Versículos bíblicos sobre devedores

A Bíblia fala sobre devedores, no entanto, existe duas formas de dever, uma, é a que é espiritualmente, já a outra é materialmente.

A espiritualmente é aquela que está relacionado ao pecado, que quando cometemos erros ou pecamos contra Deus, pedimos perdão a ele para perdoar os nossos pecados, o mesmo que perdoar as nossas dívidas. É certo nós perdoar as dívidas do próximo, para que Deus venha perdoar também os nossos pecados ou nossas dívidas espirituais.

Já a dívida materialmente, é aquela quando compramos aprazo e ficamos devendo, ou quando fazemos empréstimo no banco, ou tomamos algum dinheiro emprestado na mão de alguém para pagar depois.

É considerado difícil humanamente não dever, mas é correto cada um de nós pagar as nossas dívidas a quem devemos, não podemos ser caloteiros, pois isso é contra a vontade de Deus. Muitas pessoas as vezes acabam atrasando suas dívidas porque não tem o dinheiro, ou porque ainda não recebeu, mas quando tem paga corretamente, e quando acontece algum imprevisto pelo qual demorou de pagar, o devedor explica a situação a quem ela está devendo. A pessoa que é assim é conhecido como “Devedor ocasional”.

O texto bíblico fala para nós não dever nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois quem ama o seu próximo tem cumprido a lei do Senhor.

A Bíblia ainda nos adverte para nós não tomar tanto dinheiro emprestado, é perigoso, ela afirma que quem toma dinheiro emprestado é escravo de quem empresta, ou seja está significado que se nós dever alguém, aquele que nos emprestou o dinheiro pode muito bem nos humilhar, ou nos ordenar fazer serviços para eles sem receber um só centavo, ainda assim corremos riscos de perder a própria vida, dependendo de quem nos emprestou. Afinal, não conhecemos o coração de ninguém, muito menos o tamanho de sua maldade

                      Versículos para endividados

Conheça os concelhos de Deus para não cair em muitas dívidas, medite em cada versículo bíblico e pratique os bons ensinamentos do Senhor, afim de não acabar se perdendo financeiramente:

Provérbios 22:7 – “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta”.

Salmos 37:21 – “Os ímpios tomam emprestado e não devolvem, mas os justos dão com generosidade”.

Provérbios 13:11 – “O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais”.

Romanos 13:8 – “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei”.

Provérbios 22:26-27 – “Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme”?

Provérbios 28:8 – “Quem aumenta sua riqueza com juros exorbitantes ajunta para algum outro, que será bondoso com os pobres”.

Mateus 6:12 – “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”.

Lucas 16:5 – “Então chamou cada um dos devedores do seu senhor. Perguntou ao primeiro: ‘Quanto você deve ao meu senhor”?

Há versículo para mau pagador? Há versículos que nos advertem para não ficar endividados, para não acabarmos na ruína ou na dificuldade (Provérbios 22:7).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *