17 versículos-chave sobre circunstância que mostram que as dificuldades são passageiras

Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado…Gênesis 17:12. Podemos afirmar que esse é um dos versículos sobre circuncisão mais relevante da Bíblia. E, aqui temos a certeza que o ato da circuncisão foi estabelecida pelo próprio Deus e, quem não fosse circuncidado não era considerado Judeu.

Tratando-se de um dos termos mais citados nas Sagradas Escrituras, a expressão circuncisão costuma despertar curiosidade em muitos cristãos e, possivelmente, você também deve estar se perguntado agora o que é circuncisão na Bíblia, não é mesmo? então, a circuncisão era uma cirurgia feita em todas as crianças judaica pertencente ao sexo masculino, no seu oitavo dia de vida.

O termo circuncidar, quer dizer “cortar ao redor”. Assim, nada mais é que uma pequena cirurgia onde é cortado a pele do órgão genital.

Passagens bíblicas sobre circuncisão na Bíblia e o sinal da aliança

Mas afinal, para que serve a circuncisão na Bíblia? o livro de Gênesis 17:10, nos dá uma explicação clara a respeito disso, veja: “Es­ta é a minha alian­ça com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circun­cidados na carne”.

Contudo, diante deste texto, entendemos que a circuncisão era um sinal da aliança entre Deus e o seu povo. Quando lemos outros versículos sobre circuncisão na Bíblia, à exemplo de Gênesis 17:9-14; Atos 7:8, vemos que a circuncisão era exigida de todos os descendentes de Abraão, porque o Senhor havia feito uma aliança com ele e, esse ato, representava exatamente isso. Mas, apenas os homens eram circuncidados, isso porque o homem era tido como o líder espiritual de sua casa.

O que a Bíblia diz sobre a circuncisão?

A seguir, você irá conferir os principais versículos bíblicos sobre circuncisão, mostrando que esse ato era um sinal que a pessoa verdadeiramente era descendente de Abraão e que fazia parte da aliança, de acordo com Gênesis 17:9-11.

Em Jesus nem circuncisão têm efeito algum
Gálatas 5:6

Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Romanos 3:30 – visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos.

Nele também vocês foram circuncidados
Colossenses 2:11-12

Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Gálatas 5:2-4 – Ouçam bem o que eu, Paulo, tenho a dizer: Caso se deixem circuncidar, Cristo de nada lhes servirá. De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar que ele está obrigado a cumprir toda a Lei. Vocês, que procuram ser justificados pela Lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.

A circuncisão tem valor se você obedece à Lei
Romanos 2:25-29

A circuncisão tem valor se você obedece à Lei; mas, se você desobedece à Lei, a sua circuncisão já se tornou incircuncisão. Se aqueles que não são circuncidados obedecem aos preceitos da Lei, não serão eles considerados circuncidados? Aquele que não é circuncidado fisicamente, mas obedece à Lei, condenará você que, tendo a Lei escrita e a circuncisão, é transgressor da Lei. Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física. Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela Lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Lucas 2:21 – Completando-se os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, o qual lhe tinha sido dado pelo anjo antes de ele nascer.

Alian­ça marcada no corpo
Gênesis 17:12-13

Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado, tanto os nasci­dos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros e que não forem descen­dentes de vocês. Sejam nascidos em sua casa, sejam com­prados, terão que ser circuncidados. Minha alian­ça, marcada no corpo de vocês, será uma aliança perpétua.

Gênesis 21:4 – Quando seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado.

A circuncisão como selo da justiça
Romanos 4:9-12

Destina-se essa felicidade apenas aos circuncisos ou também aos incircuncisos? Já dissemos que, no caso de Abraão, a fé lhe foi creditada como justiça. Sob quais circunstâncias? Antes ou depois de ter sido circuncidado? Não foi depois, mas antes! Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que creem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles; e é igualmente o pai dos circuncisos que não somente são circuncisos, mas também andam nos passos da fé que teve nosso pai Abraão antes de passar pela circuncisão.

1 Coríntios 7:19 – A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.

Não desfaça a sua circuncisão
1 Coríntios 7:17-18

Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas. Foi alguém chamado quando já era circuncidado? Não desfaça a sua circuncisão. Foi alguém chamado sendo incircunciso? Não se circuncide.

João 7:22 – No entanto, porque Moisés deu a vocês a circuncisão (embora, na verdade, ela não tenha vindo de Moisés, mas dos patriarcas), vocês circuncidam no sábado.

A minha alian­ça
Gênesis 17:10

Es­ta é a minha alian­ça com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circun­cidados na carne.

Levítico 12:3 – No oitavo dia o menino terá que ser circuncidado.

A aliança da circuncisão
Atos dos Apóstolos 7:8

E deu a Abraão a aliança da circuncisão. Por isso, Abraão gerou Isaque e o circuncidou oito dias depois do seu nascimento. Mais tarde, Isaque gerou Jacó, e este os doze patriarcas.

Gênesis 17:13 – Sejam nascidos em sua casa, sejam com­prados, terão que ser circuncidados. Minha alian­ça, marcada no corpo de vocês, será uma aliança perpétua.

O homem que se deixa circuncidar
Gálatas 5:3

De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar que ele está obrigado a cumprir toda a Lei.

Circuncisão no Novo Testamento

Saindo do Antigo Testamento e indo para o Novo, vemos que nas cartas do apóstolo Paulo, o termo “circuncisão” recebeu um novo significado: “circuncisão do coração”, que representa uma conversão pura, com a fé que atua pelo amor e obediência a Cristo.

Observe o que diz o apóstolo Paulo, em Romanos 2:29: “Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus”.

Contudo, no Novo Testamento, vemos que o Senhor renovou a sua aliança com os crentes: Ele instituiu o batismo! sim, como uma marca que somos Seus filhos. Sendo assim, a circuncisão hoje, é o batismo (Mateus 28:19), que trata-se da nova aliança com Deus, de acordo com Colossenses 2:11-12.

O que importa é ser uma nova criação

Além dessa passagem, a Bíblia também destaca outros versículos que falam sobre circuncisão, como 1 Coríntios 7:19, por exemplo, revelando que – a circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é, porque o que importa é obedecer os mandamentos de Deus.

Em conformidade com Gálatas 6:15, de nada vale ser circuncidado ou não. Pois, o que importa na verdade é ser uma nova criação. Ou seja, quando o coração não é voltado para Jesus, uma marca no corpo não possui valor algum.

Mas, a boa notícia para nós hoje, é que todo aquele que é salvo por Cristo Jesus tem uma circuncisão espiritual: a marca no seu coração de fidelidade, obediência e dedicação total ao Senhor!

Agora que você já sabe o motivo pelo qual o Senhor ordenou que todo descendente Abrão fosse circuncidado, te sugerimos a conferir também os 15 versículos sobre ALIANÇA com Deus e seus efeitos

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!