37 versículos-chave da Bíblia sobre dízimos e ofertas que você PRECISA conhecer já

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Esse é um dos principais versículos sobre dízimos e ofertas na Bíblia, e aqui em Malaquias 3:10, entendemos que esse alimento, significa a pregação da palavra de Deus.

Para quem não sabe, as contribuições que entram na igreja é para o crescimento da glória de Deus. Afinal, o dízimo é sagrado (Levítico 27:30-32). Sem dúvida, talvez você esteja se perguntando agora: “e para que serve os dízimos e as ofertas”? então, os dízimos servem para a pregação do evangelho, para a manutenção dos pastores de tempo integral e dedicação exclusiva à pregação: “Da mesma forma, o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho que vivam do evangelho” (1 Coríntios 9:14) e Números 18:21-24.

Os Dízimos e as ofertas servem para:

  • Construção de templo
  • Reforma da igreja
  • Caridade
  • Viagens a serviço da obra
  • Despesas do ministério
  • Manutenção / investimento para o crescimento da igreja.

Tudo é feito para honra e glória do Senhor!

Se você procurar na Bíblia os versículos sobre dízimos e ofertas, vai ver que dar o dízimo é reconhecer que tudo aquilo que nós temos vem das mãos de Deus: “Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que dá a vocês a capacidade de produzir riqueza” (Deuteronômio 8:18).

Passagens bíblicas de ofertas e dízimos para entender o propósito

A expressão “DÍZIMO”, vem do hebraico “maaaser” e também do termo grego “dekate”, cujo significado é – “um décimo”. Assim, “um décimo” é 10%. Contudo, acreditamos que a quantia do dízimo deve ser 10%, pois quando fazemos a tradução dessas duas palavras, temos esse significado. Por tanto, quando se fala em dar o dízimo, quer dizer devolver uma pequena parte de tudo aquilo que o Senhor derrama nas nossas vidas. Conseguiu compreender? o crente não dá dízimo, ele devolve o que pertence ao Senhor!

pote de vidro cheio de moedas com planta verde
Versículos bíblicos que falam sobre dízimos e ofertas

Quando o cristão tem um coração cheio de gratidão a Deus, ele dá com alegria. E nos versículos sobre dízimos e ofertas na Bíblia, temos a afirmação que o Senhor tem promessas aos que são fieis a Ele: “Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las” (Malaquias 3:10-12).

No entanto, de forma semelhante, aquele que não é fiel a Deus neste aspecto, estará retendo o que não lhe pertence, de acordo com Malaquias 3:8-10, que diz: “Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos?’ Nos dízimos e nas ofertas”.

Dízimos e ofertas na Bíblia entre o Antigo e Novo Testamento

Por tanto, aquele que ama o dinheiro, não pode amar ao Senhor: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mateus 6:24). Acredite, quando entregamos para Deus parte dos nossos ganhos, significa que estamos depositando nEle toda a nossa confiança e quebrando o poder do dinheiro nas nossas vidas. Amém? a seguir, você irá conferir os principais versículos sobre dízimos e ofertas, para a edificação da sua alma!

Veja também: Estudo e explicação de Mateus 6:19 (Não acumulem tesouros na terra)

Cada um dê conforme determinou em seu coração
2 Coríntios 9:7

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

Gênesis 28:20-22 – Então Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta via­gem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o ­Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo”.

Pode um homem roubar de Deus?
Malaquias 3:8-10
    
"Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: 'Como é que te roubamos?' Nos dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando. Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

Levítico 27:30-34 – “Todos os dízimos da terra – seja dos cereais, seja das frutas – pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Se um homem desejar resgatar parte do seu dízi­mo, terá que acrescentar um quinto ao seu va­lor. O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor. O dono não poderá retirar os bons dentre os ruins nem fazer qualquer troca. Se fizer alguma troca, tanto o animal quanto o subs­tituto se tornarão consagrados e não poderão ser resgatados”. São esses os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, no monte Sinai, para os israelitas.

Há quem dê generosamente
Provérbios 11:24
    
Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.

Deuteronômio 26:12 – “Quando tiverem separado o dízimo de tudo quanto produziram no terceiro ano, o ano do dízimo, entreguem-no ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que possam comer até saciar-se nas cidades de vocês.

A oferta da viúva pobre  
Marcos 12:41-44

Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver".

