Estudo e explicação de Provérbios 13:20 (Aquele que anda com os sábios será sábio)

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. Este versículo de Provérbios 13:20, é bastante claro, e aqui podemos entender que as pessoas que andam com os sábios, mais tem chance de se desenvolver, de crescer e voar cada vez mais alto. Mas, aqueles que andam com os tolos, ao invés de evoluir só regride e cai em muitas ruínas.

Os cristãos, normalmente, são considerados pessoas sábias, você sabia disso? todo aquele que tem conhecimento da palavra de Deus e obedece os mandamentos do Senhor, são pessoas cheias de discernimento e conhecimento espiritual.

Saiba mais: Estudo e Explicação de 1 Pedro 5:8 (estejam alertas e vigiem)

Ande com pessoas mais sábias que você

Acredite, quando você anda com uma pessoa que teme a Deus, que tem conhecimentos bíblicos e compromisso com o Senhor, sem dúvida você cresce estando ao lado dessa pessoa.

Ainda, é mais vantajoso andarmos com pessoas mais sábias que nós, do que andarmos com pessoas tolas, pois com elas não aprendemos nada de bom. Tenha sempre prazer de andar com pessoas mais sábias que você, pois com elas você cresce.

Para que você possa entender ainda melhor o estudo e explicação de Provérbios 13:20, vamos ver o que diz o texto de 1 Coríntios 15:33, que nos fala algo bastante importante: Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”. Ou seja, do mesmo modo que as más companhias corrompem os bons costumes, assim, é se nós andarmos com as boas companhias, isto é, quem anda com o tolo pode acabar mal, mas quem anda com o sábio, só irá evoluir

Como as más companhias corrompem os bons costumes?

Vamos lhe dar um exemplo: digamos que você tem um filho e, esse seu filho sempre apresentou um bom comportamento dentro de casa. Porém, logo seu filho começa a andar com más companhias, e de repente você nota que seu filho está com alguns comportamentos diferentes. Com certeza, a resposta disso são as más amizades. Ou melhor, suponhamos que seu filho nunca falou alto em casa. Mas, ele agora está andando com pessoas desequilibradas, que se explodem facilmente e que falam muito alto. Logo, você percebe que seu filho está mudando aos poucos, falando alto em casa, levantando a voz, etc. Mas o que é isso? más companhas. Se Bíblia diz que as más companhias corrompem os bons costumes, é a Palavra.

Assim, é o filho que apresenta mal comportamento. A partir do momento que ele começa a andar com boas companhias, ele passa a mudar, tornando-se uma pessoa melhor. E, logo os pais percebem que o filho está melhorando no comportamento. Contudo, isso significa boas companhias.

Por tanto, se você é cristão, tenha sempre prazer de andar com um irmão que tenha mais conhecimento bíblico que você, que teme a Deus mais que você e que tenha compromisso com o Senhor mais que você. Considere ser um privilégio ter essas boas companhias ao seu lado, pois é um presente.

Veja também: Estudo e explicação de Lucas 12:34 (onde estiver o seu tesouro)

Muitos jovens que se afastaram dos caminhos do Senhor, uma boa parte foram influenciados por más companhias. Lembre-se disso: é o cristão que deve trazer quem está lá fora para dentro da igreja, e não quem está lá fora tirar quem está dentro da igreja.

Jesus se aproximava de pecadores

Entretanto, se for de você se aproximar de uma pessoa que apresenta mal comportamento ou, aos seus olhos são más companhias, é aconselhável aproximar dela para falar do amor de Jesus, proclamar as boas novas. Afinal, não é errado o cristão se aproximar de um usuário de drogas, um viciado em bebidas, uma pessoa que rouba, que se prostitui, que é pratica feitiçaria, etc. Pois a Bíblia diz que Jesus se aproxima de pecadores (Marcos 2:13-17, Lucas 19, João 8), ou seja, ele se aproximava de pessoas que roubavam, que praticavam adultérios, etc.

Entenda que fomos chamados para fazer a obra de Deus aqui na terra. Contudo, o que não podemos, é deixar quem está lá fora levar quem está dentro da igreja. Reiterando o que foi falado, o certo é aproximar dessas pessoas para convidá-las a conhecer Jesus.

Explicação de Provérbios 13:20

Confira a seguir, dois comentários bíblicos de teólogos cristãos acerca do versículo de Provérbios 13:20. Acompanhe:

1. No comentário bíblico de Joseph Benson, ele acredita que quem anda com os sábios, aprenderá sabedoria e bondade. E, aqueles que andam na companhia dos tolos, será destruído. Veja o que ele diz:

Joseph Benson – Comentário bíblico

Provérbios 13: 20-21. Aquele que anda com os sábios – Ou seja, quem faz companhia e geralmente conversa com eles; será sábio – aprenderá sabedoria e bondade, tanto de seus conselhos quanto de exemplos; mas companheiro de tolos – mas aquele que se associa aos ímpios; será destruído – será tão certamente arruinado quanto ele será inevitavelmente infectado com a maldade deles. O mal persegue os pecadores – O mal da punição, proporcionalmente ao mal do pecado, certamente os alcançará, mais cedo ou mais tarde, embora eles possam agradar a si mesmos com esperanças de impunidade; mas ao bem justo será recompensado – O bem que os homens, verdadeiramente justos, fazem, infalivelmente retornará ao seu próprio seio e os recompensará com muitas bênçãos.

2. Já o teólogo Adam Clarke, afirma que quem faz companhia com os homens sábios, implica amor e apego. Entenda o seu comentário:

Adam Clarke – Comentário bíblico

Quem anda com homens sábios será sábio – Andar com uma pessoa implica amor e apego; e é impossível não imitar aqueles que amamos. Então dizemos: “Mostre-me a empresa dele, e eu direi a você o homem”. Deixe-me saber a companhia que ele mantém, e eu adivinharei facilmente seu caráter moral.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!