Confira os 15 versículos sobre ALIANÇA com Deus e seus efeitos

Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. Aqui em Hebreus 10:23, nos deixa claro que Deus não se esquece de suas promessas.

Nos versículos sobre aliança com Deus na Bíblia, encontramos muitos exemplos do do Senhor cumprindo sua parte, mesmo quando o povo quebram a aliança, à exemplo de Gênesis 17:7-11, Salmos 89:34-37, Hebreus 8:8-12.

Veja também: 30 versículos sobre descendência que mostram que Deus abençoa a família (os filhos dos filhos)

No livro de Salmos 105:7-9, a Bíblia diz que o Senhor fez uma aliança com Abraão, do juramento que fez a Isaque. Ainda, em Gênesis 17:7-11, o Senhor prometeu firmar a sua aliança com os futuros descendentes­ de Abraão.

Versículos sobre aliança com Deus

No entanto, em Deuteronômio 7:7-12, a palavra do Senhor revela que Deus fez uma aliança com o povo de Israel para serem seu povo (Atos dos Apóstolos 3:25-26).

Quando lemos os versículos sobre aliança com Deus, encontramos algumas passagens, como Hebreus 9:15, Isaías 7:14; 9:6, Isaías 53, Miqueias 5:2, Daniel 7:13 e Atos dos Apóstolos 3:25-26, os quais nos mostram que o Salvador do mundo viria de Israel, segundo o Senhor havia prometido.

Aliança com Deus na Bíblia Sagrada

Então, nos versículos sobre aliança com Deus, revela que quando Cristo veio ao mundo, o Senhor fez uma nova aliança com o povo: “Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês (Lucas 22:20). Também, em Marcos 14:24, Mateus 26:28, 1 Coríntios 11:25, Hebreus 8:13 e 12:24 abordam este mesmo tema.

Por tanto, aquele que aceita Cristo como seu único e suficiente Salvador, é tido como filho e viverá com Jesus no reino dos céus para sempre.

O Senhor é Deus misericordioso
Deuteronômio 4:31
    
Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus misericordioso; ele não os abandonará, nem os destruirá, nem se esquecerá da aliança que com juramento fez com os seus antepassados.

Hebreus 8:6 – “Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores”.

Não violarei a minha aliança
Salmos 89:34-37
  
Não violarei a minha aliança nem modificarei as promessas dos meus lábios. De uma vez para sempre jurei pela minha santidade e não mentirei a Davi, que a sua linhagem permanecerá para sempre, e o seu trono durará como o sol; será estabelecido para sempre como a lua,
ma fiel testemunha no céu."

Salmos 105:7-9 – “Ele é o Senhor, o nosso Deus; seus decretos são para toda a terra. Ele se lembra para sempre da sua aliança, por mil gerações, da palavra que ordenou, da aliança que fez com Abraão, do juramento que fez a Isaque”.

A fidelidade de Deus com o povo não será abalada
Isaías 54:10
  
Embora os montes sejam sacudidos e as colinas sejam removidas, ainda assim a minha fidelidade para com você não será abalada, nem será removida a minha aliança de paz", diz o Senhor, que tem compaixão de você.

2 Reis 13:23 – “Mas o Senhor foi bondoso para com eles, teve compaixão e mostrou preocupação por eles, por causa da sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó. Até hoje ele não se dispôs a destruí-los ou a eliminá-los de sua presença”.

O Senhor manterá a aliança
Deuteronômio 7:7-12

"O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito. Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos. Mas àqueles que o desprezam, retribuirá com destruição; ele não demora em retribuir àqueles que o desprezam. Obedeçam, pois, à lei, isto é, aos decretos e às ordenanças que hoje ordeno a vocês. "Se vocês obedecerem a essas ordenanças, as guardarem e as cumprirem, então o Senhor, o seu Deus, manterá com vocês a aliança e a bondade que prometeu sob juramento aos seus antepassados.

1 Coríntios 11:25 – “Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto sempre que o beberem em memória de mim”.

Herdeiros da aliança que Deus fez
Atos dos Apóstolos 3:25-26

E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: 'Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados'. Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades".

Hebreus 9:15 – “Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança”.

Estabelecerei a minha aliança
Gênesis 17:7-11

Estabelecerei a minha aliança como aliança eter­na entre mim e você e os seus futuros descendentes­, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descenden­tes. Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como proprieda­de perpétua a você e a seus descen­dentes; e serei o Deus deles. "De sua parte", disse Deus a Abraão, "guarde a minha ali­ança, tanto você como os seus futuros descendentes. Es­ta é a minha alian­ça com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circun­cidados na carne. T­erão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês.

Êxodo 19:5-6 – “Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal entre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas”.

Aliança com Israel
Hebreus 8:8-12

Deus, porém, achou o povo em falta e disse: "Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados, quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles", diz o Senhor. "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor. "Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração.
 Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará o seu próximo
 nem o seu irmão, dizendo: 'Conheça o Senhor', porque todos eles me conhecerão,
desde o menor até o maior. Porque eu lhes perdoarei a maldade
e não me lembrarei mais dos seus pecados".

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!