35 versículos-chave da Bíblia sobre sabedoria para você se tornar mais SÁBIO

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem. Aqui no Salmo 111:10, visto como dos versículos sobre sabedoria mais relevantes da Bíblia, nos revela que para alcançarmos sabedoria em Deus, o primeiro passo é obedecer os seus mandamentos.

Quando lemos a palavra de Deus, adquirimos grandes conhecimentos os quais nos ajudam a discernir o certo do errado, para não sermos enganados por falsas doutrinas.

Passagens bíblicas sobre sabedoria que mostram que Deus quer dar a você o dom de discernir

Para quem não sabe o que é sabedoria na Bíblia, nada mais é que a capacidade de distinguir o que é bom do que é ruim. Nos versículos de sabedoria encontrados em Provérbios, por exemplo, dá para entender esse significado com mais clareza; ou seja, trata-se de aplicar o conhecimento para tomar decisões certas ou fazer escolhas boas.

Se você tem falta de conhecimento para tomar decisões em sua vida, peça ajuda ao Senhor, pois aquele que pede recebe (Mateus 7:8). É isso mesmo, ao observarmos algumas palavras de sabedoria na Bíblia, à exemplo de 1 Reis 3:5-14, diz que Salomão orou ao Senhor pedindo sabedoria e discernimento e, como seu pedido agradou a Deus, ele recebeu essa benção e muitas outras.

Confira a seguir os principais versículos sobre sabedoria que vão transformar a sua vida. Veja!

Versículos de sabedoria em Provérbios

O princípio da sabedoria
Provérbios 9:10	

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.

Provérbios 24:14– Saiba que a sabedoria também será boa para a sua alma; se você a encontrar, certamente haverá futuro para você, e a sua esperança não vai decepcioná-lo.

Caminho da sabedoria
Provérbios 4:11	

Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas.

Provérbios 4:5 – Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste.

Quem anda com os sábios será sábio
Provérbios 13:20	

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.

Provérbios 3:13 – Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento.

A sabedoria é mais preciosa do que rubis
Provérbios 8:11-12

Pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela. "Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso.

Provérbios 19:20 – Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.

Prova de grande entendimento
Provérbios 14:29	

O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.

Provérbios 4:7 – O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento.

Feliz é o homem que acha a sabedoria
Provérbios 3:13	

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento.

Provérbios 1:7 – O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

Pelo conhecimento o justo vence
Provérbios 11:9	

Com a boca o ímpio pretende destruir o próximo, mas pelo seu conhecimento o justo se livra.

Provérbios 23:15 – Meu filho, se o seu coração for sábio, o meu coração se alegrará.

Procure obter sabedoria
Provérbios 4:7

O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento.

Provérbios 3:7 – Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal.

Espírito de sabedoria
Provérbios 1:23	

Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.

Provérbios 10:1 – O filho sábio dá alegria ao pai; o filho tolo dá tristeza à mãe.

O pai se alegra o filho sábio
Provérbios 23:24	

O pai do justo exultará de júbilo; quem tem filho sábio nele se alegra.

Provérbios 29:11 – O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.

O homem prudente ignora o insulto
Provérbios 12:16	

O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto.

Versículos que falam sobre sabedoria no Antigo Testamento

A Palavra é lâmpada que ilumina
Salmos 119:105

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

Daniel 12:10 – Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim.

Quem é sábio?
Oseias 14:9	

Quem é sábio? Aquele que considerar essas coisas. Quem tem discernimento? Aquele que as compreender. Os caminhos do Senhor são justos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam.

Salmos 111:10 – O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!

A lei do Senhor é perfeita
Salmos 19:7	

A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Eclesiastes 10:12 – As palavras do sábio lhe trazem benefícios, mas os lábios do insensato o destroem.

Na sepultura, não há sabedoria
Eclesiastes 9:10

O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.

Eclesiastes 1:18 – Pois quanto maior a sabedoria, maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.

Deus dá sabedoria
Eclesiastes 2:26

Ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhe­cimento e felicidade. Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenar riquezas para entregá-las a quem o agrada. Isso também é inútil, é correr atrás do vento.

Esses são os versículos de sabedoria no Novo Testamento

Tesouros da sabedoria
Colossenses 2:2-3

Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

1 Coríntios 1:21 – Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação.

Riqueza da sabedoria
Romanos 11:33 

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.

A riqueza do pleno entendimento
Colossenses 2:2	

Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

Não tenha dúvida, todo aquele que é humilde de coração recebe discernimento de Deus para tomar a direção certa. Afinal, o Senhor é a fonte de toda sabedoria e todo aquele que estuda a Bíblia se torna sábio e lhe recomendamos lê também 22 versículos sobre estudar a BÍBLIA que você precisa conhecer já

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!