36 versículos sobre escolhas e consequências que todo crente deveria saber

Há muitas escolhas erradas que podem trazer sérias consequências. A Bíblia orienta os crentes acerca da porta larga e a porta estreita, ou seja, a porta larga é a que conduz o homem ao desprezo eterno. Já a porta estreita, é o caminho que leva a vida eterna (Mateus 7:13-14). Quando lemos Josué 24:15, visto como um dos principais versículos sobre escolhas e consequências, diz o seguinte: “Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir”.

Então, quem escolhe dedicar a sua vida a Deus, tem a vida. Mas, quem escolhe o mundo e o que nele há, fazendo aquilo que agrada a satanás, de fato, encontrará a morte eterna, segundo Romanos 6:23, que diz “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Somente em Jesus esta a vida eterna, e através desses versículos sobre escolhas e consequências você tomará a decisão certa para a sua vida hoje, aceitando Cristo como o seu único e Suficiente Salvador.

Versículos sobre escolhas e consequências para não se separar de Deus

Isaías 50:7
NVI

Porque o Senhor, o Soberano, me ajuda, não serei constrangido.
Por isso eu me opus firme como uma dura rocha e sei que não ficarei decepcionado.

Salmos 25:12
NVI

Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir.

Jeremias 32:38-39
NVI

Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.

Josué 24:22
NVI

Disse então Josué: “Vocês são teste­munhas contra vocês mesmos de que escolhe­ram servir ao Senhor”. “Somos”, responderam eles.

Atos dos Apóstolos 7:51
NVI

“Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!

Josué 24:15
NVI

Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor”.

João 7:17
NVI

Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.

Apocalipse 3:15-16
NVI

Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.

Provérbios 16:33
NVI

A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor.

Provérbios 19:21
NVI

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.

Romanos 2:6-8
NVI

Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.

Ezequiel 18:30-32
NVI

“Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês. Livrem-se de todos os males que vocês cometeram e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel? Pois não me agra­da a morte de ninguém. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se e vivam!

Provérbios 16:9
NVI

Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.

Provérbios 12:15
NVI

O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos.

Gálatas 6:7
NVI

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá.

Lucas 6:44
NVI

Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas.

Romanos 6:23
NVI

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Hebreus 4:12-13
NVI

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Hebreus 10:35-39
NVI

Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos.

Tiago 4:7-8
NVI

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Atos dos Apóstolos 2:38
NVI

Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Romanos 2:6-11
NVI

Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade.

Provérbios 9:12
NVI

Se você for sábio, o benefício será seu; se for zombador, sofrerá as consequências”.

Mateus 15:19
NVI

Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.

Efésios 2:10
NVI

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.

Romanos 12:2
NVI

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 14:12
NVI

Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.

Provérbios 22:3
NVI

O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.

Ezequiel 23:49
NVI

Vocês sofrerão o castigo de sua cobiça e as consequências de seus pecados de idolatria. E vocês saberão que eu sou o Soberano, o Senhor”.

Isaías 64:6
NVI

Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe.

1 João 5:16-17
NVI

Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este. Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte.

1 João 1:9
NVI

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Miquéias 7:13
NVI

Mas a terra será desolada por causa dos seus habitantes, em consequência de suas ações.

Romanos 5:16-17
NVI

Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

Salmos 10:13-14
NVI

Por que o ímpio insulta a Deus, dizendo no seu íntimo: “De nada me pedirás contas!”? Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti; tu és o protetor do órfão.

Mateus 12:36
NVI

Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.

Não há consequência maior do que aquela que separa o homem de Deus. Uma vez que você ouviu falar na sua igreja que cada escolha tem a sua consequência, independente dela ser boa ou ruim, de fato, é verdade. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que essas escolhas podem nos aproximar de Deus ou, podem também nos afastar da presença dEle. Sim, ao lermos cada um dos versículos sobre escolha e consequência, encontramos essa comprovação, à exemplo de Tiago 4:7-8, Ezequiel 18:30-32, Romanos 2:6-8, etc.

Na Bíblia, podemos observar que vários personagens fizeram escolhas erradas e, por conta disso, acabaram sofrendo as consequências. Ou seja, para quem não sabe, um desses personagens foi o rei Davi, que vacilou no caso com Bate-Seba (2 Samuel 11, e 2 Samuel 12). Também, outro personagem bastante conhecido que acabou vacilando, foi Abraão, que se precipitou e fez Ismael “Gênesis 16”, por diante.

Contudo, em conformidade com o texto bíblico, podemos afirmar que as escolhas erradas resultam em grandes consequências, que, sem dúvida, hão de vir a qualquer momento; e você precisa saber reagir quando isso acontecer.

Por tanto, independente de qualquer escolha que você for fazer, antes de tudo, procure consultar a Deus primeiro. E, é necessário aguardar a resposta do Senhor com paciência, pois no tempo certo Ele falará contigo. Sendo assim, persista em suas orações, e continue buscando na palavra. Afinal, bem-aventurados todos os que nEle esperam (Isaías 30:18).

Sendo assim, não vá se precipitar. E lembre-se, qualquer pecado, independente dele ser maior ou menor (João 19:11), traz sérias consequências e várias punições, conforme foi destacado nesses versículos sobre escolhas e consequências na Bíblia. Mas você pode ficar livre desse castigo, estudando e refletindo nestes 20 versículos sobre pecados abomináveis na Bíblia: Saiba o que Deus abomina.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!