Os 33 versículos da Bíblia que falam sobre chuva

A Bíblia diz que Deus controla toda a natureza, e os tempos de chuva ou de seca são determinados pela Sua ordem (Jó 37:15, e 1 Reis 18:1).

Mas, para você, o que a chuva representa na Bíblia? Na verdade, as chuvas servem de testemunhas sobre a existência do “Deus Vivo”. E o poder de Deus é manifestado através dos trovões, dos relâmpagos e também dos fortes ventos. Ou seja, quando Deus manda chuva sobre a terra, “Ele paralisa o trabalho de cada homem, a fim de que todos os que ele criou conheçam a sua obra (Jó 37:7)”.

As chuvas de bênçãos de Deus, também demonstram o seu amor e a sua rica bondade, conforme está registrado no livro de Atos dos Apóstolos 14:17. O Senhor manda chuva não só para os justos, mas para todas as pessoas (Mateus 5:45).

A falta de chuva, ou chuva fora de época, pode significar o distanciamento do homem de Deus, ou desobediência à sua palavra. Além disso, a falta de cuidados com a natureza, pode ainda estar relacionado a isso. Mas, a palavra do Senhor diz: “Se vocês seguirem os meus decretos, obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, eu mandarei a vocês chuva na estação certa” (Levítico 26:3-4).

No entanto, nem sempre a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, costuma produzir erva. Às vezes, a terra regada pode sim produzir espinhos e abrolhos. Então, espiritualmente falando, os cristãos que foram iluminados, e provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, é como: “A terra, que absorve a chuva que cai frequentemente e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus – Hebreus 6:7”. Assim, Se não produzirem os frutos do espírito, mas se afastarem da verdade, será como: “A terra que produz espinhos e ervas daninhas, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser queimada” – Hebreus 6:8. Resumindo, esses hão de ser queimados, igualmente um campo que só produz espinhos, segundo (Hebreus 6:4-8).

A palavra chuva é mencionada na Bíblia em diversas passagens e, neste artigo, você vai conferir os principais versículos que falam de chuvas – para você estudar e crescer espiritualmente em Deus. Confira:

Chuvas na Bíblia

Gênesis 2:5 – “ainda não tinha brotado nenhum arbusto no campo, e nenhuma plan­ta havia germinado, porque o ­Senhor Deus ainda não tinha feito chover sobre a terra, e tam­bém não havia ho­mem para cultivar o solo”.

Jó 37:5-11 – “A voz de Deus troveja maravilhosamente; ele faz coisas grandiosas, acima do nosso entendimento. Ele diz à neve: ‘Caia sobre a terra’, e à chuva: ‘Seja um forte aguaceiro’. Ele paralisa o trabalho de cada homem, a fim de que todos os que ele criou conheçam a sua obra. Os animais vão para os seus esconderijos e ficam nas suas tocas. A tempestade sai da sua câmara, e dos ventos vem o frio. Sopro de Deus produz gelo, e as vastas águas se congelam. Também carrega de umidade as nuvens, e entre elas espalha os seus relâmpagos”.

Zacarias 10:1 – “Peça ao Senhor chuva de primavera, pois é o Senhor quem faz o trovão, quem envia a chuva aos homens e lhes dá as plantas do campo”.

Levítico 26:3-4 – “Se vocês seguirem os meus decretos, obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, eu mandarei a vocês chuva na estação certa, e a terra dará a sua colheita e as árvores do campo darão o seu fruto”.

Salmos 147:8 – “Ele cobre o céu de nuvens, concede chuvas à terra e faz crescer a relva nas colinas”.

Jó 5:9-10 – “Ele realiza maravilhas insondáveis, milagres que não se pode contar. Derrama chuva sobre a terra e envia água sobre os campos”.

Deuteronômio 28:12 – “O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações e de nenhuma tomarão emprestado”.

Jó 36:27 – “Ele atrai as gotas de água, que se dissolvem e descem como chuva para os regatos”.

Jó 37:6 – “Ele diz à neve: ‘Caia sobre a terra’, e à chuva: ‘Seja um forte aguaceiro”.

Jó 38:25 – “Quem é que abre um canal para a chuva torrencial, e um caminho para a tempestade trovejante”.

Salmos 135:7 – “Ele traz as nuvens desde os confins da terra; envia os relâmpagos que acompanham a chuva e faz que o vento saia dos seus depósitos”.

Eclesiastes 11:3 – “Quando as nuvens estão cheias de água, derramam chuva sobre a terra. Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, onde cair ficará”.

Isaías 30:23 – “Ele também mandará a você chuva para a semente que você semear, e a terra dará ali­mento rico e farto. Naquele dia, o seu gado pastará em grandes prados”.

Isaías 55:10 – “Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente
para o semeador e pão para o que come”.

Atos dos Apóstolos 14:17 – “Contudo, Deus não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e um coração cheio de alegria”.

Hebreus 6:7 – “Pois a terra, que absorve a chuva que cai frequentemente e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus”.

Tiago 5:18 – “Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos”.

Levítico 26:4 – “eu mandarei a vocês chuva na estação certa, e a terra dará a sua colheita e as árvores do campo darão o seu fruto”.

Deuteronômio 11:14 – “então, no devido tempo, enviarei chuva sobre a sua terra, chuva de outono e de primavera, para que vocês recolham o seu cereal e tenham vinho novo e azeite”.

Mateus 5:45 – “para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”.

1 Samuel 12:18 – “Então Samuel clamou ao Senhor, e naquele mesmo dia o Senhor enviou trovões e chuva. E assim todo o povo temeu grandemente ao Senhor e a Samuel”.

1 Reis 8:35 – “Quando se fechar o céu e não houver chuva por haver o teu povo pecado contra ti e, se o teu povo, voltado para este lugar, invocar o teu nome e afastar-se do seu pecado por o haveres castigado”.

1 Reis 17:7 – “Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva”.

Tiago 5:17-18 – “Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos”.

1 Reis 18:1 – “Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: “Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra”.

1 Reis 18:41 – “E Elias disse a Acabe: “Vá comer e beber, pois já ouço o barulho de chuva pesada”.

Jeremias 14:22 – “Entre os ídolos inúteis das nações, existe algum que possa trazer chuva? Podem os céus, por si mesmos, produzir chuvas copiosas? Somente tu o podes, Senhor, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas”.

Ezequiel 34:26 – “Eu as abençoarei e abençoarei os lugares em torno da minha colina. Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos”.

Isaías 45:8 – “Vocês, céus elevados, façam chover justiça; derramem-na as nuvens. Abra-se a terra, brote a salvação, cresça a retidão com ela; eu, o Senhor, a criei”.

Jó 29:23 – “Esperavam por mim como quem espera por uma chuvarada e bebiam minhas palavras como quem bebe a chuva da primavera”.

2 Crônicas 6:26 – “Quando se fechar o céu e não houver chuva por haver o teu povo pecado contra ti e o teu povo, voltado para este lugar, invocar o teu nome e afastar-se do seu pecado por o haveres castigado”.

Jeremias 51:16 – “Ao som do seu trovão, as águas no céu rugem; ele faz com que as nuvens se levantem desde os confins da terra. Ele faz relâmpagos para a chuva e faz sair o vento de seus depósitos”.

Mateus 5:45 – “para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!