33 textos bíblicos sobre de perdão para aprender a PERDOAR segundo a Bíblia

A palavra de Deus diz que se não perdoarmos os nossos irmãos, também não vamos receber o perdão do Pai que está nos céus (Marcos 11:25-26). É exatamente isso, os versículos de perdão na Bíblia nos trazem bons exemplos de como devemos reagir diante das criticas, traições ou decepções.

A verdade, é que todos nós estamos sujeitos a ser magoados ou feridos profundamente por uma pessoa. No entanto, para que não venha brotar nenhuma semente de ódio ou amargura em nosso coração, o segredo é deixar as palavras negativas entrarem em um ouvido e sair no outro.

Veja também: Confira os 25 versículos de amor e descubra como amar segundo a vontade de Deus

Ou seja, quando permitimos a entrada delas em nosso coração, é como veneno, que pode acabar nos matando. A palavra do Senhor sempre nos exorta a orar e vigiar, para não cairmos em tentação! (Mateus 26:41).

Passagens bíblicas sobre perdão que mostram que perdoar é um mandamento de Deus

Quando lemos os versículos de perdão na Bíblia, entendemos que perdoar é uma ordenança de Deus; isto é, se não perdoarmos, estaremos desobedecendo ao Senhor. Acredite, se guardarmos ódio, raiva, vingança ou ressentimento por alguém, estaremos desagradando a Deus e, é útil lembrar que tudo aquilo que desagrada a Deus é pecado

Sim, o livro de Salmo 66:18-19, nos fala acerca deste assunto: “Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhe dirigi“.

Por tanto, se vivermos com raiva de alguém ou não perdoar aqueles que nos magoaram (ofenderam, feriram, machucaram), o Senhor não ouvirá as nossas orações. Como foi falado no início do texto, em Marcos 11:25-26, visto como um principais versículos sobre perdão na Bíblia, “que quando estivermos orando, caso tenhamos alguma coisa contra alguém, devemos liberar o perdão, para que o Senhor perdoe também os nosso pecados; pois, se não perdoarmos, também não seremos perdoados pelo Senhor”.

Tudo sobre perdão na Bíblia

Precisamos aprender mais com os homens da Bíblia e com Jesus acerca de como devemos nos comportar diante das decepções da vida. Estes versículos sobre perdão que você irá conferir logo a seguir, nos trazem grandes exemplos de homens, como Davi, Paulo, José, e muitos outros. Mas, o maior exemplo de perdão nas escrituras Sagradas, é Jesus. E com ele aprendemos a amar, perdoar, reconciliar e pedir perdão. Se seguirmos esses ensinamentos, herdaremos a vida eterna!

Deus é que perdoa os pecados 
Miquéias 7:18

Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu, que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Atos dos Apóstolos 17:30 – “No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam”.

Em Jesus é proclamado o perdão
Atos 13:38-39

Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus é proclamado o perdão dos pecados a vocês. Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela Lei de Moisés.

Neemias 9:31 – “Graças, porém, à tua grande miseri­córdia, não os destruíste nem os abandonaste, pois és Deus bondoso e misericordioso”.

Propiciação pelos nossos pecados
1 João 2:27

Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

Romanos 4:5 – “Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça”.

Se vocês voltarem para o Senhor
2 Crônicas 30:9

Se vocês voltarem para o Senhor, os que cap­turaram os seus irmãos e os seus filhos terão misericórdia d­eles, e eles voltarão a esta terra, pois o Senhor, o seu Deus, é bondoso e com­passivo. Ele não os rejeitará se vocês se voltarem para ele".

Mateus 18:21-22 – Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.

Confessarei as minhas transgressões
Salmo 32:5

Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões", ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

Salmos 86:5 – “Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam”.

Quem esconde os seus pecados
Provérbios 28:13

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Tiago 5:14-15 – “Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E, se houver cometido pecados, ele será perdoado”.

Tu és bondoso e perdoador
Salmo 86:5

Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Atos dos Apóstolos 17:30 – “No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam”.

Arrepende-se e não envia a desgraça
Joel 2:13

Rasguem o coração e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se e não envia a desgraça.

Mateus 12:31 – “Por esse motivo eu digo a vocês: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada”.

Perdoa as nossas dívidas
Mateus 6:12

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

Hebreus 8:12 – “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”.

Arrependam-se
Atos dos Apóstolos 3:19

Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados.

Lucas 7:47 – “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.

Arrependam-se
Atos dos Apóstolos 2:38

Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Mateus 6:14-15 – “Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês”.

Quando estiver orando, perdoe seu irmão
Marcos 11:25-26
     
E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados".

Efésios 4:32 – “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”.

Se seu irmão pecar e arrepender, perdoe ele
Lucas 17:3-4   
  
Tomem cuidado. "Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe".

Lucas 6:37 – “Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados”.

Perdoem as queixas que tiver do seu irmão
Colossenses 3:13
   
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

2 Coríntios 2:5 – “Se um de vocês tem causado tristeza, não a tem causado apenas a mim, mas também, em parte, para eu não ser demasiadamente severo com todos vocês. A punição que foi imposta pela maioria é suficiente. Agora, ao contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza. Portanto, eu recomendo que reafirmem o amor que têm por ele”.

Se confessarmos pecados
1 João 1:9
     
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Colossenses 1:13-14 – “Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados”.

Aquele que apaga suas transgressões
Isaías 43:25 

Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.   

Isaías 55:7 – “Que o ímpio abandone o seu caminho; e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão”.

O perdão dos pecados
Efésios 1:7
 
Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!