33 versículos-chave da Bíblia sobre não DESISTIR para perseverar com fé e esperança em Deus

Pois todo o que pede recebe, o que busca encontra, e àquele que bate, a porta será aberta. Aqui em Mateus 7:8, tido como um dos principais versículos sobre não desistir, destaca acerca da perseverança; isto é, que o crente nunca deve desistir.

Na Bíblia, o próprio Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas Ele nos mandou ter bom ânimo, porque Ele venceu o mundo (João 16:33). Ou seja, enquanto vivermos aqui na terra, sempre vamos enfrentar dilemas, adversidades e muitas lutas, mas o Senhor nos incentiva a não desistir.

Veja também: Top 25 versículos de MOTIVAÇÃO para não desistir e renovar suas forças

Versículos sobre não desistir porque Deus tem planos em sua vida

Por causa dos problemas, podem surgir pensamentos que queiram nos levar a desistir. Mas acredite, se desistirmos, não vamos receber as bênçãos que Deus tem para a nossa vida, e podemos afirmar através dos versículos sobre não desistir na Bíblia, que Deus está sempre pronto para nos ajudar, ou seja, a vontade dEle é que nós não paramos!

A verdade é que o Senhor tem grandes vitórias para dar ao seu povo. Entretanto, a maior de todas elas é a vida eterna. Sendo assim, precisamos avançar com confiança, obedecendo à sua voz.

O amor de Deus é grande por nós! por tanto, não desista, pois o Senhor jamais irá desistir de você, porque Ele te ama muito (1 João 3).

Não desista – Bíblia

A seguir, você irá conferir os 33 versículos sobre não desistir que sem dúvida, irão te ajudar a vencer qualquer problema ou obstáculo na sua vida.

A tua palavra é lâmpada
Salmos 119:105
    
A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

Salmos 46:1 – “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade”.

Àquele que bate, a porta será aberta
Mateus 7:7-8
    
"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.

Naum 1:7 – “O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam”.

Ó povo de Sião
Isaías 30:19
    
Ó povo de Sião, que mora em Jerusa­lém, você não vai chorar mais. Como ele será bondoso quando você clamar por socorro! Assim que ele ouvir, responderá a você.

Hebreus 11:6 – “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”.

A confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus
1 João 5:14-15
    
Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. E, se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.

Salmos 55:22 – “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair”.

Eu sou o Senhor, o seu Salvador
Isaías 43:1-3

Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: "Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará;
as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate para livrá-lo, a Etiópia e Sebá em troca de você.

Josué 1:9 – “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Seja forte e corajoso
Josué 1:6-9
    
"Seja forte e corajoso, porque você con­duzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés ordenou a você; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

João 16:33 – “”Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Não haverá mais morte
Apocalipse 21:1-4
    
Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".

Mateus 11:28-30 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

O homem paciente tem entendimento
Provérbios 14:29
   
O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.

2 Coríntios 5:17 – “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”!

Não nos cansemos de fazer o bem 
Gálatas 6:9
   
E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Isaías 40:28-31 – “Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável. Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.

Alegrem-se na esperança 
Romanos 12:12
   
Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

Salmos 126:5-6 – “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”.

A tribulação produz perseverança
Romanos 5:3-5
    
Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Apocalipse 14:12 – “Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus”.

À perseverança 
2 Pedro 1:5-8
   
Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.

João 14:18 – “Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês”.

Não canse de fazer o bem
Gálatas 6:9

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Deuteronômio 31:6 – “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.

Prossigo para o alvo
Filipenses 3:13-14
    
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Salmos 9:9-10 – “O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam”.

Sejam fortes
Salmos 31:24
    
Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!

Romanos 8:28 – “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.

O que permanecer firme, será salvo
Mateus 24:13
 
Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Filipenses 4:13 – “Tudo posso naquele que me fortalece”.

O Senhor está por perto
Salmos 145:18-19 

O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. Ele realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!