40 versículos bíblicos sobre o amor à SABEDORIA para impactar sua vida

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Aqui em Tiago 1:5, podemos ver que o Senhor é a fonte de toda sabedoria. Assim, se quisermos ser sábios, devemos buscar a Ele.

A Bíblia é a palavra de Deus e, ao lermos cada um dos versículos sobre amor à sabedoria, aprendemos que para uma pessoa amar a sabedoria, é necessário primeiro amar a Deus, porque Ele é a própria sabedoria e só Ele é quem dá (Jeremias 10:12).

Versículos que falam sobre o amor à sabedoria

No versículo 6 do mesmo capítulo de Tiago 1, diz o seguinte: “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento”. Ou seja, de acordo com o texto, se pedirmos ao Senhor sabedoria com fé, iremos receber.

Em nossas orações, devemos sempre pedir sabedoria a Deus para que possamos tomar decisões certas e evitar cometer erros. Assim, se você tem falta de sabedoria, a oração e o estudo da palavra de Deus é caminho para te tornar sábio e inteligente. Contudo, fique mais sábio meditando em cada um dos versículos sobre amor à sabedoria e inspire-se!

Palavras de sabedoria na Bíblia

O Senhor é quem dá sabedoria
Provérbios 2:6

Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.

1 Coríntios 1:25 – Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.

Riqueza da sabedoria
Romanos 11:33

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!

Jó 28:28 – Disse então ao homem: ‘No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento’ ”.

O filho sábio
Provérbios 10:1

Provérbios de Salomão: O filho sábio dá alegria ao pai; o filho tolo dá tristeza à mãe.

Provérbios 23:15 – Meu filho, se o seu coração for sábio, o meu coração se alegrará.

O princípio da sabedoria
Salmos 111:10

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!

Provérbios 24:14 – Saiba que a sabedoria também será boa para a sua alma; se você a encontrar, certamente haverá futuro para você, e a sua esperança não vai decepcioná-lo.

O conhecimento do Santo
Provérbios 9:10

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.

Provérbios 3:13 – Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento.

O princípio do conhecimento
Provérbios 1:7

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

Provérbios 17:28 – Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento.

Tu me deste sabedoria e poder
Daniel 2:23

Eu te agradeço e te louvo, ó Deus dos meus antepassados; tu me deste sabedoria e poder, e me revelaste o que te pedimos; revelaste-nos o sonho do rei”.

Provérbios 13:10 – O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.

O temor do Senhor ensina a sabedoria
Provérbios 15:33

O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.

Eclesiastes 1:18 – Pois quanto maior a sabedoria, maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.

Não diga
Eclesiastes 7:10

Não diga: “Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?” Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta.

Provérbios 29:11 – O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.

Magnífico em sabedoria
Isaías 28:29

Isso tudo vem da parte do Senhor dos Exércitos, maravilhoso em conselhos e magnífico em sabedoria.

Mateus 7:24 – “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Procure obter sabedoria 
Provérbios 4:5-6

Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste. Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você.

Provérbios 11:2 – Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.

O conselho da sabedoria
Provérbios 4:7

O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento.

Provérbios 16:16 – É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!

Deve tornar-se “louco” para ser sábio
1 Coríntios 3:18

Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se “louco” para que se torne sábio.

Tiago 3:13 – Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.

Quem tem filho sábio se alegra
Provérbios 23:24

O pai do justo exultará de júbilo; quem tem filho sábio nele se alegra.

Provérbios 12:16 – O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto.

Quem tem discernimento?
Oséias 14:9

Quem é sábio? Aquele que considerar essas coisas. Quem tem discernimento? Aquele que as compreender. Os caminhos do Senhor são justos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam.

Salmos 90:12 – Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.

Sejam sábios no procedimento
Colossenses 4:5-6

Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

Eclesiastes 10:12 – As palavras do sábio lhe trazem benefícios, mas os lábios do insensato o destroem.

Caminho da sabedoria
Provérbios 4:11

Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas.

Provérbios 13:20 – Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.

Deus torna sábios os inexperientes
Salmos 19:7

A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança e tornam sábios os inexperientes.

Efésios 5:15-16 – Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.

Quem guarda sua boca guarda a sua vida
Provérbios 13:3

Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.

Tiago 3:17 – Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

Quem ama a disciplina ama o conhecimento
Provérbios 12:1

Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo.

Provérbios 29:3 – O homem que ama a sabedoria dá alegria a seu pai, mas quem anda com prostitutas dá fim à sua fortuna.

Os sábios aceitam mandamentos
Provérbios 10:8

Os sábios de coração aceitam mandamentos, mas a boca do insensato o leva à ruína.

A Bíblia diz que Deus deu sabedoria a Salomão. Ele foi o rei mais sábio da terra. Assim, aprenda com Salomão agora e confira também 35 versículos sobre sabedoria para você se tornar mais SÁBIO

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!