1 Coríntios 1:28-29

Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele.

 

A graça já não seria graça.
Romanos 11:6

E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

 

Justificado por obras
Tiago 2:20-23

Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?
Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus.

 

Sua fé lhe é creditada como justiça
Romanos 4:5

Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.

 

Aperfeiçoou aos que estão sendo santificados
Hebreus 10:14

Porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.

 

O justo viverá pela fé
Gálatas 3:11

É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela Lei, pois “o justo viverá pela fé”.

 

Nós também cremos em Cristo
Gálatas 2:16-17

Sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado. “Se, porém, procurando ser justificados em Cristo descobrimos que nós mesmos somos pecadores, será Cristo então ministro do pecado? De modo algum!

 

Pela fé Abel foi reconhecido como justo
Hebreus 11:4

Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

 

A fé que atua pelo amor
Gálatas 5:6

Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

 

Somos salvos pela obra santificadora do Espírito
2 Tessalonicenses 2:13

Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Entender o que a Bíblia diz sobre justificação é muito importante, pois, a “justificação” realmente é a reintegração do homem, na sua verdadeira relação com o Senhor. Ainda, segundo as Escrituras, somos declarados justos diante de Deus por meio da fé em Cristo Jesus.

Podemos afirmar que sem fé nenhuma pessoa pode se tornar justo. Por tanto, para que você venha crescer em Cristo e aprofundar o seu conhecimento na palavra, lhe apresentamos este estudo contendo os 30 versículos sobre fé que vão te fortalecer na caminhada com Cristo

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!