Estudo e Explicação de 1 Pedro 5:8 (estejam alertas e vigiem)

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar (1 Pedro 5:8). Então, de acordo com este versículo da palavra de Deus, o inimigo fica ao derredor procurando a quem possa destruir, isso porque ele trabalha com a mentira, a confusão e o engano, “tentando” as pessoas a fazerem escolhas erradas, as quais desagradam ao Senhor.

O texto de “1 Pedro 5:8” é bastante claro, e podemos observar que o apóstolo Pedro advertiu os crentes a estarem atentos aos enganos do inimigo e procurar resisti-lo.

Contudo, o cristão precisa orar e vigiar em todo tempo, para não cair nas ciladas do adversário. Acredite, quando guardamos a palavra de Deus em nosso corações e as praticamos, recebemos a orientação do Espírito Santo para andarmos no caminho certo, evitando sofrimento, angustia e dor.

Veja também: Explicação de Josué 1:9; comentado (Seja forte e corajoso)

É importante ressaltar que o inimigo não brinca, pois tanto ele quanto o seu poder são reais e sempre desejam fazer o mal. Contudo, quando formos tentados por ele, devemos resisti-lo e focalizar naquele que nunca tem nos desamparado, “Jesus”.

Entretanto, à luz da Bíblia, Cristo é único que ganhou a batalha no Calvário (triunfando sobre Satanás). Sendo assim, todo aquele que agora está em Cristo, pode resistir ao adversário, e ele verdadeiramente fugirá.

Explicação de 1 Pedro 5:8

Veja a seguir, vários comentários bíblicos de teólogos cristãos sobre o versículo de 1 Pedro 5:8, que vão te ajudar a resistir o adversário. Acompanhe:

John Calvin – comentário bíblico

8 Seja sóbrio Esta explicação se estende mais amplamente: que, quando travamos uma guerra com um inimigo mais feroz e mais poderoso, devemos ser árduos em resistir a ele. Mas ele usa uma dupla metáfora, de que eles deveriam estar sóbrios e que deveriam exercer vigilância. Surfe produz preguiça e dorme; mesmo assim, aqueles que se entregam a cuidados e prazeres terrenos, não pensam em mais nada, estando sob o poder da letargia espiritual.

Agora percebemos qual é o significado do apóstolo. Devemos, diz ele, travar uma guerra neste mundo; e ele nos lembra que não temos nenhum inimigo em comum, mas alguém que, como um leão, corre aqui e ali, pronto para devorar. Ele conclui, portanto, que devemos observar com cuidado. Paulo nos estimula com o mesmo argumento em Efésios 6:10 , onde diz que temos uma disputa não com carne e sangue, mas com maldade espiritual, etc. Mas muitas vezes transformamos a paz em preguiça, e daí o inimigo depois nos contorna e nos domina; pois, como se colocados além do alcance do perigo, nos entregamos de acordo com a vontade da carne.

Ele compara o diabo a um leão, como se ele tivesse dito, que ele é um animal selvagem e selvagem. Ele diz que vai devorar para despertar a cautela. Ele o chama de adversário dos piedosos, para que saibam que adoram a Deus e professam fé em Cristo nessa condição, que devem ter guerra contínua com o diabo, pois ele não poupa os membros que lutam com a cabeça.

E.W. Bullinger – comentário bíblico

Seja sóbrio . Verso 1 Pedro 1:13.

Seja vigilante. Grego. gregoreo. Traduzido “relógio” , exceto aqui e 1 Tessalonicenses 5:10 (vigília).

Rugindo. Grego. Oruomai. Só aqui. Compare 2 Coríntios 11: 3, 2 Coríntios 11:14 .

Devorar – engolir. Verso 1 Coríntios 15:54 .

John Wesley – comentário bíblico

Seja sóbrio, seja vigilante; porque o teu adversário, o diabo, anda como um leão que ruge, procurando a quem possa devorar;

Mas, enquanto isso, observe. Existe uma estreita ligação entre isso e a devida atenção a ele. Quão profundamente o próprio São Pedro sofreu por falta de observação! Seja vigilante – Como se ele tivesse dito: Desperte, e mantenha-se acordado. Não durma mais: seja este o seu cuidado.

Como um leão que ruge – Cheio de raiva.

Buscando – Com toda a sutileza da mesma forma.

A quem ele pode devorar ou engolir – Tanto a alma quanto o corpo.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!