Deuteronômio 12:5-6 – Mas procurarão o local que o Senhor, o seu Deus, escolher dentre todas as tribos para ali pôr o seu Nome e sua habitação. Para lá vocês deverão ir e levar holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais, o que em voto tiverem prometido, as suas ofertas voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos.

Todos os dízimos da terra
Levítico 27:30
  
"Todos os dízimos da terra - seja dos cereais, seja das frutas pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor.

Provérbios 11:24 – Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.

Cada um dê conforme determinou em seu coração
2 Coríntios 9:6-7
    
Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

Números 18:26 – “Diga o seguinte aos levitas: Quando receberem dos israelitas o dízimo que dou a vocês como herança, vocês deverão apresentar um décimo daquele dízimo como contribuição pertencente ao Senhor.

Deem e será dado a vocês
Lucas 6:38
    
Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês".

Deuteronômio 14:28-29 – “Ao final de cada três anos, tragam todos os dízimos da colheita do terceiro ano, armazenando-os em sua própria cidade, para que os levitas, que não possuem propriedade nem herança, e os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem na sua cidade venham comer e saciar-se, e para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em todo o trabalho das suas mãos.

Honre o Senhor com todos os seus recursos
Provérbios 3:9-10
    
Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.

Ageu 2:8 – “Tanto a prata quanto o ouro me pertencem”, declara o Senhor dos Exércitos.

Há maior felicidade em dar do que em receber
Atos dos Apóstolos 20:35
    
Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ".

Lucas 16:13 – “Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

Busquem em primeiro lugar o Céu
Mateus 6:33
 
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.

Provérbios 3:9-10 – Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.

Separem o dízimo de tudo
Deuteronômio 14:22
    
"Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente.

Amós 4:4-5 – “Vão a Betel e ponham-se a pecar; vão a Gilgal e pequem ainda mais. Ofereçam os seus sacrifícios cada manhã, os seus dízimos no terceiro dia. Queimem pão fermentado como oferta de gratidão e proclamem em toda parte suas ofertas voluntárias; anunciem-nas, israelitas, pois é isso que vocês gostam de fazer”, declara o Senhor, o Soberano.

Onde estiver o seu tesouro
Mateus 6:21
    
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

Deuteronômio 16:16-20 – “Três vezes por ano todos os seus homens se apresentarão ao Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher, por ocasião da festa dos pães sem fermento, da festa das semanas e da festa das cabanas. Nenhum deles deverá apresentar-se ao Senhor de mãos vazias: cada um de vocês trará uma dádiva conforme as bênçãos recebidas do Senhor, o seu Deus.

Traziam o dinheiro da venda
Atos dos Apóstolos 4:34-35  

Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um.

Lucas 16:10 – “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.

Vocês dão o dízimo da hortelã
Mateus 23:23 

Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.

Provérbios 11:24 – Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.

1 Timóteo 6:10 - pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.

Lucas 12:15 – Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.

Dou aos levitas todos os dízimos
Números 18:21-24
    
"Dou aos levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro. De agora em diante os israelitas não poderão aproximar-se da Tenda do Encontro, caso contrário, sofrerão as consequências do seu pecado e morrerão. É dever dos levitas fazer o trabalho na Tenda do Encontro e assumir a responsabilidade pelas ofensas contra ela. Este é um decreto perpétuo pelas suas gerações. Eles não receberão herança alguma entre os israelitas. Em vez disso, dou como herança aos levitas os dízimos que os israelitas apresentarem como contribuição ao Senhor. É por isso que eu disse que eles não teriam herança alguma entre os israelitas".

2 Coríntios 9:5 – “Assim, achei necessário recomendar que os irmãos os visitem antes e concluam os preparativos para a contribuição que vocês prometeram. Então ela estará pronta como oferta generosa, e não como algo dado com avareza”.

Quem trabalha no templo alimenta das coisas do templo
1 Coríntios 9:13-14

Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar? Da mesma forma, o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho que vivam do evangelho.

Êxodo 36:3 – “Receberam de Moisés todas as ofertas que os israelitas tinham trazido para a obra de construção do santuário. E o po­vo continuava a trazer voluntariamente ofertas, manhã após manhã”.


Abraão lhe deu o dízimo
Hebreus 7:2

E Abraão lhe deu o dízimo de tudo. Em primeiro lugar, seu nome significa "rei de justiça"; depois, "rei de Salém", que quer dizer "rei de paz".

Lucas 6:38 – Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”.

Quanto à coleta para o povo de Deus
1 Coríntios 16:1-2 

Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!