32 versículos-chave da Bíblia sobre a Educação das Crianças para ensinar segundo a palavra

A Bíblia destaca a importância de ensinar os mandamentos de Deus desde a infância: “”Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles (Provérbios 22:6).” Ainda, observando o texto de Efésios 6:4, os pais são orientados a disciplinarem seus filhos com amor: “Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.” Esses princípios, no entanto, frisa a importância da educação moral e espiritual na formação das crianças, conforme ensinado na Bíblia. Contudo, para que você venha instruir o seu filho segundo a palavra de Deus, confira a seguir os principais versículos sobre a educação das crianças e seja um pai exemplar à luz da da Bíblia.

Passagens bíblicas sobre a educação do filhos para instruir nos caminhos de Deus

Provérbios 22:6: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.”

Efésios 6:4: “Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.”

Deuteronômio 6:6-7: “Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as repetirá com insistência aos seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”

Provérbios 29:17: “Corrija o seu filho, e ele lhe dará paz; trará grande alegria à sua alma.”

Colossenses 3:21: “Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem.”

2 Timóteo 3:16-17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o servo de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”

Provérbios 1:8-9: “Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.”

Salmos 127:3: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.”

Provérbios 13:24: “Quem não disciplina seu filho, não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.”

Deuteronômio 11:19: “Ensine-os a seus filhos, conversando a respeito deles quando estiver sentado em casa e quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”

Provérbios 3:11-12: “Filho meu, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.”

Salmos 78:4: “Nós não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.”

Provérbios 4:1: “Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos para adquirir entendimento.”

Efésios 6:1-3: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honra teu pai e tua mãe’, este é o primeiro mandamento com promessa: ‘para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra’.”

Provérbios 23:13-14: “Não deixe de disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a com a vara e liberte-a da sepultura.”

Colossenses 3:20: “Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.”

Provérbios 15:5: “O tolo despreza a disciplina de seu pai, mas quem acolhe a repreensão mostra prudência.”

Provérbios 29:15: “A vara da disciplina e a correção dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.”

Hebreus 12:7-11: “Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos legítimos, então vocês são bastar¬dos e não filhos legítimos. Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! Nossos pais nos disciplinavam por pouco tempo, como melhor lhes parecia; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.”

Provérbios 20:7: “O justo anda na integridade; como são felizes os seus filhos que o seguem!”

Provérbios 3:12: “Pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.”

Tiago 1:5: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”

Provérbios 4:23: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

2 Timóteo 2:15: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que interpreta corretamente a palavra da verdade.”

Provérbios 14:26: “Aquele que teme o Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos.”

1 Coríntios 15:33: “Não se deixem enganar: ‘As más companhias corrompem os bons costumes’.”

Provérbios 1:7: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.”

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!