Confira os 20 versículos que falam sobre riquezas

A salvação é nossa maior riqueza, e é essa riqueza que Deus quer dar aqueles que o amam. Contudo, podemos afirmar que, a verdadeira riqueza para Deus, é uma vida cheia do amor e do conhecimento do Espírito Santo, o qual habita em nós.

No livro de Mateus 6:19-21, podemos observar que, Jesus nos dá uma orientação acerca das riquezas: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”. Por tanto, a verdadeira riqueza segundo a Bíblia, são as riquezas espirituais, que são muito mais importantes que as riquezas materiais aqui da terra.

Diante deste versículo, podemos então compreender que Jesus está nos dizendo que devemos investir é no céu, ou seja para nós se preocupar em ajuntar tesouro em cima, e não aqui embaixo.

Pois, se buscarmos investir somente aqui na terra, é certo que o nosso coração estará voltado apenas para as coisas deste mundo, como riquezas, bens materiais, etc. E, vamos viver como se o nosso lugar fosse aqui e não no céu. Entretanto, a Bíblia diz que devemos procurar as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Ainda, nesta mesma passagem, Deus diz que devemos manter o nosso pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas (Colossenses 3:1-10). Então, se o Senhor falou isso, é porque o nosso lugar é o céu, e pra lá que nós vamos. Mas, a nossa ida só estará garantida, se tivermos tesouros ajuntados nos céus, pois a Bíblia fala que quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna (Gálatas 6:8). Por tanto, Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento, segundo o livro de (Romanos 2:6).

Por outro lado, querer ajuntar tesouro aqui na terra e ao mesmo tempo no céu, observe o que Deus diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mateus 6:24). Em tudo, devemos deixar Deus como a nossa maior prioridade, pois Ele é o Criador de todas as coisas, e foi Ele que nos fez.

No entanto, o que a Bíblia está dizendo, é que muitos quando enriquecem, acabam desviando dos caminhos do Senhor, e, só têm tempo para dedicar os seus bens, negócios, e tudo que esteja ligado ao dinheiro. No livro de Salmo 62:10, Deus diz: “se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração”. Ou seja, quando algumas pessoas se desenvolvem financeiramente, elas se apegam muito com as coisas materiais e, a maneira delas agirem, é como se o lugar delas fossem aqui na terra; mas, sabemos que o nosso verdadeiro lugar é o céu.

Para concluir, o cristão só recebe as riquezas das mãos do Senhor quando ele realmente está preparado para lidar com elas; isto é, quando têm as coisas, mas não se apega a elas. Afinal, Deus tem o poder de nos ver lá na frente, e sabe como iremos reagir. Ou seja, se Deus vê, que com o muito nós vamos deixar de buscar a Ele; então Ele nos permite ter pouco. Pois, Deus prefere ver nós pobre, mas rico de Espírito, do que nós sendo rico e pobre de Espírito.

A riqueza segundo a Bíblia – versículos

Jó 36:18-19 – “Cuidado! Que ninguém o seduza com riquezas; não se deixe desviar por suborno, por maior que este seja. Acaso a sua riqueza, ou mesmo todos os seus grandes esforços, dariam a você apoio e alívio da aflição”?

Provérbios 23:4-5 – “Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso! As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu”.

Provérbios 11:28 – “Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante”.

Provérbios 13:7 – “Alguns fingem que são ricos e nada têm; outros fingem que são pobres e têm grande riqueza”.

Provérbios 22:4 – “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida”.

Provérbios 10:4 – “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes
lhe trazem riqueza”.

Salmos 119:14 – “Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas”.

Provérbios 11:4 – “De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte”.

2 Crônicas 1:11-12 – Deus disse a Salomão: “Já que este é o desejo de seu coração e você não pediu riquezas, nem bens, nem honra, nem a morte dos seus inimigos, nem vida longa, mas sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, sobre o qual o fiz rei, você receberá o que pediu, mas também lhe darei riquezas, bens e honra, como ­ne­nhum rei antes de você teve e nenhum depois de você terá”.

Provérbios 3:16 – “Na mão direita, a sabedoria garante a você vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra”.

Provérbios 11:24 – “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza”.

Provérbios 22:1 – “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima
vale mais que prata e ouro”.

Provérbios 28:22 – “O invejoso é ávido por riquezas e não percebe que a pobreza o aguarda”.

Eclesiastes 5:10 – “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido”.

Jeremias 17:11 – “O homem que obtém riquezas por meios injustos é como a perdiz que choca ovos que não pôs. Quando a metade da sua vida tiver passado, elas o abandonarão,
e, no final, ele se revelará um tolo”.

Efésios 1:18-19 – “Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força”.

Gênesis 26:12-14 – “Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou. O homem enriqueceu, e a sua riqueza conti­nuou a aumentar, até que ficou riquíssimo. Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam”.

Deuteronômio 8:17-18 – “Não digam, pois, em seu coração: ‘A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza’. Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que dá a vocês a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê”.

1 Samuel 2:7 – “O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta”.

Lucas 16:10-11 – “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês”?

Apocalipse 3:17-18 – “Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu. “Dou este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar”.

Lucas 16:9 – “Por isso, eu digo: Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas”.

Salmos 37:16-17 – “Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios; pois o braço forte os ímpios será quebrado, mas o Senhor sustém os justos”.

1 Timóteo 6:17 – “Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!