40 versículos-chave da Bíblia sobre fazer a obra de Deus que vão te INSPIRAR a trabalhar com excelência

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto. Essa passagem de João 15:16, nos mostra que o Senhor nos escolheu para fazer as suas boas obras, pois o crente aqui na terra é a boca e os pés de Jesus (Atos 9:15).

Fazer a obra de Deus é um mandamento bíblico (Mateus 28:19). No entanto, isso não deve ser visto como uma obrigação, mas sim um privilégio.

Quando lemos os versículos sobre trabalhar para Deus, por exemplo, nos deparamos com diversas passagens relevantes e, uma delas que nos chama muito a atenção, é o texto de Mateus 9:37, que diz: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Ou seja, muitos são convidados a fazer a obra do Senhor, mas nem todos querem. Sem dúvida, o coração de Deus se entristece com aqueles que não gostam de trabalhar.

O Senhor tem derramado sobre o seu povo dons e talentos. Ele te capacitou! Veja o que Romanos 12:7-8, nos diz acerca de servir a Deus:

  • Se o seu dom é servir, sirva
  • Se é ensinar, ensine
  • Se é dar ânimo, que assim faça
  • Se é contribuir, que contribua generosamente
  • Se é exercer liderança, que a exerça com zelo
  • Se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria

No entanto, o que muitos não sabem é que a preguiça é condenada na palavra de Deus: “Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo (Mateus 7:19).

Passagens bíblicas sobre fazer a obra de Deus com amor e dedicação

Na Bíblia, um dos principais versículos sobre trabalhar na obra que inspiram o crente a fazer a vontade de Deus, está em Colossenses 3:23, que diz: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”. Assim, em tudo o que fazemos para Deus, devemos fazer com amor, porque a obra é dEle e não do homem.

É isso mesmo, a nossa motivação deve ser o amor, pois, na Bíblia, Jesus chama os os seus discípulos de amigos: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês” (João 15:15).

Fazer a obra de Deus segundo a Bíblia

Por tanto, o crente não é apenas servo de Deus, mas sim filho do Deus Altíssimo, porque é assim que os seus seguidores são chamados: “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu (1 João 3:1).

Contudo, se você deseja fazer a obra de Deus mas está sem força, estes versículos sobre trabalhar para Deus vão te inspirar agora mesmo. Confira!

Somos cooperadores de Deus
1 Coríntios 3:9
    
Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

1 Tessalonicenses 4:11-12 – Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém.

Somos criação para fazermos boas obras
Efésios 2:10
    
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.

Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Vão e façam discípulos
Mateus 28:19
    
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

2 Coríntios 5:10 – Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

Sejam praticantes da palavra
Tiago 1:22
    
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.

2 Timóteo 2:15 – Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.

Façam de todo o coração
Colossenses 3:23-24

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

Provérbios 16:3 – Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.

Façam tudo sem queixas
Filipenses 2:12-16
    
Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.

2 Coríntios 9:8 – E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.

Sejam sempre dedicados à obra de Deus
1 Coríntios 15:58

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

1 Coríntios 16:14 – Façam tudo com amor.

Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus
Salmo 90:17

Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos!

2 João 1:8 – Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente.

Procure apresentar-se a Deus aprovado
2 Timóteo 2:15

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.

Hebreus 6:10 – Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.

O cristão seja preparado para toda boa obra
2 Timóteo 3:16-17

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Fazendo boas obras
Tito 2:7

Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade.

Tito 3:1 – Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom.

Se empenhem na prática de boas obras
Tito 3:8

Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que creem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

Tito 3:14 – Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.

Cada um receberá segundo suas obras
Apocalipse 22:12

"Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.

Tito 1:16 – Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.

Quem crê em mim fará as mesmas obras 
João 14:12

Digo a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.

Hebreus 4:9-10 – Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.

Quem faz a vontade de Deus permanece
1 João 2:17

O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Provérbios 10:22 – A bênção do Senhor traz riqueza e não inclui dor alguma.

Quem faz a vontade de Deus entrará no céu
Mateus 7:21-23

"Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!

Eclesiastes 12:14 – Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau.

Façam-no em nome do Senhor
Colossenses 3:17

Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Provérbios 12:24 – As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos.

Transbordem em toda boa obra
2 Coríntios 9:8

E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.

Romanos 12:11 – Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.

Este homem é meu instrumento escolhido
Atos dos Apóstolos 9:15
     
Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Você sabia que trabalhar para o Senhor é um privilégio? pois é, também trata-se de prioridade, isto é, para quem foi chamado para ser herdeiro dos reinos céus.

Se você está enfrentando dificuldades para fazer a obra do Senhor, ore e peça ajuda a Ele. Tudo vai dar certo! A obra é de Deus, Ele vai te ajudar e você também pode conferir 20 versículos sobre CHAMADO para jovens e entenda seu propósito em Deus

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!