Confira os 4 Salmos da prosperidade de Deus para a sua vida

A Bíblia diz que quem confia no Senhor será prospero (Provérbios 28:25). No entanto, o segredo da prosperidade com Deus está ligado com a obediência à sua palavra; ou seja, Ele promete nos dar aquilo que precisamos quando guardamos os seus mandamentos e o praticamos constantemente.

Prosperidade é dom de Deus, e podemos ter esta certeza no livro de Eclesiastes 5:19, que mostram que Deus realmente quer nos nos abençoar: “E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus”.

Quando a Bíblia fala em prosperidade, muitos acreditam que sejam apenas riquezas, bens materiais, farturas, etc. Mas, A verdadeira prosperidade de Deus é mais do que ganho material; ou seja, a maior prosperidade que o Senhor tem para nós ela é espiritual, e a qual estamos falando é a “A Vida Eterna”, que só o Senhor Jesus pode dar. Afinal, em Mateus 6:33, a Bíblia diz que devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e as outras coisas serão acrescentadas a nós”. Ou seja, Deus sabe das nossas necessidades, e tudo Ele fará por nós conforme a sua vontade, no tempo certo e na hora certeza.

Entretanto, podemos afirmar que “bens, riquezas, honra, abundância”, fazem sim parte da prosperidade de Deus para o seu povo.  Mas, precisamos lembrar que, a prosperidade de Deus não é só isso, ou seja, como foi falado anteriormente, a prosperidade na Bíblia é mais do que ganho material. Por tanto, se você tem um casamento feliz; tem uma família cheia de saúde e são muito felizes, saiba que tudo isso trata-se da prosperidade de Deus.

Deus nos dá prosperidade espiritual, e essa prosperidade é derramada sobre nós que é o fruto do Espírito:  Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão…(Gálatas 5:22-23).

Promessas de prosperidade na Bíblia

De acordo a Bíblia, muitos homens de Deus se tornaram próspero. E, nesta página, vamos destacar os nomes de três personagens que ficaram prospero diante de Deus.

1 – Um dos homens mais conhecidos da Bíblia e que andava com a presença de Deus, que se tornou bastante próspero, foi Abraão. De acordo com o texto bíblico, Deus prometeu a Abraão que iria fazer da sua descendência um povo numeroso. E, que também iria tornar o seu nome famoso. O Senhor abençoou Abraão, e ele foi um homem muito rico, conforme o livro de Gênesis 12:2-3, que diz: “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão aben­çoados”.

2 –  O segundo homem, foi Jó, que após ter perdido tudo, o Senhor o abençoou novamente dando tudo em dobro a ele: “Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes (Jó 42:10)”.

3 – Outro homem que o Senhor achou graça e o fez bastante próspero, foi Salomão. A Bíblia diz que Salomão orou a Deus pedindo sabedoria e conhecimento para liderar o seu povo. No entanto, o coração de Deus se alegrou com a oração de Salomão. Então, “Deus disse a Salomão: “Já que este é o desejo de seu coração e você não pediu riquezas, nem bens, nem honra, nem a morte dos seus inimigos, nem vida longa, mas sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, sobre o qual o fiz rei, você receberá o que pediu, mas também lhe darei riquezas, bens e honra, como ­ne­nhum rei antes de você teve e nenhum depois de você terá” (2 Crônicas 1:11-12)”.

Se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração – Salmo 62:10

Contudo, assim como Deus abençoou os seus servos, à exemplo de Jó, Abraão, Salomão, e muitos homens e mulheres da Bíblia; saiba que, Deus também quer abençoar você, tornando uma pessoa próspera. Mas, Ele não quer que coloquemos nas riquezas o propósito da nossa vida. No entanto, a ganancia deve ser evitada. E, a palavra de Deus nos explica o porquê: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mateus 6:24).

No entanto, o que Deus realmente quer nos dizer, é que não devemos dedicar ao dinheiro, mas sim a nossa vida a Ele, para que sejamos espiritualmente próspero, para alcançarmos a vida eterna. Veja como o Senhor nos afirma isso: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam” (Mateus 6:19-21).

Viu como prosperar diante de Deus? O verdadeiro segredo é ser obediente a voz do Senhor, ser fiel a Ele e dar graças sobre todas as coisas. Agora, vamos conferir 4 salmos para prosperar na vida segundo a vontade de Deus:

1 – O Senhor é o meu Pastor

imagem o Senhor é o meu Pastor - salmo 23
“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver (Salmo 23)”.

A Bíblia diz que o Senhor é o nosso Pastor, e que nada irá nos faltar. No entanto, a prosperidade de Deus a qual o Salmista aqui está falando, é acerca da paz e a tranquilidade que recebemos do Senhor. Ainda, neste Salmo, podemos observar que além do Senhor nos guiar, Ele também nos protege e sempre está conosco. E a bondade e a fidelidade de Deus nos acompanharão todos os dias de nossas vidas. Por tanto, acreditamos que todo aquele que confia no Senhor é capaz de receber todas essas prosperidades.

