Dia de Finados: 8 versículos-chave para consolar uma pessoa em 2 de novembro

No Dia de Finados, muitas pessoas têm o costume de acender velas para os seus entes queridos que já partiram desse mundo, acreditando que, acendendo velas, vão ajudá-los a permanecer na luz.

No entanto, de acordo com a palavra de Deus, não há necessidade disso, pois a Bíblia deixa claro que o Senhor é a luz do mundo: “Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12).

Então o Senhor Deus for­mou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente (Gênesis 2:7).

O pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu (Eclesiastes 12:7)

Assim, podemos afirmar que quando morre o corpo, de fato, volta para o pó de onde foi tirado. Já o espírito, abandona o pó e volta para o Senhor. É importante ressaltar que o que morre é o corpo, não a nossa alma. Dessa forma, ninguém morre para sempre.

Lembre-se, aqueles que entregaram suas vidas a Jesus — passarão da morte para a vida eterna: “Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4: 16-17).

Esses são os principais versículos sobre os mortos na Bíblia

O Senhor é o Deus dos vivos
Mateus 22:32

Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos!”

 

Cristo ressuscitou dentre os mortos
1 Coríntios 15:20-23

Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias entre aqueles que dormiram. Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois, da mesma forma que em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.

 

Os que dormem acordarão
Daniel 12:2-3

Multidões que dormem no pó da terra acorda­rão: uns para a vida eterna, outros para a vergo­nha, para o desprezo eterno.

 

A vontade de Deus é que todos sejam salvos
João 6:39-40

E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

 

Jesus acorda Lázaro do sono
João 11:11-14

Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”. Seus discípulos responderam: “Senhor, se ele dorme, vai melhorar”. Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono. Então lhes disse claramente: “Lázaro morreu.

 

O seu irmão vai ressuscitar
João 11:23-24

Disse-lhe Jesus: “O seu irmão vai ressuscitar”. Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”.

 

Quem crer em Deus e obedece a Sua Palavra, já passou da morte para a vida
João 5:24-25

“Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. Eu afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem viverão.

 

Todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão
João 5:28-29

“Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!