40 textos bíblicos sobre ORGULHO para vencer esse mal segundo a Bíblia

O orgulho não é uma coisa boa para o crente, sabia? Na Bíblia, por exemplo, é possível ver que o orgulho é frequentemente retratado como uma qualidade prejudicial que leva à queda e ao afastamento de Deus. Suas consequências são evidenciadas em relatos de personagens bíblicos que enfrentaram desastres devido à sua arrogância e falta de humildade. No entanto, a Bíblia também ressalta a importância da humildade como uma virtude fundamental. Através de exemplos de líderes humildes e da exortação a se submeterem a Deus, as Escrituras ensinam que a humildade é essencial para a comunhão com Deus e para uma vida abundante e centrada nos propósitos divinos. Veja a seguir os 40 versículos sobre orgulho para abandonar esse mal e buscar a humildade em Jesus Cristo.

Passagens bíblicas sobre orgulho para deixar esse mal e buscar a humildade

Provérbios 11:2: “Quando vem o orgulho, chega também a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.”

Provérbios 16:18: “O orgulho precede a destruição; o espírito arrogante precede a queda.”

Provérbios 29:23: “O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.”

Mateus 23:12: “Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.”

Lucas 14:11: “Pois todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”

Romanos 12:16: “Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.”

Romanos 12:3: “Pois pela graça que me foi dada, digo a todos vocês que não pensem de si mesmos além do que convém, mas pensem com moderação, de acordo com a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”

Filipenses 2:3: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.”

Filipenses 2:8: “E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!”

Colossenses 2:18: “Ninguém os prive do prêmio, insistindo em humildade e na adoração aos anjos, debatendo-se em detalhes sobre visões que teve, estando inflado sem motivo algum pelo seu entendimento carnal.”

Tiago 4:6: “Mas ele nos dá graça maior. Por isso diz a Escritura: ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’.”

1 Pedro 5:5: “Semelhantemente, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’.”

1 Coríntios 13:4: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.”

1 Coríntios 8:1: “Ora, acerca dos alimentos sacrificados aos ídolos, reconhecemos que todos temos conhecimento. O conhecimento incha, mas o amor edifica.”

1 Coríntios 10:12: “Portanto, aquele que pensa que está firme, veja-se com cautela para que não caia!”

1 Timóteo 3:6: “Não deve ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação que o Diabo.”

1 Timóteo 6:17: “Instrua os ricos deste mundo que não sejam arrogantes nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que nos concede todas as coisas ricamente para nosso desfrute.”

2 Timóteo 3:2: “Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,”

Tito 1:7: “Porque é necessário que o bispo seja irrepreensível, como administrador que Deus quer. Ele não deve ser arrogante, nem violento, nem dado ao vinho, nem violento, nem dado ao lucro desonesto.”

Jeremias 9:23: “Assim diz o Senhor: ‘Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,'”

1 João 2:16: “Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.”

1 João 3:1: “Como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.”

1 João 3:17: “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?”

Isaías 2:12: “O Senhor dos Exércitos tem um dia reservado para todo arrogante e presunçoso, para todo arrogante e presunçoso, para todo aquele que se exalta, e será humilhado;”

Salmos 10:4: “O ímpio, por causa do seu arrogante furor, não busca a Deus. Não há Deus em nenhum dos seus planos.”

Salmos 101:5: “Destruirei quem caluniar o seu próximo em segredo; não permitirei que alguém de olhar arrogante e coração orgulhoso more em meu lar.”

Salmos 119:21: “Tu repreendes os arrogantes; os malditos, que se desviam dos teus mandamentos.”

Salmos 119:51: “Os arrogantes zombam de mim com muita violência, mas eu não me desvio de tua lei.”

Provérbios 6:16-17: “Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,”

Provérbios 8:13: “O temor do Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.”

Provérbios 15:25: “O Senhor derruba a casa dos arrogantes, mas firma os alicerces da viúva.”

Isaías 13:11: “Farei o mundo inteiro tremer diante do céu, e a Terra será abalada do seu lugar por causa do furor do Senhor dos Exércitos, no dia de sua ardente ira.”

Isaías 16:6: “Ouvimos da arrogância de Moabe, de sua extrema arrogância e orgulho, de sua insolência, mas não passam de palavras vazias!”

Isaías 23:9: “Foi o Senhor dos Exércitos quem fez esse decreto para arrasar a arrogância de todas as gloriosas nações e humilhar todos os que são ilustres na terra.”

Isaías 24:4-5: “A terra se murcha e se acaba, o mundo definha e se acaba, os mais altivos do povo da terra definham. A terra está contaminada por causa dos seus habitantes; porquanto transgridem as leis, violam os decretos e quebram a aliança eterna.”

Isaías 28:1: “Ai da coroa orgulhosa dos bêbados de Efraim, da flor desbotada que enfeita o alto do fertilíssimo vale dos que se entregam ao vinho!”

Isaías 28:3: “O orgulho daqueles bêbados será pisoteado;”

Jeremias 48:29: “Orgulho de Israel! Aquele que o criou não o favorecerá? Será que vocês ainda agem como se fossem prisioneiros, rebeldes na guerra?”

Sofonias 3:11: “Naquele dia você não será envergonhada por todos os seus atos de rebelião contra mim, pois então eu tirarei do meio de vocês os que exultam em sua soberba, e nunca mais se mostrarão altivos no meu santo monte.”

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!