20 versículos sobre discernimento para aprender a DISCERNIR os espíritos

A Bíblia é a palavra de Deus e nela encontramos diversos versículos sobre discernimento que nos ensinam a discernir o certo do errado.

Para quem não sabe o que significa discernimento, nada mais é que ter a capacidade de distinguir o que é certo ou errado, verdadeiro ou falso.

Ou seja, o crente que tem o discernimento espiritual, sabe perfeitamente o que vem de Deus e o que não vem. Mas, só é possível receber esse dom através da oração e estudo da palavra de Deus ( 1 Coríntios 12:10, Tiago 1:5). Assim, refletir nesses versículos sobre discernimento vão aumentar a sua capacidade de compreender o que é bom ou ruim, sensato ou perigoso na área espiritual.

Versículos sobre discernimento espiritual para descobrir verdade e agir corretamente

O cristão que tem o dom de discernir Espíritos, não é enganado por falsas doutrinas e nem cai em armadilhas, isso porque consegue distinguir a origem e a natureza das manifestações.

Você sabia que o Senhor dá discernimento àquele que pede? veja o que diz no texto de Provérbios 2 versículo 3 e 6: “se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, pois o Senhor é quem dá sabedoria, de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento” (NVI).

Por tanto, aquele que procura alcançar esse dom e busca fazer a vontade de Deus, verdadeiramente recebe. Contudo, dentre os versículos de discernimento na Bíblia, separamos os 20 mais relevantes que vão te ajudar a aumentar o seu conhecimento espiritual e descobrir o que é a vontade de Deus!

Exemplos de discernimento na Bíblia

Aprendam a discernir o que agrada a Deus
Efésios 5:8-10
    
Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.

Jó 34:4 – Tratemos de discernir juntos o que é certo e de aprender o que é bom.

Dá discernimento aos inexperientes
Salmos 119:129-130
    
Os teus testemunhos são maravilhosos; por isso lhes obedeço. A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes.

Provérbios 24:3 – Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida.

Dá sabedoria conhecimento aos que discernem
Daniel 2:20-21

E disse: "Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem. Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir.

Provérbios 20:5 – Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona.

Tenho mais discernimento
Salmos 119:99

Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.

Provérbios 21:30 – Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao ­Senhor.

Tornaram-se aptos para discernir 
Hebreus 5:13-14

Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

1 Coríntios 11:28-29 – Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação.

Quem é espiritual discerne todas as coisas 
1 Coríntios 2:14-16

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois "quem conheceu a mente
do Senhor para que possa instruí-lo?" Nós, porém, temos a mente de Cristo.

Tiago 1:5 – Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Quem tem discernimento obterá orientação
Provérbios 1:1-6
  
Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência
aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens. Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento
obterá orientação para compreender provérbios e parábolas,
ditados e enigmas dos sábios.

Provérbios 18:15 – O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura.

Se pedir discernimento achará o conhecimento
Provérbios 2:1-6  
 
Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração
os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor
e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria;
de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.

Provérbios 8:8-9 – Todas as minhas palavras são justas; nenhuma delas é distorcida ou perversa. Para os que têm discernimento, são todas claras, e retas para os que têm conhecimento.

Pelo Espírito, a um é dado discernimento
1 Coríntios 12:8-10
  
Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

1 Coríntios 11:29 – Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação.

Um coração cheio de discernimento
1 Reis 3:9

Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois quem pode governar este teu grande povo?"

Lucas 12:56 – Hipócritas! Vocês sabem interpretar o aspecto da terra e do céu. Como não sabem interpretar o tempo presente?

Como fazer a distinção entre o puro e o impuro
Ezequiel 44:23

Eles ensinarão ao meu povo a diferença entre o santo e o comum e lhe mostrarão como fazer distinção entre o puro e o impuro. 

1 Coríntios 2:15 – Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido.

Discernimento de espíritos
1 Coríntios 12:10
     
A outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

Deus é a fonte de toda sabedoria, e é Ele quem dá discernimento. Se você tem falta de conhecimento, aconselhamos orar e estudar a Bíblia, porque é ela que nos ajuda a aumentar o nosso discernimento e você também pode conferir 35 versículos sobre sabedoria para você se tornar mais SÁBIO

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!