12 versículos sobre batismo nas águas e ENTENDA para que serve

Na Bíblia, encontramos muitos versículos sobre batismo nas águas, à exemplo de João 3:5, Marcos 1:9-10, Romanos 6:2-7…destacando que o batismo é uma ordenança de Jesus.

No texto de Marcos 16:15-16, o próprio Jesus, disse: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. Ou seja, para ser salvado, o primeiro passo é crer em Jesus, e o segundo é batizar nas águas.

Versículos que falam sobre batismo nas águas e sua importância

Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Aqui em João 3:5, tratando-se de um dos principais versículos de batismo nas águas, nos traz uma grande exortação que, para o crente herdar o Reino dos céus, é necessário nascer das águas e do Espírito.

Todo aquele que crer em Jesus e o aceita como seu único Salvador, batizando nas águas, anuncia publicamente que o velho está sendo sepultado com Cristo. Logo, quando sai da água, é ressuscitado com o Senhor, tornando-se uma nova criatura, não mais para viver segundo a carne, mas sim segundo o Espírito (Romanos 6:2-7).

Exemplos de Batismo nas águas na Bíblia

Para entrar no Reino é preciso batizar
João 3:5

Respondeu Jesus: "Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.

Romanos 6:3-4 – Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Em um só corpo fomos batizados
1 Coríntios 12:13
    
Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

Colossenses 2:12 – Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Jesus é batizado nas águas
Marcos 1:9-10
    
Naquela ocasião, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Que me impede de ser batizado?
Atos dos Apóstolos 8:36-39
    
Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?" Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus". Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.

Mateus 28:18-20 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Fomos batizados em Cristo 
Romanos 6:2-7

De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu foi justificado do pecado.

João 1:33 – Eu não o teria reconhecido se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’.

Vocês serão batizados com o Espírito Santo
Atos dos Apóstolos 1:5

Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo".

O batismo nas águas foi instituído pelo próprio Jesus. Em Marcos 16:15-16, Ele mesmo destacou: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. Ou seja, quem não crer, já está condenado.

Mas, há sim esperança de vida eterna para aqueles que creem em Jesus e o aceita como seu único salvador. Por tanto, seja batizado em nome de Jesus para perdão dos seus pecados (Atos dos Apóstolos 2:38) e confira também Os 25 versículos que falam sobre aceitar Jesus (como Senhor e Salvador)

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!