30 versículos-chave da Bíblia sobre união para entender a importância de viver em união com os irmãos

A Bíblica destaca desde o princípio a importância da união entre Deus e a humanidade. Por meio de passagens que ressaltam a comunhão, o amor fraternal e a colaboração, a Bíblia exorta os crentes a viverem em unidade, refletindo a imagem de Deus e buscando a paz e a reconciliação. A união na Bíblia não é apenas um conceito, mas um convite para uma relação profunda e significativa com Deus e com o próximo, caracterizada pelo amor, respeito e solidariedade. Confira a seguir os principais versículos bíblicos sobre união e veja que Deus nos chamou para viver em harmonia uns com os outros.

Passagens bíblicas sobre união que mostram que a união faz diferença

Gênesis 2:24 – “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”

Marcos 10:9 – “Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe.”

1 Coríntios 1:10 – “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.”

Efésios 4:3 – “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.”

Colossenses 3:14 – “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.”

Romanos 15:5 – “O Deus que concede perseverança e ânimo dê a vocês um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus,”

Filipenses 2:2 – “completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.”

1 Pedro 3:8 – “Finalmente, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.”

Mateus 18:19-20 – “Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles.”

1 Coríntios 12:12 – “O corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros; e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo. Assim acontece com Cristo.”

Gênesis 29:20 – “Assim Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas pareceu-lhe apenas alguns dias, pelo tanto que a amava.”

Eclesiastes 4:9-10 – “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.”

Romanos 12:16 – “Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.”

Provérbios 18:22 – “Aquele que encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor.”

Provérbios 31:10 – “Mulher exemplar, quem a achará? Seu valor muito excede o de finas joias.”

1 Pedro 4:8 – “Acima de tudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.”

Efésios 5:31 – “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.”

1 Coríntios 7:3 – “O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.”

Colossenses 3:19 – “Maridos, amem suas mulheres e não sejam ríspidos com elas.”

Provérbios 5:18-19 – “Beba a água da sua própria cisterna, e das correntes do seu próprio poço. Que as suas fontes sejam só suas, nunca compartilhadas com estranhos.”

Mateus 19:6 – “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe.”

1 Coríntios 13:4-7 – “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Eclesiastes 4:12 – “Embora um possa ser vencido, dois poderão resistir juntos. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.”

Cantares de Salomão 4:9 – “Você me encantou, minha irmã, minha noiva; você me encantou com um de seus olhares, com uma volta de seu colar.”

1 João 4:12 – “Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.”

Gênesis 24:67 – “Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara, e ele a tomou por sua mulher. E Isaque a amou; e assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.”

Provérbios 31:11 – “O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.”

Efésios 5:25 – “Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela.”

1 Coríntios 11:11 – “No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher.”

Colossenses 3:18 – “Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, pois assim como em Cristo está a sujeição da igreja, assim também as mulheres devem se submeter em tudo a seus maridos.”

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!