30 textos bíblicos para EDIFICAR a família e abençoar o lar que você deve conhecer

Que a família é o bem mais precioso que temos, isso todos nós já sabemos! Mas o que você talvez não saiba é que o maior bem que podemos dar a nossa família é o nosso tempo.

Quando lemos a Bíblia, encontramos alguns versículos para edificar a família que mostram que a família é um bem precioso dado por Deus a nós, ou seja, podemos afirmar que trata-se de um grande presente do Senhor (Salmo 127:3, Provérbios 18:22, Gênesis 17:16, Gênesis 30:20, Gênesis 33:5).

Passagens bíblicas para edificar a família e o lar

Estamos vivendo uma época em que muitos estão dando valor mais a internet do que a própria família. Ou seja, antigamente, a família se reunia na mesa ou no sofá para conversar. Porém, hoje, são poucas famílias que se dialogam. Quer dizer, a maioria vivem com o celular na mão, tanto os pais quanto os filhos.

Acredite, o inimigo está roubando o tempo das famílias sem elas saberem. O uso do celular tem limite. Enquanto muitos estão distraídos nos celulares/internet, o inimigo está encontrando brecha para destruir a sua casa (casamento/família).

Se observarmos o texto bíblico, Jesus quanto veio a este mundo, Ele tinha prazer em dar atenção aqueles que cruzavam seu caminho.

Tudo sobre edificar a família na Bíblia Sagrada

No livro de Efésios 5:1, a palavra de Deus diz que devemos ser imitadores de Cristo. Por tanto, devemos seguir esse exemplo do Senhor, para que a cada dia possamos valorizar ainda mais o tempo com a nossa família.

No artigo abaixo, estão os melhores versículos para edificar a família e o lar, que trazem amor, paz e sabedoria, para instruir todos os membros da casa a andar nos caminhos de Deus e ter uma vida abençoada. Confira!

Toda a Escritura é inspirada por Deus
2 Timóteo 3:16-17

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Efésios 6:1-2 – Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa.

O conselho do Senhor
Efésios 6:4


Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Provérbios 1:8-9 – Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.

Ouçam a instrução de um pai
Provérbios 4:1

Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos e obterão discernimento.

Isaías 55:9 – “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.

A mulher sábia edifica a sua casa
Provérbios 14:1

A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.

Provérbios 23:24 – O pai do justo exultará de júbilo; quem tem filho sábio nele se alegra.

Deem graças
1 Tessalonicenses 5:18

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

Mateus 6:14-15 – Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês.

Evite a ira
Salmo 37:8

Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.

Efésios 4:2 – Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.

Obedeça aos mandamentos de seu pai
Provérbios 6:20-23

Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe. Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço. Quando você andar, eles o guiarão; quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão com você. Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida.

Provérbios 15:18 – O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão.

O azeite
2 Reis 4:3-5

"Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo". Depois disso ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam.

Colossenses 3:13 – Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Perdoe as ofensas
Mateus 6:14

Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês.

Salmos 107:28-30 – Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os tirou da tribulação em que se encontravam. Reduziu a tempestade a uma brisa e serenou as ondas. As ondas sossegaram, eles se alegraram, e Deus os guiou ao porto almejado.

O que Deus uniu, ninguém separe
Mateus 19:6

Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".

Romanos 15:7 – Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma com que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.

Ame a sua mulher
Efésios 5:33

Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

Josué 24:15 – Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor”.

O amor é paciente
1 Coríntios 13:4-7

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Mateus 7:24-25 – Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha.

Os maridos devem amar cada um a sua mulher
Efésios 5:28-29

Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja.

Provérbios 17:6 – Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.

Instrua a criança
Provérbios 22:6

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.

Provérbios 31:10 – Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.

Cuida dos negócios de sua casa
Provérbios 31:25-30

Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor. Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: "Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera". A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.

Valorize a sua família porque ela é um projeto de Deus e confira também Os 13 versículos para culto de FAMÍLIA que vão restaurar o amor e a fé em toda casa

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!