Versículos – Características de um profeta de Deus

As características de um profeta de Deus é bem clara, dá para perceber se ele é verdadeiro, ou não. O profeta que é segundo o coração de Deus, ensina somente a verdade e transmite a gloriosa mensagem de Deus. Ainda, tudo que ele profetiza, realmente acontece. Apesar disso, o verdadeiro profeta, ele aconselha o povo buscar à Deus, para receber a salvação.

O profeta de Deus, geralmente, é um homem escolhido para ser o seu representante na terra. Contudo, quando um profeta fala por Deus é como se Deus estivesse falando, ou seja, o Senhor revela no coração de seu servo, a mensagem que deve ser anunciada para seu povo.

Exemplos de verdadeiros profetas de Deus na Bíblia: Samuel, Amós, Isaías, Daniel, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Jonas, Miquéias, Habacuque e outros.

Quando o profeta não é de Deus:

O profeta quando não é segundo o coração de Deus, ele profetiza somente a mentira, ou seja, o que ele fala, na verdade não vem de Deus, e sim dele mesmo. Por tanto, se um profeta falar sobre a sua vida e nada acontecer, é porque aquela mensagem não é de Deus. Deuteronômio 18:22

O falso profeta, também usa o nome de Deus como disfarce, ainda pode até realizar alguns sinais para enganar o povo de Deus, mas todos devem vigiar, para não cair nessa armadilha. Hoje em dia, existem muitos que dizem ser profetas, só para enriquecer e ter muitos bens materiais.

Ainda tem aqueles falsos profetas que incentiva o povo se desviar da presença de Deus para seguir outros deus diferentes. Ainda tem outros que descobre os segredos de uma pessoa através de fuxico, e depois vai até a própria pessoa e fala o que sabe da vida dela, como se fosse uma profecia, mas na verdade, foi alguém que o contou, não Deus.

Para entender ainda melhor, se verdadeiramente o profeta é de Deus, destacamos abaixo, alguns versículos bíblicos que falam sobre esse assunto. Acompanhe:

Deuteronômio 13:1-5 -“Se aparecer no meio de vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e anunciar a vocês um sinal miraculoso ou um prodígio, e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: ‘Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los’, não deem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma. Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele. Aquele profeta ou sonhador terá que ser morto, pois pregou rebelião contra o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito e os redimiu da terra da escravidão; ele tentou afastá-los do caminho que o Senhor, o seu Deus, ordenou a vocês que seguissem. Eliminem o mal do meio de vocês.

Deuteronômio 18:20 – “Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto”.

Deuteronômio 18:22 – “Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele”.

1 Samuel 3:20 – “Todo o Israel, desde Dã até Berseba, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor”.

Êxodo 4:16 – “Assim como Deus fala ao profeta, você falará a seu irmão, e ele será o seu porta-voz diante do povo”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!