Os 20 versículos sobre Livre Arbítrio na Bíblia

Livre-arbítrio é um dos temas mais pregados nas igrejas evangélicas. No entanto, a palavra livre-arbítrio não é encontrada no texto bíblico, mas, à luz da Bíblia, o Senhor nos deu livre-arbítrio, isto é, poder de escolha.

Para entender melhor sobre este assunto, no livro de Gêneses, capítulo 2 e capítulo 3, o Senhor havia falado com Adão para comer livre-mente de qual­quer árvore do jardim, menos da árvore do conheci­mento do bem e do mal, porque se comesse dela, certamente morreria. Mas, Eva, sua esposa, viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento. Contudo, tomou do seu fruto, comeu e deu para Adão, seu marido, que também comeu.

Entretanto, podemos ver que quando Deus criou o homem e a mulher, Ele deu livre-arbítrio. Ou seja, Adão e Eva eram livres, e tinham o poder de escolha. No entanto, os dois decidiram desobedecer a Deus, comendo do fruto que o Senhor havia proibido. Observe que, no momento em que os dois tomam a decisão de comer do fruto, Deus não impede eles, pois o próprio Senhor já havia orientando os dois, que, se comessem, sem dúvida morreriam, e também passariam a ter conhecimento do bem e do mal. Com o poder de escolha nas mãos, de obedecer ou não obedecer a Deus, a Bíblia diz que Adão e Eva desobedeceram a Deus, e essa escolha errada trouxe grandes consequências para suas vidas, que a humanidade inteira não pode escapar.

Deus abençoa quem obedece os seus mandamentos

Contudo, cada pessoa pode escolher obedecer ou não obedecer a Deus. Mas, bem aventurado é o homem ou a mulher que escolhe obedecer ao Senhor. Sim, Deus abençoa quem obedece os seus mandamentos e escolhe segui-lo.

No livro de João 3:36, a palavra de Deus diz o seguinte: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”. Sendo assim, temos a certeza que, a pessoa que aceita Jesus como seu salvador alcançará a vida eterna. Porém, quem rejeita o filho de Deus sofrerá as consequências de uma vida sem o Senhor.

Entenda também – Mateus 7:13-14: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”.

Lembre-se, o poder da escolha está em suas mãos, ou seja, você tem o poder de escolher a porta larga e a porta estreita. Como foi dito, a porta larga é o caminho que leva à perdição. Já a porta estreita, é o caminho que leva à vida. O livre-arbítrio é a capacidade de decisão sem qualquer tipo de influência.

Todavia, acreditamos que o Senhor trabalha em tudo para que a sua perfeita vontade seja feita. E, ainda que tomamos as nossas decisões, a palavra de Deus diz o seguinte: “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine” (1 Coríntios 6:12).

Deseja conferir todos os versículos de livre-arbítrio? Abaixo, destacamos os principais para você estudar e meditar na palavra de Deus. Veja:

Livre-arbítrio

Josué 24:15 – “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor”.

1 Coríntios 6:12 – “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine.

Romanos 2:6-11 – Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade.

Gênesis 2:17 – “mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.

Gênesis 3:6 – “Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também”.

Gênesis 2:15-17 – “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.

Gênesis 2:15-17 – “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livre­mente de qual­quer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conheci­mento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certa­mente você morrerá”.

João 15:16 – “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome”.

Romanos 10:9 – “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”.

Romanos 6:11-14 – “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando o corpo mortal de vocês, fazendo que obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça”.

2 Timóteo 2:26 – “para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade”.

Provérbios 16:9 – “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos”.

Deuteronômio 30:19-20 – “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele dará a vocês muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó”.

1 Coríntios 10:23 – “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica.

Gálatas 5:1 – “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão”.

Gálatas 5:13 – “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor”.

Salmos 119:30-31 – “Escolhi o caminho da fidelidade; decidi seguir as tuas ordenanças. Apego-me aos teus testemunhos, ó Senhor; não permitas que eu fique decepcionado”.

2 Coríntios 1:10 – “Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos”.

João 8:36 – “Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres”.

Salmos 119:173 – “Com tua mão vem ajudar-me, pois escolhi os teus preceitos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.