2 – Que Deus nos abençoe

imagem de salmo 67
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, ó Deus, a tua salvação entre todas as nações. Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos. Exultem e cantem de alegria as nações, pois governas os povos com justiça e guias as nações na terra. Louvem-te os povos, ó Deus;
louvem-te todos os povos. Que a terra dê a sua colheita,
e Deus, o nosso Deus, nos abençoe! Que Deus nos abençoe, e o temam todos os confins da terra (Salmo 67).

O Salmo 67, fala que o nosso Deus nos abençoa. E Ele governa o seu povo com justiça. Ou seja, que é conosco e luta ao nosso favor para nos dar vitória. O Salmista aqui fala da alegria do Senhor a qual Ele derrama sobre o seu povo. Todas essas prosperidades do Senhor Elas são espirituais, pois observamos o amor de louvar e adorar o Nome Santo do Senhor Jesus. Não há prosperidade maior do que ser cheio do Espírito Santo de Deus. Contudo, a pessoa que é abençoada por Deus; é alegre ou guiada pelo Espírito Santo, é uma pessoa verdadeiramente prospera em Deus.

3 – Grandes são as obras do Senhor

imagem do salmo 111
Aleluia! Darei graças ao Senhor de todo o coração na reunião da congregação dos justos. Grandes são as obras do Senhor; nelas meditam todos os que as apreciam. Os seus feitos manifestam majestade e esplendor, e a sua justiça dura para sempre. Ele fez proclamar as suas maravilhas; o Senhor é misericordioso e compassivo. Deu alimento aos que o temiam, pois sempre se lembra de sua aliança. Mostrou ao seu povo os seus feitos poderosos, dando-lhe as terras das nações. As obras das suas mãos são fiéis e justas; todos os seus preceitos merecem confiança. Estão firmes para sempre, estabelecidos com fidelidade e retidão. Ele trouxe redenção ao seu povo e firmou a sua aliança para sempre. Santo e temível é o seu nome! O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre! (Salmo 111)

Antes de falarmos deste Salmo, vamos lembrar um pouco da história de José do Egito, o qual foi próspero diante de Deus. Então, a Bíblia fala que José do Egito era homem temente a Deus, e ele era cheio do Espírito Santo. Deus amava José, pois ele era um homem justo, e o seu coração era cheio de gratidão a Deus. No entanto, a Bíblia diz que tudo o que José fazia o Senhor prosperava em sua mão, pois a presença de Deus o acompanhava sempre (Gênesis 39).

Contudo, neste Salmo 111, podemos observar que o Salmista fala acerca da gratidão a Deus, e reconhece o Senhor como o Criador de todas as coisas. Aqui então, o Salmista destaca a importância de louvamos ao Senhor, e dar a Ele toda adoração, honra, glória e poder, pois o Senhor é merecedor e digno de receber todo o nosso louvor. Aqui neste salmo, fala que o Senhor é misericordioso e compassivo, e que a sua justiça dura para sempre; e, todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso.

Entretanto, como já foi falado aqui, a prosperidade do Senhor está muito ligada com a obediência à sua palavra Por tanto, só é possível prosperar então, aquele que cumpre os mandamentos do Senhor, e que tem um coração humilde e cheio de gratidão a Deus. Contudo, zela da presença de Deus em sua vida, e siga o exemplo de José do Egito, e o Senhor irá te honrar. Não precisa mudar de cidade e nem de país,  pois aí mesmo onde você estiver Deus vai te honrar e, te fará prosperar em muitas das coisas que você vier fazer, segundo a vontade dEle.

4 – Eu clamo a Deus na angústia, e ele me responde

imagem do salmo 120
Eu clamo pelo Senhor na minha angústia, e ele me responde. Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira! O que ele dará a você? Como lhe retribuirá, ó língua enganadora? Ele a castigará com flechas afiadas de guerreiro, com brasas incandescentes de sândalo. Ai de mim, que vivo como estrangeiro em Meseque, que habito entre as tendas de Quedar! Tenho vivido tempo demais entre os que odeiam a paz. Sou um homem de paz; mas, ainda que eu fale de paz, eles só falam de guerra (Salmo 120).

O Senhor responde as orações do seu povo. Na angustia ou nos momentos difíceis, Deus não nos abandona, pois Ele está sempre conosco. Deus é fiel com o seu povo, e todo aquele que faz a sua vontade se torna próspero. Aqui no Salmo 120, podemos observar que o Salmista fala acerca da paz, que, sem dúvida, trata-se de uma das prosperidades espirituais sobre as quais muitas pessoas procuram. No entanto, no livro de João 14:27, Jesus disse: “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”. Contudo, o Senhor quer nos encher de paz e,  a paz que o mundo oferece é incompleta. Por tanto, ter paz no casamento, paz na família, paz no namoro, paz na amizade, é uma grande prosperidade de Deus para as nossas vidas.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!