A Bíblia Sagrada destaca diversos versículos sobre liderança, e nela encontramos grandes exemplos de líderes que eram humildades, honestos, capacitados e tinham muito respeito por todos, à exemplo de Moisés e Josué. De acordo com a palavra de Deus, eles nunca faziam o que eles queriam, mas sim o que o Senhor ordenava para eles fazerem.
Sendo assim, a boa e verdadeira liderança é aquela que apresenta humildade, responsabilidade e respeito com todas as pessoas. É importante lembrar que liderar não é mandar nos outros; afinal, nenhum líder consegue caminhar sozinho. Entenda que liderar é inspirar, ensinar, guiar ou preparar pessoas para que elas possam se desenvolver, isto é, motivá-las a crescerem também.
Na Bíblia, o nosso maior exemplo de liderança foi de Jesus, pois ele ensinava com todo amor e humildade, e era amigo de todos. Entretanto, vale ressaltar que um líder verdadeiro precisa estar sujeito ao Grande Líder “JESUS CRISTO”.
Versículos que falam sobre liderança para inspirar o líder que há dentro de você
Você sabia que todos nós estamos debaixo de liderança em alguma altura da vida? acredite, isso é verdade. Por tanto, devemos obedecer e dar honra aos líderes, afinal seu trabalho é muito difícil e com certeza eles precisam muito de nossas orações.
A seguir, você irá conferir os 20 melhores versículos sobre liderança, que podem ajudar você a ser um bom líder. Acompanhe abaixo:
Tudo sobre liderança na Bíblia Sagrada
Vocês sabem que os governantes das nações
Mateus 20:25-28
Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Hebreus 13:7 – “Lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé”.
Obedeçam os líderes
Hebreus 13:17
Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria, não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.
Êxodo 22:28 – “Não blasfemem contra Deus nem amaldiçoem uma autoridade do seu povo”.
Os presbíteros que lideram bem a igreja
1 Timóteo 5:17
Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino.
1 Timóteo 5:17 – “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino”.
Os líderes
Eclesiastes 10:16-17
Pobre da terra cujo rei é jovem demais e cujos líderes fazem banquetes logo de manhã. Feliz é a terra cujo rei é de origem nobre, e cujos líderes comem no devido tempo para recuperar as forças, e não para embriagar-se.
Lucas 6:31 – “Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles”.
Vocês têm um só Chefe
Mateus 23:10-11
Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. O maior entre vocês deverá ser servo”.
Deuteronômio 1:13 – “Escolham homens sábios, criteriosos e experientes de cada uma de suas tribos, e eu os colocarei como chefes de vocês”.
Os líderes do povo
Êxodo 18:24-26
Moisés aceitou o conselho do sogro e fez tudo como ele tinha sugerido. Escolheu homens capazes de todo o Israel e colocou-os como líderes do povo: chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Estes ficaram como juízes permanentes do povo. As questões difíceis levavam a Moisés; as mais simples, porém, eles mesmos resolviam”.
2 Timóteo 2:15 – “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”.
Os presbíteros que há entre vocês
1 Pedro 5:1-4
Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo como alguém que participará da glória a ser revelada: pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.
2 Crônicas 15:7 – “Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado”.
Tenha domínio próprio
Tito 1:6-9
É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.
Filipenses 2:3 – “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos”.
Seja irrepreensível
1 Timóteo 3:2-7
É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo.
Provérbios 15:22 – “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros”.
Ele designou para preparar os santos à obra
Efésios 4:11-13
E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
Provérbios 16:32 – “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”.
Quem quiser ser importante, deverá ser servo
Mateus 20:26-28
Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".
1 Tessalonicenses 5:12-13 – “Agora pedimos a vocês, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros”.
Considerem os outros superiores a vocês
Filipenses 2:3-4
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.