Qual o significado do CARNAVAL na Bíblia? entenda porque os crentes não devem participar

Quando entra o mês de Fevereiro, a curiosidade de muitos cristãos aumentam para saber o que significa o Carnaval na Bíblia. Essa dúvida, no entanto, vem mais da parte dos jovens ou dos novos convertidos.

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a palavra de Deus não fala nada acerca do carnaval. Ou seja, o carnaval não existia nos tempos da Bíblia.

Qual o significado do Carnaval na Bíblia?

Então, originado no latim, o significado de carnaval é “adeus à carne”. Para quem não sabe, desde o início o carnaval tem sido associado a excessos. Ou seja, a palavra do Senhor nos exorta a ter domínio próprio e ainda nos orienta a ser moderados.

Veja também: GÁLATAS 6:7: De Deus não se zomba (o que o homem semear isso também colherá)

Muitas pessoas dizem que não, mas o carnaval verdadeiramente é usado como desculpa para praticar imoralidade sexual. No livro de 1 Coríntios 6:18-19, a palavra de Deus diz que devemos ficar longe da imoralidade sexual: “Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo”.

Por tanto, durante os festejos de carnaval, os crentes, principalmente os jovens, devem ter muito cuidado, pois a tentação para pecar aumentar bastante. A Bíblia diz que precisamos vigiar: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41).

Entretanto, também não há razão de ficarmos apavorados, pois o texto bíblico diz que há sempre uma maneira de vencermos a tentação do inimigo: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar” (1 Coríntios 10:12-13).

Carnaval é uma festa pagã

O carnaval, para quem não sabe, trata-se de uma festa religiosa que se contrapõe ao verdadeiro cristianismo. Ou seja, podemos afirmar que é à volta das religiões pagãs e, de forma alguma deveria estar justaposta ao período da quaresma, que logo se inicia na Quarta-feira de cinzas.

Confira também: Os melhores versículos sobre carnaval na Bíblia

Quando buscamos entender o verdadeiro significado do carnaval na Bíblia, aprendemos da parte de Deus que, o carnaval leva o homem não só para a morte como também para a condenação. Mas, aqueles que vivem para Deus e não anda segundo a carne, Romanos 8:1 tem a resposta: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (ARC). Isto é, o Espírito leva o homem para junto de Cristo.

Carnaval é pecado (bagunça da carne)

Saiba que, o Senhor não tem prazer na morte e condenação do homem, mas deseja que todos cheguem ao arrependimento. As pessoas precisam saber que o carnaval é pecado e a palavra de Deus afirma que o pecado causa a morte: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” – Romanos 6:23.

Acredite, o homem que participa de festas carnavalescas (festa da carne), torna-se inimigo do Senhor. É isso mesmo, temos esta afirmação no livro de Romanos 8:5, que diz: “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja”. Já o versículo 7, destaca o seguinte: “a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo”, enquanto o verso 8 deste mesmo livro e capítulo, diz: “Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus”.

A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz (Romanos 8:6).

Contudo, o Senhor nos quer dar a vida eterna, pois Ele mesmo enviou o seu filho Jesus não para condenar o mundo, mas nEle receber o dom gratuito de Deus que é a salvação. Assim, para herdarmos a vida eterna, só depende de nós mesmos. Ou seja, trata-se de uma escolha!

Conclusão

Carnaval é ilusão! fique em casa e evite pecar contra o Senhor! Por traz do carnaval, há muitas coisas sobre as quais você não sabe. Uma delas, é que durante a folia, podemos cometer excessos e fazer coisas erradas, pois nas semanas seguintes vamos nos purificar. Acorda, crente, isso não passa de uma religiosidade falsa, que sem dúvida não vem do coração.

Entenda o que diz o texto de Mateus 15:8-9: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens”.

Então, o crente que realmente é liberto, transformado por Cristo, é obediente à voz de Deus e sempre busca evitar o pecado. Afinal, aquele que vive pecando, não só desagrada a Deus como também entristece o seu coração.

Este estudo sobre o significado de carnaval na Bíblia é para ajudar os jovens e os novos convertidos a entenderem que a festa carnavalesca não é exceção! Assim,  fuja do pecado e permaneça fiel ao Senhor, pois Ele é fiel conosco e mantém a sua aliança e bondade com aqueles que o amam e obedecem os seus mandamentos (Deuteronômio 7:9).

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!