Versículos sobre Fanatismo

O que significa fanatismo? Pode ter vários significados, um deles é o sentimento de cuidado excessivo que pode levar a intolerância religiosa. Para os cristãos, fanatismo religioso pode significar – pessoas que querem ser sábias demais, ou seja, que se acham mais conhecedoras da palavra de Deus ou de assuntos semelhantes, e que também estão convencidas de que as suas ideias são as melhores e as únicas válidas, quer dizer, que desprezam as opiniões dos demais.

Como identificar um crente fanático? Se descobre pelo seu comportamento, que se acha que as suas crenças são as únicas válidas e verdadeiras, como também vivem perseguindo quem não crê no mesmo que eles e que não segue as suas doutrinas.

Tudo em exagero é pecado? Provavelmente, o cristão que exagera demais, pode acabar desagradando a Deus pelo seu comportamento desequilibrado. Quem muito fala, muitas vezes acaba errando muito, e sem dúvida, pode falar algo que Deus não gosta. O verdadeiro sábio, não precisa demonstrar que sabe, ele fala pouco, e as suas poucas palavras valem por todas. É melhor surpreender as pessoas, não demonstrando tanto quem você é, do que demonstrar que sabe muito, e bancar um desentendido.

O que a bíblia diz sobre exagero? Tudo que é demais faz mal. O texto bíblico nos orienta sobre os pecados do exagero. Ser crente fanático, fora do comum, não é certo. Falar demais, também não é bom. Comer e ber de maneira exagerada, também não é correto. Ou seja, tudo que está a frente do normal, desagrada o Senhor.

Não sejas demasiadamente justo: Não podemos exagerar demonstrando que de tudo nós sabemos, às vezes, o cristão que vive querendo chamar a atenção das pessoas demonstrando que os seus conhecimentos são os maiores e únicos, acaba fazendo com que o próximo toma raiva dele mesmo, ou seja, as pessoas acabam não dando muito importância pelo que ele fala, e desprezam suas palavras, simplesmente por achar chato demais. Ainda assim, quando o crente passa a ser muito fanático, ele passa a receber nome de louco, de crente iludido, ou até mesmo acaba dando espaço para uma enfermidade psicológica dominar-se. É preciso ter cuidado, principalmente os novos convertidos na igreja, para não se exagerar tanto, crente fanático, pode sim desagradar a Deus, por querer se exaltar demais, desprezando e criticando as opiniões dos outros, ou viver perseguindo quem não é evangélico, o forçando a ser cristão.

Para te ajudar ainda mais no estudo da palavra de Deus, destacamos alguns versículos bíblicos sobre o fanatismo, para você meditar, guardar e aplicar os ensinamentos do Senhor. Acompanhe:

Eclesiastes 7:16-17 – “Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir a você mesmo?
Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo”?

Romanos 3:10 – “Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer”.

Provérbios 3:21 – “Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista”.

Romanos 2:1 – “Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando você mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas”.

Mateus 23:27-28 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade”.

1 Timóteo 6:11 – “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão”.

1 Coríntios 6:12 – “”Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine”.

2 Pedro 1:6 – “ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade”.

1 Coríntios 4:1 – “Portanto, que todos nos considerem servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus”.

Mateus 7:3-5 – “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”.

Mateus 7:15 – “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores”.

Mateus 22:18 – “Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: “Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova”?

Provérbios 24:23 – “Aqui vão outros ditados dos sábios: Agir com parcialidade nos julgamentos não é nada bom”.

Atos dos Apóstolos 10:28 – “e lhes disse: “Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se a um gentio ou mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum”.

Provérbios 14:15 – “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa”.

Provérbios 19:2 – “Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho”.

Romanos 12:16 – “Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos”.

Isaías 5:21 – “Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião”!

Tiago 1:19 – “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se”.

Lucas 19:10 – “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

Tiago 3:2 – “Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo”.

Provérbios 17:27 – “Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno”.

Eclesiastes 5:3 – “Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo”.

Provérbios 10:19 – “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato”.