29 versículos sobre a Quinta-feira Santa 2024 que você precisa conhecer

Na Bíblia, encontramos muitos versículos sobre a quinta-feira santa, que na verdade, trata-se de um dia de profundo significado para os cristãos, pois marca diversos eventos importantes descritos na palavra de Deus. Neste dia, celebra-se a Última Ceia de Jesus Cristo com seus discípulos, na qual Ele instituiu a Eucaristia e o sacramento da comunhão. Também é o momento em que Jesus lavou os pés de seus seguidores, demonstrando humildade e servidão. Além disso, na Quinta-feira Santa, Jesus passou por momentos de intensa oração no Jardim do Getsêmani, antes de ser traído por Judas e entregue às autoridades para sua crucificação. Este dia marca o início dos eventos que culminam na crucificação e morte de Jesus, conforme narrado nos Evangelhos. Confira a seguir os principais versículos para a quinta-feira santa que vão te ajudar a refletir e aumentar a sua fé em Cristo Jesus.

João 13:1 – “Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que havia chegado a sua hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.”

João 13:34-35 – “Um novo mandamento eu lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.”

Mateus 26:26-28 – “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: ‘Tomem e comam; isto é o meu corpo’. Em seguida, tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: ‘Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.'”

João 14:1-4 – “Não se turbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E, se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou.”

João 14:27 – “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.”

João 15:13 – “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.”

João 16:33 – “Eu lhes disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo vocês terão tribulações; mas tenham ânimo! Eu venci o mundo.”

João 17:3 – “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

Mateus 26:41 – “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

Mateus 26:39 – “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: ‘Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres.'”

Mateus 27:46 – “Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: ‘Eloí, Eloí, lamá sabactâni?’, que significa ‘Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?'”

Lucas 22:42 – “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua.”

Lucas 22:19 – “E, tomando o pão, deu graças e partiu-o, entregando-o a eles, dizendo: ‘Isto é o meu corpo dado por vocês; façam isto em memória de mim.'”

Lucas 22:20 – “Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.'”

João 13:7 – “Respondeu Jesus: ‘Você não compreende agora o que estou fazendo, mas mais tarde entenderá.'”

João 18:36 – “Jesus disse: ‘O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui.'”

Lucas 23:34 – “Jesus disse: ‘Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo.’ Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.”

Lucas 23:46 – “Jesus bradou em alta voz: ‘Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito’. Tendo dito isso, expirou.”

Marcos 15:39 – “Quando o centurião, que estava em frente de Jesus, o viu expirar dessa maneira, disse: ‘Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus!'”

João 19:26-27 – “Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: ‘Aí está o seu filho’, e, ao discípulo: ‘Aí está a sua mãe’. Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.”

Lucas 23:43 – “Jesus respondeu: ‘Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso.'”

Lucas 23:53 – “Então José o desceu da cruz, envolveu-o num pano de linho branco e o colocou num sepulcro escavado na rocha, onde ninguém ainda havia sido sepultado.”

João 19:30 – “Quando Jesus tomou o vinagre, disse: ‘Está consumado!’ E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.”

João 19:31 – “Os judeus, visto que era a Preparação e para que os corpos não ficassem na cruz no sábado (pois aquele sábado era dia de grande festa), pediram a Pilatos que lhes quebrassem as pernas e os retirassem dali.”

Mateus 27:50 – “Jesus bradou outra vez em alta voz e entregou o espírito.”

Lucas 22:44 – “E, estando em agonia, ele orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.”

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!