35 versículos-chave sobre escola bíblica dominical que vão te motivar a frequentar

A escola bíblica dominical (EBD) é uma bênção de Deus, uma fonte de educação cristã muito conhecida nas igrejas evangélicas. Entretanto, para quem não sabe, ela é uma das responsáveis pela formação social, moral e espiritual.

Podemos afirmar que a EBD ajuda os crentes a terem mais conhecimento na palavra de Deus e suas práticas no dia a dia. Ou seja, durante a aula, os professores ensinam as técnicas para o estudo bíblico e orientam acerca do comportamento dos alunos fora e dentro do ministério.

No entanto, talvez você esteja se perguntando agora: “onde fala na Bíblia sobre a EBD”? então, a palavra do Senhor não fala exatamente sobre ela, mas podemos sim encontrar vários versículos sobre escola bíblica dominical que são considerados relevantes, porque falam acerca do ensino da palavra de Deus.

Passagens bíblicas sobre escola bíblica dominical para entender a sua importância

É muito importante um cristão ser aluno da escola bíblica dominical em sua igreja, pois todos nós sabemos que para pregar o evangelho ou ou ensinar sobre a palavra de Deus, é necessário frequentar a Escola Dominical. Afinal, o cristão que não estuda a Bíblia, não vai a escola dominical e não participa dos cultos de ensinamento, como poderá ensinar as pessoas (Lucas 6:42)? Para ensinar, é preciso ter o conhecimento bíblico, e ser exemplo na fé cristã!

Ainda, quando se trata de um novo convertido, necessita mais ainda dessas aulas; e a razão principal é aprender os princípios da vida, fé e santidade cristã.

O crente que não frequenta a escola dominical e não estuda a Bíblia Sagrada, pode ficar parado no tempo com relação aos ensinamento dos Senhor. É isso mesmo, correndo o risco de cair em muitas tentações por falta de conhecimento bíblico, e ainda trazer problemas para igreja com comportamentos inadequados para a vida cristã.

Estudo bíblico para Escola Dominical

Se você é um novo convertido na igreja ou, já frequenta a escola dominical há muitos anos, com certeza estes versículos sobre escola bíblica dominical vão te ajudar bastante na caminhada com Cristo. E se você estava afastado da escola dominical e deseja muito voltar, os versículos a seguir irão te fortalecer e trazer um renovo espiritual para a sua vida hoje mesmo. Confira!

Os princípios elementares da palavra
Hebreus 5:12

Embora a esta altura já devessem ser mestres, precisam de alguém que ensine a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!

Tiago 2:23 – Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus.

Sejam praticantes da palavra
Tiago 1:22

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.

Hebreus 4:12 – “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração”.

Todos nós que alcançamos a maturidade
Filipenses 3:15

Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto, vocês pensam de modo diferente, isso também Deus esclarecerá.

Filipenses 2:12 – “Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor”.

Toda a Escritura é inspirada por Deus
2 Timóteo 3:16-17

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Mateus 4:4 – Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'”.

A tua palavra é lâmpada
Salmos 119:105
    
A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

Tiago 1:22 – “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos”.

A espada do Espírito
Efésios 6:17
    
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

2 Timóteo 3:16 – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça”.

A palavra de Deus esteja em você
Deuteronômio 6:5-7
  
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

Josué 1:8 – “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido”.

A Escritura é inspirada por Deus para ensinar
2 Timóteo 3:16-17
   
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Salmos 33:4 – “Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz”.

Povo meu, escute o meu ensino
Salmos 78:1-4
  
Povo meu, escute o meu ensino; incline os ouvidos para o que eu tenho a dizer. Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado; o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram. Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.

Provérbios 30:5 – “Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia.

O que foi escrito no passado foi para nos ensinar
Romanos 15:4
    
Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

João 17:17 – “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.

As palavras que dão entendimento
Provérbios 1:1-7
  
Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes
e conhecimento e bom senso aos jovens. Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento
obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

Salmos 119:89 – “A tua palavra, Senhor, para sempre está firmada nos céus”.

Procure obter sabedoria e entendimento
Provérbios 4:5-8
    
Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste. Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento. Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará.

Lucas 4:4 – Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem'”.

Habite em vocês a palavra de Cristo
Colossenses 3:16
 
Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.

Jeremias 23:29 – “Não­ é a minha palavra como o fogo”, pergun­ta o Senhor, “e como um martelo que despeda­ça a rocha?

Apegue-se à instrução
Provérbios 4:13-14
 
Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida. Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus.

Salmos 119:11 – “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”.

Quem permanece no ensino tem o Pai
2 João 1:9
    
Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.

Oséias 4:6 – Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

Cresçam no conhecimento de Deus
2 Pedro 3:18

Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

Provérbios 9:10 – “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.

Jesus subiu ao templo para ensinar
João 7:14-18 

Quando a festa estava na metade, Jesus subiu ao templo e começou a ensinar. Os judeus ficaram admirados e perguntaram: "Como foi que este homem adquiriu tanta instrução, sem ter estudado?" Jesus respondeu: "O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou. Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo. Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito.

Jeremias 15:16 – “Quando as tuas palavras foram encontradas, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos”.

O trabalho é a pregação e o ensino
1 Timóteo 5:17-18
   
Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".

Hebreus 10:25 – “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”.

Preparar os santos
Efésios 4:12

Com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!