Confira os 13 versículos sobre estéril na Bíblia

A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor (Salmos 127:3). Isto é, Deus desejou que todos os seus filhos se multiplicassem sobre a terra, pois Ele disse: “Casem-se e tenham filhos e filhas” (Jeremias 29:6).

No entanto, sabemos que existem muitas pessoas que enfrentam dificuldades para engravidarem. E, a esterilidade é um problema que atinge tanto mulheres quanto homens. Ainda, de acordo a pesquisa, a infertilidade atinge 10% a 20% dos casais em idade reprodutivas. E, cerca de 30% dos casos, a infertilidade é causada por fatores masculinos. Mas, isso não significa que o sonho de você ter filho será impossível.

Deus faz da estéril mãe de filhos

Na verdade, milagres são possíveis  e, Deus pode reverter a infertilidade em pessoa que é estéril, segundo a sua vontade. Ou seja, esses milagres dependem da vontade de Deus.

No entanto, se você sofre de infertilidade, se entrega a graça de Deus, pois para Ele nada é impossível (Gênesis 18:14).

Na Bíblia, podemos acompanhar a história de uma grande mulher chamada Ana. Ela era estéril e, seu maior desejo era ter um filho. No entanto, em conformidade com a história, Ana era humilhada pela sua rival, pelo fato dela ser estéril. Contudo, com alma amargurada, Ana chorou muito e orou ao Senhor. Ela orava silenciosamente, ou seja, apenas seus lábios se mexiam, mas não se ouvia sua voz. Então, na oração, Ana fez um voto ao Senhor, dizendo que, se Ele atendesse o seu pedido e, lhe desse um filho, iria dedicá-lo ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca seriam cortados. Contudo, a Bíblia diz que o Senhor se lembrou de Ana, e ela engravidou, e deu ao seu filho o nome de Samuel, que significa – “Eu o pedi ao Senhor” (1 Samuel 1:1-28).

Assim, podemos observar que Ana se apresentou a Deus com o coração quebrantando, e a sua oração foi bastante fervorosa. Ela chorava muito e, somente os seus lábios se mexiam. Mas, mesmo com os seus gemidos, Deus ouviu a oração de Ana. Pois, a Bíblia diz que, o Espírito Santo intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26-27). Ou seja, o Espírito Santo nos conhece profundamente, sabe das nossas necessidades e, mesmo quando não conseguimos falar ou orar da maneira certa, ele leva para Deus tudo aquilo que nós precisamos.

No livro de Salmos 126:5-6, diz o seguinte: Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Já no Salmos 30:5, diz: “O  choro pode persistir uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Mas, o que esses versículos realmente querem dizer? Na verdade, isso traz a afirmação que o Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado (Salmo 34:18).

A dor de não conseguir engravidar não é fácil e, se você é uma pessoa que possui algum impedimento de se reproduzir, não perca a esperança. Pois, assim como Ana orou ao Senhor e lhe pediu um filho, e Deus atendeu as suas orações. Saiba que, se você orar, ter fé e confiar em Deus, Ele também fará um grande milagre na sua vida. Mas, a Bíblia diz que a fé e a ação elas andam juntas (Tiago 2:14-17). Contudo, não basta somente orar e ter fé, é preciso ter ação também.

Entretanto, entendemos que parte dos milagres de Deus se traduzem no enorme conhecimento e tecnologia que temos hoje na área da medicina. Sendo assim, uma pessoa estéril pode buscar exames e tratamentos para a infertilidade. Por tanto, busque a Deus na oração, tenha fé e a ação de fazer os tratamentos, e Deus te dará a vitória. Confie nEle e tudo estará no  seu controle!

Mulheres estéreis na Bíblia

Imagem com versículo de estéril

Hebreus 11:11 – “Pela fé Abraão – e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade – recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa”.

Gênesis 25:21 – “Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril. O Senhor respon­deu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engra­vidou”.

Gênesis 29:31 – “Quando o Senhor viu que Lia era des­prezada, concedeu-lhe filhos; Raquel, porém, era estéril”.

Juízes 13:3 – “Certo dia o Anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: “Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho”.

1 Samuel 2:5 – “Os que tinham muito agora trabalham por comida, mas os que estavam famintos agora não passam fome. A que era estéril deu à luz sete filhos, mas a que tinha muitos filhos ficou sem vigor”.

Lucas 1:36 – “Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação”.

1 Samuel 1:19-20 – “Na manhã seguinte, eles se levantaram e adoraram o Senhor; então voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com sua mulher Ana, e o Senhor se lembrou dela. Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: “Eu o pedi ao Senhor”.

Salmos 113:9 – “Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia”!

Juízes 13:3 – “Certo dia o Anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: “Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho”.

2 Samuel 6:23 – “E até o dia de sua morte, Mical, filha de Saul, jamais teve filhos”.

2 Reis 4: 16-17 – “e ele disse: “Por volta desta época, no ano que vem, você estará com um filho nos braços”. Ela contestou: “Não, meu senhor. Não iludas a tua serva, ó homem de Deus!” Mas, como Eliseu lhe dissera, a mulher engravidou e, no ano seguinte, por volta daquela mesma época, deu à luz um filho”.

Isaías 66:9 – “Acaso faço chegar a hora do parto e não faço nascer?”, diz o Senhor. “Acaso fecho o ventre, sendo que eu faço dar à luz?”, pergunta o seu Deus”.

Isaías 54:1 – “”Cante, ó estéril, você que nunca teve um filho; irrompa em canto, grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido”, diz o Senhor”.

Gostou? Esses foram os 13 versículos da palavra de Deus para quem quer engravidar. Por tanto, não desista nunca deste sonho; pois, Deus honrou Abraão e, na sua velhice, ele teve um filho com Sara, sua esposa, o qual recebeu o nome de Isaque, o filho da promessa.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!