Os 15 versículos sobre controle emocional

Você tem domínio sobre as suas emoções? Saiba que, muitas vezes, o seu pior inimigo são as suas próprias emoções. Pois, a nossa mente é um campo de batalhas e, quando ela não está sujeita aos pensamentos de Deus, nos fazem tomar decisões que não estão em conformidade com a vontade de Deus (Provérbios 23:7).

Na verdade, quando perdemos o controle emocional, nos precipitamos muito, tomando decisões erradas que podem nos trazer consequências no futuro. Na Bíblia, por exemplo, podemos observar que vários personagens se precipitaram e, um deles, foi Sara, esposa de Abraão. Ou seja, Deus havia prometido que Abraão seria pai de multidões, certo? porém, como Sara sabia que ela era uma mulher estéril, então se precipitou, tomando sua serva Agar para dar um filho a Abraão, seu esposo. Entretanto, assim quando Agar soube que estava gravida e que iria dar à luz um filho por nome de Ismael, passou a desprezar Sara, porque ela não conseguia gerar filhos.

E no tempo determinado – nasceu Isaque, o filho da promessa. No entanto, de acordo com o texto, os árabes pertenciam as descendências de Ismael e os judeus, de Isaque; e eles era rivais, porque muito se odiavam. Contudo, se Sara e Abraão tivessem esperado em Deus com paciência a promessa, tudo isso teria sido evitado. Mas, a precipitação acabou gerando o mal.

Entretanto, ter o controle emocional em situações de pressão ou de momentos difíceis é muito importante; isto é, podemos afirmar que são as nossas próprias emoções que nos mobilizam para a ação. Sendo assim, é certo que elas podem despertar o nosso melhor ou pior.

Liberte-se de si mesmo

Se você é controlado pelas suas emoções, tome bastante cuidado. Ou seja, o certo é você controlar as suas emoções e não elas te dominarem. Por tanto, se você é uma pessoa que costuma agir por impulso, então isso significa que são as emoções que te controlam. Então, o caminho que pode te trazer bons resultados, é a oração. Fale com Deus, e peça para Ele te libertar de si mesma, pois, como foi dito acima, o seu maior inimigo é você mesmo (2 Coríntios 3:17).

Saiba que, quando temos o controle emocional, sabemos lidar perfeitamente com os nossos sentimentos. Na verdade, isso não quer dizer que é deixar de sentir, ou seja, você pode sim sentir; porém, deve analisar e, conseguir controlar as emoções, pois, elas podem te levar tanto para um lado bom quanto para um lado ruim. É por isso que elas devem ser analisadas, se realmente estão alinhadas com a vontade de Deus.

Em nós, há sentimentos positivos e negativos; no entanto, para evitar que os sentimentos negativos venham ser ativados em nossas vidas, precisamos se afastar das situações que nos levam ao mal. Afinal, tem momentos que os sentimentos estão tão a flor da pele que, uma simples reação pode ser capaz de mudar toda a sua história. Entretanto, para que tudo venha dar certo em sua vida, antes de tomar qualquer decisão, consulte primeiramente a Deus, e peça para Ele te orientar naquilo que você irá fazer.

Sobre o estado emocional, é claro que ficar nervoso, ansioso ou triste, é super normal e, nós precisamos tanto aceitar quanto permitir sentir tudo isso. Mas, como foi dito anteriormente, é importante analisar esse sentimento, pois é certo que eles podem nos prejudicar e, por isso, temos de examiná-los, se é de Deus ou não. Afinal, muitas vezes o inimigo conhece as nossas fraquezas e, se ele achar uma brecha, podemos cair em uma de suas armadilhas.

As emoções que sentimos estão ligadas com a ansiedade, preocupações, vaidade, medo, raiva e outros similares. Contudo, se você sofre de ansiedade, ou, tem dificuldades para controlar as suas emoções, confie no Senhor, ore, e peça para Ele te ajudar, pois Deus é fiel e, ajudará você naquilo que tanto precisa. Lembre-se, o Espírito Santo é o nosso ajudador e consolador fiel.

Ainda, a Bíblia diz que uns dos frutos do Espírito é a paciência (Gálatas 5:22). Por tanto, se em você a falta de paciência, então peça para Deus te ajudar a ser um homem ou uma mulher paciente.

Contudo, se você gosta de estudar a palavra de Deus, preparamos aqui os 15 melhores versículos sobre equilíbrio emocional, que vão te ajudar agir nos tempos difíceis, e fazer também a completa vontade de Deus.

Controle Emocional na Bíblia

imagem de saúde emocional

Romanos 12:12 – “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.

Salmos 37:7-9 – “Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança”.

Salmos 27:14 – “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”.

Filipenses 4:6 – “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”.

Provérbios 19:11 – “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas”.

Hebreus 6:15 – “E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa”.

Provérbios 3:21 – “Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista”.

Mateus 6:31-34 – “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal”.

2 Coríntios 4:17 – “pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”.

Salmos 94:19 – “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma”.

Tiago 1:19-20 – “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus”.

Isaías 40:31 – “mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.

Provérbios 20:22 – Não diga: “Eu o farei pagar pelo mal que me fez!” Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você.

Efésios 4:2 – “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor”.

2 Timóteo 2:24 – “Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente”.

Colossenses 3:12 – “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!