30 versículos-chave da Bíblia sobre desespero para quem está se sentindo perdido e vencer as dificuldades

O desespero só ganha terreno em nossas vidas, se desviarmos os nossos olhos da direção de Jesus. No livro de Mateus 14:22-36, nos traz um importante exemplo sobre isso. Ou seja, segundo a história, Pedro e os seus companheiros estavam no barco, em meio ao mar, passando por uma forte tribulação. Entretanto, Jesus foi ao encontro deles, caminhando sobre as águas, pois verdadeiramente sabia que aqueles homens estavam em apuros.

Em conformidade com a história, logo quando Jesus se aproxima do barco, aqueles homens ficam aterrorizados e gritam de medo, achando que é um fantasma. Porém, Jesus imediatamente diz: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”. O Apóstolo Pedro, no entanto, disse o seguinte: Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas. E Jesus atendeu o pedido de Pedro, autorizando que fosse ao seu encontro.

Então, Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou, pedindo que Jesus o salvasse. Imediatamente o Senhor estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”

Deus é infinitamente maior que todos os nossos problemas

No entanto, à luz da Bíblia, podemos afirmar que Jesus sabe perfeitamente quando estamos passando por adversidades. E, jamais abandonam aqueles que o amam. Não importa o tamanho da tempestade que você está enfrentando hoje, se você confiar em Deus, orar e ter fé, saiba que sempre haverá uma saída, porque Jesus é o nosso ajudador fiel, que está acima de todos os problemas.

Se você observar bem o texto de Mateus 14:22, por diante, vai entender que, pela pouca fé que Pedro teve, ele conseguiu dar alguns passos sobre as águas (Mateus 17:20). Embora toda aquela tempestade estava ao seu redor, mas enquanto Pedro estava caminhando olhando somente para Jesus, tudo ia bem. Mas, a partir do momento que ele desviou o seu olhar de Jesus e reparou a tempestade, ele ficou coberto de medo, muito desesperado, e foi se afundando, mas o Senhor o salvou.

Olhe para Jesus e não para as circunstâncias 

No entanto, hoje, não é diferente. Apesar das dificuldades serem grandes em nossas vidas, não é para elas que devemos olhar, mas sim para Jesus, que está acima de todos os problemas. Ou seja, diante de qualquer situação difícil, devemos permanecer caminhando olhando apenas para Jesus, pois, se desviarmos os nossos olhos da direção dEle, o desespero irá tomar conta de nós, podendo abalar a nossa fé e a nossa esperança em Deus.

É importante deixar claro que, as dificuldades, verdadeiramente vem. Mas, precisamos lembrar que elas também passam. A Bíblia diz que o choro pode persistir por uma noite, mas logo pela manhã vem a alegria. Entenda que todas as pessoas passam por lutas e dificuldades, mas o segredo é confiar em Jesus. Pois, Ele sabe muito bem quando você está com problemas; e, assim como Ele foi ao encontro de Pedro e os seus companheiros, e o salvou daquela tempestade, saiba que não será diferente com aqueles que confiam no Senhor, porque Jesus cuida dos seus.

Caso você tenha reparado para os problemas que estão ao seu redor, parecendo não haver solução, clame ao Senhor por ajuda, pois, assim como ele estendeu a sua mão para Pedro e o salvou, creia que Jesus é fiel e poderoso para te levantar de qualquer situação de desespero. Ainda que muitos cheguem até você e dizem que está tudo perdido, não dê ouvidos, continue caminhando, olhando para o alto, pois só o Senhor pode te livrar de qualquer mal.

É certo que, nos momentos de aflições, parecendo não haver saída, realmente é difícil manter a esperança acesa. Mas, se confiarmos em Jesus e depositar nEle a nossa fé, com certeza iremos encontrar forças para vencer o desespero e superar qualquer obstáculo que há nesta vida.

Como vencer o desespero? No artigo abaixo, estão os melhores versículos bíblicos contra o desespero, que vão te ajudar a superar qualquer situação difícil da sua vida.

Tudo sobre desespero na Bíblia

Mateus 11:28-31 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Salmos 46:1-3 – “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria”.

Salmos 91:14-16 – “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.”

Isaías 12:2 – “Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!”

Salmos 34:4 – “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”.

Êxodo 33:14 – “Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso”.

Deuteronômio 33:27 – “O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos. Ele expulsará os inimigos da sua presença, dizendo: ‘Destrua-os!”‘

Salmos 9:9-10 – “O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas
os que te buscam”.

Salmos 27:1-3 – “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão. Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante”.

Salmos 32:7-8 – “Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você”.

Isaías 40:28-31 – “Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável. Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.

Salmos 50:15 – “e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará.”

Isaías 41:10 – “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa”.

Josué 1:9 – “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Jó 9:23 – “Outros versículos relacionados Quando um flagelo causa morte repentina, ele zomba do desespero dos inocentes”.

Salmos 31:9 – “Misericórdia, Senhor! Estou em desespero! A tristeza me consome a vista, o vigor e o apetite”.

Salmos 69:20 – “A zombaria partiu-me o coração; estou em desespero! Supliquei por socorro, nada recebi; por consoladores, e a ninguém encontrei”.

Salmos 88:15 – “Desde moço tenho sofrido e ando perto da morte; os teus terrores levaram-me ao desespero”.

Jeremias 17:16 – “Mas não insisti eu contigo para que afastasses a desgraça? Tu sabes que não desejei o dia do desespero. Sabes o que saiu de meus lábios, pois está diante de ti”.

Lamentações 1:3 – “Em aflição e sob trabalhos forçados, Judá foi levado ao exílio. Vive entre as nações sem encontrar repouso. Todos os que a perseguiram a capturaram em meio ao seu desespero”.

Ezequiel 4:16 – E acrescentou: “Filho do homem, cortarei o suprimento de comida em Jerusalém. O povo comerá com ansiedade comida racionada e beberá com desespero água racionada,

Ezequiel 7:27 – “O rei pranteará, o príncipe se vestirá de desespero, e as mãos do povo da terra tremerão. Lidarei com eles de acordo com a sua conduta e por seus próprios padrões eu os julgarei. Então saberão que eu sou o ­Senhor”.

Jonas 2:2 – E disse: “Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor.

Isaías 43:1-3 – “Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate para livrá-lo, a Etiópia e Sebá em troca de você”.

Mateus 6:31-34 – “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal”.

Romanos 8:28 – “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.

Romanos 8:37-39 – “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Filipenses 4:6-8 – “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.

2 Tessalonicenses 3:3 – “Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno”.

1 Pedro 5:7-10 – “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!