20 versículos sobre festas mundanas para desviar do que é mau e mundano

Muitos cristãos desejam saber o que a Bíblia diz sobre festas mundanas. Entretanto, logo quando procuramos os versículos sobre festas mundanas, podemos entender que se trata de festas que não agradam a Deus, porque tocam músicas mundanas (seculares) e rolam de tudo, como por exemplo:

  • Drogas
  • Bebidas
  • Prostituição
  • Homosexualismo
  • Lesbialismo
  • Sensualismo
  • Sexo
  • Brigas

Mas, com certeza você deve estar se perguntando agora: “o que é mundanismo”? então, de acordo com algumas fontes, a expressão “mundo” surgiu da origem latim mundãnus e faz referência ao mundo ou aquilo que há nele.

Veja também: Qual o significado do CARNAVAL na Bíblia? entenda porque os crentes não devem participar

Sem dúvida, o homem que abraça o mundanismo rejeita as ordenanças do Senhor, ou seja, vive da forma que bem entender. A pessoa que age dessa maneira, é:

  • Egoísta
  • Sem amor
  • Autossuficiente
  • Rejeita a Deus
  • Sem temor

É claro que não vamos encontrar na Bíblia nenhuma passagem que fale sobre festas de rock, forró, funk, axé ou qualquer outro estilo, mas podemos sim encontrar vários versículos sobre festas mundanas, à exemplo de 1 João 2:15-17, Tiago 4:4, Gálatas 5:19-21; ou seja, todos esses versículos são relevantes e nos exortam a ficar longe do mundanismo e rejeitar tudo o que ele oferece.

Por que não podemos ir a festas se Jesus também ia?

Então, essa é uma das desculpas de muitos crentes; isto é, pelo fato de Jesus ter ido em algumas festas, muitos acham que podemos ir. Para começo de conversa, Jesus ia a festas de casamento. Ainda, também naquele tempo não tinha festas como tem hoje, justamente por causa da evolução do mundo, quer dizer, evoluiu para pior. Entretanto, à luz da Bíblia, podemos afirmar que essas festanças não foram criadas por Deus, mas sim pelo homem, porque só oferecem aquilo que está voltado para o pecado (o que não presta).

Jesus é Santo! acredite, Ele nunca iria há uma festa de rock, de funk ou de forró. Mesmo que você o convidasse, Ele não iria. A verdade, é que você não pode chamar Cristo para andar em um caminho errado, mas Ele pode te convidar a andar no caminho certo. Veja o que texto diz em 1 João 2:6: “aquele que afirma que permanece nele deve andar como ele andou”.

Contudo, estamos diante de um dos versículos sobre festas mundanas mais relevantes da Bíblia, porque nos traz uma mensagem muito clara e de grande edificação para nós. Aqui em 1 João 2:6, entendemos que se você não anda nos caminhos de Jesus, obviamente não está agradando a Ele. Assim, você nunca iria agradar a Deus numa festa mundana; esse é o fato!

No livro de Salmos 1:1, diz o seguinte: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores”! Por tanto, mesmo que na festa você não faça nada, como ingerir bebidas alcoólicas, se prostituir, fazer o uso de drogas, entre outros; de qualquer maneira estará em maus caminhos, porque só de você estar presente nessas festas, já é errado!

Versículos que falam sobre festas mundanas

Então, como foi falado no início do texto, muitos aceitam que os crentes participem de festas mundanas, como carnaval, São João (festas juninas) ou qualquer outro tipo de festa ou evento; no entanto, eles sempre usam o exemplo de que Jesus esteve nos piores círculos da sociedade (entre pecadores).

Então, a resposta é que isso é verdade mas, há uma importante diferença: Jesus fazia a obra de Deus ali; ou seja, Ele não participava desse tipo de evento como mais um participante, porque Ele tinha objetivos espirituais indo àqueles eventos. Mas, para que este estudo fique ainda mais claro para você, decidimos trazer os principais versículos bíblicos sobre festas mundanas, para que você fique ainda mais vigilante e em constante oração (Mateus 26:41).

Tudo sobre mundanismo na Bíblia

Não amem o mundo
1 João 2:15-17

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

1 Coríntios 10:12 – “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia”!

Se abstenham dos desejos carnais
1 Pedro 2:11
    
Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

Colossenses 2:8 – “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo”.

As obras da carne
Gálatas 5:19-21
    
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Gálatas 6:14 – “Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo”.

Quem é amigo do mundo, é inimigo de Deus
Tiago 4:4
    
Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

João 17:15 – “Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno”.

Porque ainda são carnais   
1 Coríntios 3:3 

Porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos"?

João 15:18-19 – “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia”.

Ela nos ensina a renunciar
Tito 2:12    

Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente.

1 Coríntios 3:4 – Pois, quando alguém diz: “Eu sou de Paulo” e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos?

Não usem a liberdade para fazer o mal
1 Pedro 2:16
    
Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

1 Coríntios 10:31 – “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.

Nem tudo convém
1 Coríntios 10:23
    
"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.

2 Coríntios 1:17 – “Quando planejei isso, será que o fiz levianamente? Ou será que faço meus planos de modo mundano, dizendo ao mesmo tempo “sim” e “não”?

Vigiem e orem
Mateus 26:41
    
"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."

1 João 2:2 – “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo”.

Obras infrutíferas das trevas
Efésios 5:11
    
Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.

Mateus 18:6 – “Mas, se alguém fizer cair no pecado um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar”.

Entrem pela porta estreita
Mateus 7:13-14
     
Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.

O servo de Deus está no mundo, mas não pertence a esse mundo. Lembre-se, o cristão deve permanecer firme e fiel ao Senhor, seguindo seus mandamentos (1 Coríntios 10:12). Busque sempre desviar daquilo que é mau e mundano, com todo cuidado.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!