50 versículos-chave da Bíblia sobre compartilhar conhecimento (ensinar é um dom de Deus)

Ensinar é um dom muito especial que pode mudar vidas. Na Bíblia, vemos como o dom de ensinar é valorizado por Deus. Através do ensino, podemos compartilhar sabedoria, orientação e amor com os outros. É uma maneira poderosa de inspirar, capacitar e edificar as pessoas ao nosso redor. Como ensinadores de Cristo, temos a oportunidade de fazer uma diferença positiva no mundo, ajudando os outros a crescerem e prosperarem em todos os aspectos da vida, principalmente na área espiritual. Que possamos abraçar esse dom com humildade e dedicação, impactando vidas de maneira significativa. Afinal, querer o conhecimento só para nós trata-se de orgulho. Contudo, se você deseja ensinar as pessoas sobre Deus, a hora é agora! Preparamos uma lista com os mais top versículos sobre compartilhar conhecimento que vão transformar a vida de muitas pessoas. E lembre-se que você foi capacitado para ser um canal de Deus e partilhar ensinamentos às nações!

Passagens bíblicas sobre compartilhar conhecimento para a edificação das pessoas

Provérbios 1:5 – “Que o sábio ouça e aumente seu conhecimento, e quem tem discernimento obtenha orientação.”

Provérbios 9:9 – “Instrua o sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o justo, e ele crescerá em entendimento.”

Provérbios 15:2 – “A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez.”

Provérbios 15:7 – “Os lábios dos sábios espalham conhecimento, mas o coração dos tolos não é sincero.”

Provérbios 18:15 – “O coração do prudente adquire conhecimento; o ouvido dos sábios sai à sua procura.”

Provérbios 19:8 – “Quem adquire bom senso ama a sua própria vida; quem preserva o entendimento acha o bem.”

Provérbios 20:15 – “Há ouro e muito rubi, mas os lábios que conhecem a retidão são uma jóia rara.”

Provérbios 21:11 – “Quando o zombador é castigado, o inexperiente torna-se sábio; e quando o sábio é instruído, recebe mais conhecimento.”

Provérbios 24:3-4 – “Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se firma. Pelo conhecimento os quartos se enchem do que é precioso e agradável.”

Provérbios 25:12 – “Como brinco de ouro ou enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria.”

Isaías 28:9 – “A quem ele ensinará o conhecimento? A quem explicará suas mensagens? Aos desmamados? Aos recém-tirados dos seios maternos?”

Daniel 12:4 – “Mas você, Daniel, feche as palavras e sele o livro até o tempo do fim. Muitos correrão de um lado para outro, e o conhecimento se multiplicará.”

Mateus 10:27 – “O que lhes digo na escuridão, falem à luz; e o que é sussurrado em seu ouvido, proclamem dos telhados.”

Lucas 6:38 – “Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês.”

Lucas 12:48 – “Mas aquele que não sabe, e pratica coisas que merecem castigo, será açoitado com poucos açoites. Daquele a quem muito foi dado, muito será exigido; e daquele a quem muito foi confiado, muito mais será pedido.”

João 13:17 – “Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.”

Romanos 1:12 – “Quero que saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido até agora, a fim de que eu pudesse ter algum fruto entre vocês, assim como tenho entre os demais gentios.”

Romanos 15:14 – “Estou convencido, meus irmãos, de que vocês estão cheios de bondade e são completos de todo o conhecimento, podendo advertir-se uns aos outros.”

1 Coríntios 8:1 – “Ora, acerca dos alimentos sacrificados aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento só enche de orgulho, mas o amor edifica.”

1 Coríntios 13:2 – “Se eu tiver o dom de profecia, e entender todos os mistérios e todo o conhecimento, e se eu tiver toda a fé, de maneira a remover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.”

2 Coríntios 8:7 – “Assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, em toda a dedicação e no amor que vocês têm por nós, que se destaquem também nesta graça de dar.”

Efésios 1:17 – “Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.”

Filipenses 1:9 – “E peço que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção.”

Colossenses 2:2-3 – “para que os corações deles sejam consolados e estejam unidos em amor, para que tenham toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem o mistério de Deus, isto é, Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”

1 Timóteo 4:12 – “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.”

2 Timóteo 2:2 – “E o que você ouviu de mim, na presença de muitas testemunhas, transmita a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.”

2 Timóteo 3:16-17 – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e completamente preparado para toda boa obra.”

Tiago 3:13 – “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.”

1 Pedro 3:15 – “Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.”

2 Pedro 1:5-8 – “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à

2 Pedro 3:18 – “Mas cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.”

Mateus 28:19-20 – “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.”

2 Timóteo 4:2 – “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.”

Colossenses 3:16 – “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.”

Mateus 5:14-16 – “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim também brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.”

Tiago 5:19-20 – “Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade, e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disto: quem converte um pecador do erro do seu caminho salvará a alma dele da morte e cobrirá multidão de pecados.”

Mateus 7:24 – “Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.”

Provérbios 22:6 – “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.”

Provérbios 9:9-10 – “Instrua o sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o justo, e ele crescerá em entendimento. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.”

Efésios 4:11-12 – “Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado.”

Provérbios 16:23-24 – “O coração do sábio ensina a sua boca, e os seus lábios promovem o aprendizado. As palavras agradáveis são como um favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.”

Isaías 54:13 – “Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de seus filhos.”

1 Tessalonicenses 5:11 – “Portanto, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.”

Hebreus 10:24-25 – “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de nos reunir como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.”

Tiago 3:1 – “Meus irmãos, muitos de vocês não devem se tornar mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.”

Mateus 10:8 – “Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça.”

Romanos 12:7-8 – “Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, dê ânimo; se é contribuir, contribua generosamente; se é exercer liderança, faça-o com zelo; se é mostrar misericórdia, faça-o com alegria.”

2 Timóteo 1:13-14 – “Use como padrão as sadias palavras que de mim ouviu, na fé e no amor que estão em Cristo Jesus. Com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós, guarde o precioso depósito que lhe foi confiado.”

Efésios 6:4 – “Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.”

Provérbios 3:3-4 – “Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá bom êxito e será bem-sucedido.”

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!