Versículos sobre Segredo

Na Bíblia, há vários versículos que falam sobre segredo. Segredo é aquilo que não deve ser contado, que é secreto.

Um bom segredo, jamais deve ser contado antes de acontecer, ou seja, se você pretende fazer algo especial, não é bom sair contando o que você vai fazer, pois os mais espetos podem acabar roubando suas ideias.

Os dons que recebemos de Deus, nem todos eles devemos contar, há alguns que deve ser mantido em segredo, entre você e Deus. Relembra a história bíblica de Sansão, Deus deu a ele um grande dom muito especial, que era sua força gigante. Segundo o texto bíblicos, o segredo da força de Sansão estava em seu cabelo, porém, se cortasse, ele perderia toda sua força, e foi isso que aconteceu ao contar seu segredo de sua força para Dalila. Observando o texto bíblico, não era para Sansão contar o segredo de sua força, de seu dom que Deus deu, pois deveria ser secreto entre ele e Deus, mas ele acabou contando e teve uma história muito triste no final.

Entenda, se uma pessoa te conta um segredo, é porque ela confia em você, sabe que você é de total confiança. Mas, se você não guardar nenhum segredo, ninguém confiará em você, sua confiança será desprezada por muitos.

É muito difícil uma pessoa conseguir segurar um segredo, pois dominar a língua não é nada fácil, principalmente quando se perde o freio dela. Mas é preciso se esforçar, para não se prejudicar. Afinal, quem fala demais, acaba descobrindo coisas que não devia.

Alguns segredos que não devemos guardar, ou esconder, são os nossos pecados, nossos erros. Quem tem muitos pecados mantidos em segredo, devem se confessar, para receber o perdão de Deus.

Se uma pessoa vier te contar um segredo, à respeito de um erro que ela cometeu, pecado, etc, você não pode ser cúmplice do erro dela, mas também não pode sair comentando o que ela te disse, pois isso é considerado fofoca, e não é bom falar mal ou caçoar dos erros dos outros, pois Deus não se agrada com isso.

Todos nós vivemos uma vida cheia de segredo, de bons e ruins. Devemos considerar os bons, já os ruins, devemos orar e pedir perdão para Deus, pois certamente eles não são nada bons.

Vamos aos versículos abaixo:

Provérbios 11:13 – “Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo”.

Filipenses 4:12 – “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade”.

Mateus 6:4 – “de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará”.

Juízes 16:18 – “Quando Dalila viu que Sansão lhe tinha contado todo o segredo, enviou esta mensagem aos líderes dos filisteus: “Subam mais esta vez, pois ele me contou todo o segredo”. Os líderes dos filisteus voltaram a ela levando a prata”.

Jó 4:12 – “Disseram-me uma palavra em segredo, da qual os meus ouvidos captaram um murmúrio”.

Provérbios 20:19 – “Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais”.

Provérbios 21:14 – “O presente que se faz em segredo acalma a ira, e o suborno oferecido às ocultas apazigua a maior fúria”.

Provérbios 25:9 – “Procure resolver sua causa diretamente com o seu próximo e não revele o segredo de outra pessoa”.

Jeremias 13:17 – “Mas, se vocês não ouvirem, eu chorarei em segredo por causa do orgulho de vocês. Chorarei amargamente, e de lágrimas os meus olhos transbordarão, porque o rebanho do Senhor foi levado para o cativeiro”.

João 7:4 – “Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo”.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *