Confira 7 os versículos sobre vaso na Bíblia

Quando pedimos a Deus para restaurar as nossas vidas, é porque sentimos de melhorar espiritualmente diante da Sua Presença. Quando estamos sendo restaurados, significa que Deus está nos alinhando, isto é, nos corrigindo para nos tornar cada vez melhor. É aí que a Bíblia nos compara como vaso de barro.

Sabemos que, para fazer um vaso, o oleiro pega o barro e o molda a seu gosto, né assim? Então, caso o barro ficar deformado, oleiro  pega o vaso, desmancha ele todo e o faz novamente. No entanto, para Deus somos como vaso, Ele nunca para de trabalhar em nossas vidas, está sempre nos moldando e nos corrigindo. E, é através dessa restauração que conseguimos permanecer firme nos caminhos do Senhor.

O vaso de barro destaca na Bíblia, porque ele não possui tanta beleza assim. É claro que, diferente dos outros vasos que são mais bonitos, à exemplo do vaso de Cristal, que é coberto de beleza; porém, é muito sensível, e sempre precisa de cuidados, afinal, se quebrar, não há nenhum concerto. É o caso do crente que se diz ser vaso, quando é ferido, se desfaz por completo, e sai da igreja, recusa todos os conselhos dos irmãos para retornar à casa do Senhor.

E sobre o vaso de Madeira, se usar água por muito tempo ele incha e racha; sendo que, tão pouco suporta fogo. Isso se refere as pessoas que não suportam ouvir pregações, ou seja – quando ouvem, acreditam que a Palavra está lhes ferindo. Por outro lado, tem o vaso de Metal, que por conta do seu brilho – acaba chamando bastante a atenção e também demonstra ser resistente. Entretanto, quando se trata de temperaturas elevadas e pancadas, não consegue suportar tanto. Desse mesmo jeito, são aquelas pessoas que buscam ter o brilho de si mesma, recusando o brilho de Jesus em sua vida. É o exemplo daqueles que se dizem ser fortes diante das dificuldades, mas quando é machucando por alguém, segue com aquela magoa no coração, demonstrando ódio perante todos e por quem o feriu.

Já o vaso de Barro, o qual já falamos que ele não possui beleza, mas, consegue suportar o fogo. E não só isso, ele conserva a temperatura do seu conteúdo, quer dizer, se rachar pode ser restaurado novamente pelo oleiro. Entenda: Gênesis 2:7 – “Então o Senhor Deus for­mou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”. Contudo, podemos observar que Deus soprou dentro de um vaso vazio e lhe deu alma vivente. Ou seja, a conclusão que temos é que sem dúvida esse foi o material escolhido por Deus. Somos vaso de barro, e o nosso oleiro é Jesus. Sim, Ele nos escolheu, e concedeu a nós capacidade de suportar o calor de sua Presença, para que assim fossemos restaurados, e usados pelo Espírito Santo de Deus.

Versículos da Bíblia que falam sobre vaso

Isaías 64:8 – “Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos”.

Jeremias 18:1-6 – “Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: “Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem”. Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldan­do outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: “Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?”, pergunta o Senhor. “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel”.

2 Coríntios 4:7 – “Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós”.

2 Timóteo 2:20-21 – “Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos. Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra”.

Jó 10:8-9 – “Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram. Irás agora voltar-te e destruir-me? Lembra-te de que me moldaste como o barro; e agora me farás voltar ao pó”?

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Lamentações 4:2 – “Como os preciosos filhos de Sião, que antes valiam seu peso em ouro, hoje são considerados como vasos de barro, obra das mãos de um oleiro”!

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!