Os 12 versículos que falam sobre doutrina

A Bíblia Sagrada é a palavra de Deus. No entanto, as doutrinas deste livro nos ensinam principalmente sobre Deus, a salvação, Jesus, o bem e o mal, fé, pecado, oração, obediência; ou seja, ensina como devemos andar nos caminhos do Senhor.

Sabemos que há muitas doutrinas falsas por aí. Mas, o Senhor já havia nos orientado que tudo isso viria acontecer, conforme está registrados nos seguintes livros: 1 Timóteo 6:3-5, 1 João 4:1, Marcos 13:22-23, 2 Pedro 2:1-3, Romanos 16:17-18.

A palavra de Deus diz para nós vigiarmos (Mateus 26:41, 1 Pedro 5:8-9). Sendo assim, fique atento, pois, qualquer ensinamento diferente que se desvia da doutrina do evangelho de Deus – é considerado uma doutrina falsa.

Na verdade, essas falsas doutrinas vêm com o propósito de não só enganar as pessoas, mas também de afastá-las da presença de Deus, com intuito de fazer todos perecerem e não alcançar a salvação em Cristo Jesus.

Contudo, seja um grande estudioso(a) da palavra de Deus. Pois, quem não estuda a Bíblia e não pratica os ensinamentos de Deus, podem ser enganados e destruídos pelo maligno. Afinal, se não fosse assim, o Senhor não teria dito: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento (Oséias 4:6)”.

Por tanto, procure sempre examinar as Escrituras Sagradas, pois, se surgir por aí alguma doutrina diferente, que não estiver dentro da palavra de Deus, você deve rejeitá-la.

Doutrina de Deus na Bíblia

2 Timóteo 3:16-17 – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.

1 Timóteo 6:3-5 – “Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre aqueles que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro”.

2 João 1:9 – “Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho”.

Tito 1:9 – “e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela”.

Tito 2:1 – “Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina”.

Provérbios 4:2 – “O ensino que ofereço a vocês é bom; por isso não abandonem a minha instrução”.

1 Timóteo 4:1-3 – “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade”.

Romanos 12:7 – “Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine”.

Gálatas 1:6-9 – “Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém anuncia a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado”!

1 Timóteo 4:6-7 – “Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido. Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas e exercite-se na piedade”.

2 Timóteo 4:2-4 – “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos”.

1 Timóteo 1:3-4 – “Partindo eu para a Macedônia, roguei que você permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!