17 versículos-chave da Bíblia sobre sabedoria de Deus que vão te ajudar em todos os MOMENTOS

Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos. Aqui em Isaías 55:9, fica claro que a sabedoria de Deus é diferente da sabedoria humana, isso porque a sabedoria de Deus é perfeita enquanto a do homem é imperfeita.

Ou seja, à luz da Bíblia, podemos afirmar que o Senhor vê as coisas às quais o homem não consegue ver, pois a sua sabedoria é espiritual.

Passagens bíblicas de sabedoria de Deus para compreender os seus planos

Que Deus é a fonte de toda a sabedoria, isso todos nós já sabemos. Mas, o que você talvez não saiba é que para compreendermos os planos de Deus em nossas vidas, precisamos pedir a Ele sabedoria. É isso mesmo “SABEDORIA”! E foi pensando nisso que decidimos trazer os principais versículos sobre a sabedoria de Deus que te farão entender a sua vontade hoje mesmo. Confira!

Palavras sobre a sabedoria de Deus na Bíblia


A sabedoria que vem do alto
Tiago 3:17
    
Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

Jó 12:13 – “Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento.

Deus é que tem sabedoria
Jó 12:12-13
  
A sabedoria se acha entre os idosos? A vida longa traz entendimento? "Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento.

Romanos 16:27 – Sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.

A sabedoria de Salomão
Mateus 12:42

A rainha do Sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão.

Jeremias 10:12 – Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder, firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.

Deus fez suas obras com sabedoria
Salmos 104:24
    
Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste.

Romanos 11:33 – Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!

A sabedoria pertence a Deus
Daniel 2:20

E disse: "Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem.

Provérbios 3:19 – Por sua sabedoria o Senhor lançou os alicerces da terra, por seu entendimento fixou no lugar os céus.

A sabedoria de Deus
1 Coríntios 1:23-25
    
Nós, porém, pregamos Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.

Provérbios 2:6 – Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.

Onde poderá achar a sabedoria?
Jó 28:12-22

"Onde, porém, se poderá achar a sabedoria? Onde habita o entendimento? O homem não percebe o valor da sabedoria; ela não se encontra na terra dos viventes. O abismo diz: 'Em mim não está'; o mar diz: 'Não está comigo'. Não pode ser comprada, mesmo com o ouro mais puro, nem se pode pesar o seu preço em prata. Não pode ser comprada nem com o ouro puro de Ofir, nem com o precioso ônix, nem com safiras. O ouro e o cristal não se comparam com ela, e é impossível tê-la em troca de joias de ouro. O coral e o jaspe nem merecem menção; o preço da sabedoria ultrapassa o dos rubis. O topázio da Etiópia não se compara com ela; não se compra a sabedoria nem com ouro puro! "De onde vem, então, a sabedoria?
Onde habita o entendimento? Escondida está dos olhos de toda criatura viva,
até das aves dos céus. A Destruição e a Morte dizem: 'Aos nossos ouvidos só chegou um leve rumor dela'.

1 Coríntios 2:6-7 – Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.

Sua sabedoria é insondável
Isaías 40:28
    
Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável.

Jó 9:1-4 – Então Jó respondeu: “Bem sei que isso é verdade. Mas como pode o mortal ser justo diante de Deus? Ainda que quisesse discutir com ele, não conseguiria argumentar nem uma vez em mil. Sua sabedoria é profunda, seu poder é imenso. Quem tentou resistir-lhe e saiu ileso?

É impossível medir o seu entendimento
Salmos 147:5

Grande é o nosso Soberano e tremendo é o seu poder; é impossível medir o seu entendimento.

A Bíblia diz o Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas (Jonas 1:17). Também, fez o povo de Israel caminhar quarenta anos no deserto andando em círculo (Deuteronômio 2:1-3, Deuteronômio 2:7).

Sem dúvida, às vezes os planos do Senhor realmente parecem loucura (1 Coríntios 1:25) Mas, isso acontece porque o pecado do homem distorce a compreensão (1 Coríntios 1:18-28). Por isso, precisamos seguir o grande exemplo de Salomão, orar e pedir ao Senhor entendimento (1 Reis 3).

Se você deseja obter mais conhecimento, esses versículos de sabedoria de Deus vão te ajudar a compreender os planos do Senhor em sua vida. Contudo, seja sábio estudando essas passagens bíblicas e confira também Os 40 versículos bíblicos sobre o amor à SABEDORIA para impactar sua vida

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!