Versículos sobre Fanatismo

Fanatismo é uma palavra bastante conhecida no meio evangélico e, esse tema geralmente costuma ser pregado nos cultos de ensinamentos ou Escola Dominical.

Para entender melhor o que significa fanatismo, nada mais é que os intolerantes e preconceituosos que não suportam as diferenças. Por tanto, tudo em exagero é pecado, e a palavra de Deus nos orienta a respeito disso: “Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir a você mesmo?” (Eclesiastes 7:16). Nesse versículo, a palavra de Deus afirma que não é bom o cristão querer ser certo demais ou mostrar ser mais crente que os outros, ou, mostrar-se ter mais conhecimento, pois quem age assim, exalta a si próprio.

Por falta de conhecimento, muitos deixam o fanatismo tomar conta  e, sem dúvida, isso acaba prejudicando não só a igreja – mas também o crescimento da glória de Deus.

No livro de Marcos 16:15, a palavra de Deus diz para pregarmos o evangelho: “E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. No entanto, muitos querer anunciar as boas novas, mas, estão fazendo o contrário; entrando em debates, sendo preconceituosos, violentos na defesa dos seus pontos de vista.

Em Oséias 4:6, o Senhor diz: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram
o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos”.

Por tanto, busque sempre ensinar a palavra de Deus com amor, com humildade e respeito as diferenças do seu próximo, seguindo os mesmos exemplos de Jesus, ou seja, não importa qual for a religião do seu próximo, mas pregue a palavra de Deus com respeito, sem debater. Na dúvida, é sempre bom convidar a pessoa para ir nos cultos, é uma das melhores maneiras de evangelizar sem causar contrariedade.

Abaixo, destacamos alguns versículos bíblicos que falam sobre fanatismo. Veja:

Eclesiastes 7:16-17 – “Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir a você mesmo?
Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo”?

Romanos 3:10 – “Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer”.

Provérbios 3:21 – “Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista”.

Romanos 2:1 – “Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando você mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas”.

Mateus 23:27-28 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade”.

1 Timóteo 6:11 – “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão”.

1 Coríntios 6:12 – “”Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine”.

2 Pedro 1:6 – “ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade”.

1 Coríntios 4:1 – “Portanto, que todos nos considerem servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus”.

Mateus 7:3-5 – “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”.

Mateus 7:15 – “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores”.

Mateus 22:18 – “Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: “Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova”?

Provérbios 24:23 – “Aqui vão outros ditados dos sábios: Agir com parcialidade nos julgamentos não é nada bom”.

Atos dos Apóstolos 10:28 – “e lhes disse: “Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se a um gentio ou mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum”.

Provérbios 14:15 – “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa”.

Provérbios 19:2 – “Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho”.

Romanos 12:16 – “Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos”.

Isaías 5:21 – “Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião”!

Tiago 1:19 – “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se”.

Lucas 19:10 – “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

Tiago 3:2 – “Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo”.

Provérbios 17:27 – “Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno”.

Eclesiastes 5:3 – “Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo”.

Provérbios 10:19 – “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!