37 textos bíblicos sobre sonhos que mostram que Deus fala por visões, sonhos e revelações

A Bíblia é a palavra de Deus e é por meio dela que Ele fala Conosco. Mas, é útil lembrar que o Senhor fala conosco de várias formas, isto é, através do louvor, pregação, testemunho, oração, e claro; através dos “sonhos”. Sim, Deus usava (e usa) muito essa maneira para falar com o seu povo, reis e imperadores da Bíblia, e há vários versículos sobre sonhos que nos traz esta afirmação, como Gênesis 37, Gênesis 41, Daniel 2, Mateus 1, por exemplo.

No entanto, assim como Deus falava antes com os seus servos através dos sonhos, saiba que hoje não é diferente. Ou seja, Deus continua falando conosco por meio de sonhos e visões.

Agora, é importante ressaltar que nem todos os sonhos têm significado; é o que nós chamados de fruto da nossa imaginação. Mas, os sonhos que verdadeiramente vêm de Deus, eles são diferentes.

Veja também: Estudo e explicação de Provérbios 13:20 (Aquele que anda com os sábios será sábio)

Ainda, há também sonhos espirituais que podem não ser de Deus. Esses sonhos, no entanto, podem nos enganar e nos afastar da presença do Senhor. Eles devem ser rejeitados. Contudo, para que não venhamos ser enganados, precisamos ter o conhecimento da palavra de Deus para discernir se os sonhos são realmente dEle ou não. E claro, isso também vale para não sermos enganados por falsos profetas, pois há muitos versículos sobre sonhos na Bíblia que nos orienta acerca disso, e um deles é Jeremias 23:25-26.

Versículos bíblicos sobre sonhos para refletir no que a palavra de Deus diz

De acordo com Atos dos Apóstolos 2:17, um dos principais versículos sobre sonhos na Bíblia, diz que nos últimos dias, os velhos terão sonhos, os filhos profetizarão e os jovens terão visões. Quem falou isso foi o apóstolo Pedro, conforme o Senhor havia revelado.

Saiba que, tanto ter visões quanto revelações e sonhos de Deus, trata-se de um dom espiritual. Na Bíblia, alguns sonhavam. Já outros, tinha visões ou revelações. E também tinham aqueles que sabiam interpretar os sonhos, à exemplo de Daniel e José.

Agora, de revelações a sonhos comuns e interpretações, confira os melhores versículos bíblicos sobre sonhos, e saiba se o Senhor está falando contigo em sonhos, porque essa é uma forma que ele usa para falar com o seu povo. Segue a lista por temas!

Versículos sobre sonhos para ensinar em cultos doutrinários 

Trata-se de um tema bastante importante e, podemos afirmar que no culto de ensinamento – o seu conhecimento irá se aprofundar ainda mais, recebendo de Deus o conhecimento, para discernir aquilo que vem de Deus e o que não vem. Afinal, muitas pessoas, até mesmo alguns crentes, são enganados por falsos profetas. Assim, ter o conhecimento bíblico para discernir os sonhos ou profecias, dentre outros, é fundamental para não cairmos nas ciladas do inimigo.

Falsos profetas
Deuteronômio 13:1-4

"Se aparecer no meio de vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e anunciar a vocês um sinal miraculoso ou um prodígio, e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: 'Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los', não deem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma. Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele.

Jeremias 23:25-26 – “Ouvi o que dizem os profetas, que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: ‘Tive um sonho! Tive um sonho!’ Até quando os profetas continuarão a profetizar mentiras e as ilusões de suas próprias mentes?

Contra os que profetizam sonhos falsos
Jeremias 23:32

Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos", declara o Senhor. "Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem os autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo", declara o Senhor.

Eclesiastes 5:3 – Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo.

Sonhos absurdos
Eclesiastes 5:7

Em meio a tantos sonhos absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus.

Salmos 126:1 – Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.

O profeta que tem um sonho
Jeremias 29:11 

O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha com o trigo? ", pergunta o Senhor.

1 Reis 3:15 – Então Salomão acordou e percebeu que tinha sido um sonho. A seguir voltou a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, sacrificou holocaustos e apresentou ofertas de comunhão. Depois ofereceu um banquete a toda a sua corte.

Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: "Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim".

— Gênesis 37:9

Comunicação entre Deus e seus filhos através de revelações

A palavra de Deus nos traz esta afirmação, que o Senhor usaria essa maneira para falar com os cristãos. Mas, é certo que Deus pode falar em sonhos com quem Ele quiser, independente de qual for a religião. Sim, dentre os mais conhecidos versículos que falam sobre sonhos, destacam que Deus usava essa forma para falar com reis ou imperadores que adoravam a outros deuses. Contudo, aquele que o Senhor desejar falar em sonhos, Ele falará.

Os jovens terão visões
Joel 2:28

"E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

Números 12:6 – E ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.

Derramarei do meu Espírito sobre todos
Atos dos Apóstolos 2:14-17

Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: "Homens da Judeia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar isto! Ouçam com atenção: estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã! Ao contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: " 'Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.

Daniel 1:17 – A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspec­tos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos.

Esses são os versículos sobre sonhos impactantes

Esses versículos vão edificar bastante a sua vida espiritual e te fazer refletir hoje mesmo.

Deus fala com Abimeleque em Sonho
Gênesis 20:3-7

Certa noite Deus veio a Abimeleque num sonho e lhe disse: "Você morrerá! A mulher que você tomou é casada". Mas Abimeleque, que ainda não havia tocado nela, disse: "Senhor, destruirias um povo inocente? Não foi ele que me disse: 'Ela é mi­nha irmã'? E ela também não disse: 'Ele é meu irmão'? O que fiz foi de coração puro e de mãos limpas". Então Deus lhe respondeu no sonho: "Sim, eu sei que você fez isso de coração puro. Eu mesmo impedi que você pecasse contra mim e por isso não lhe permiti tocá-la. Agora devol­va a mulher ao marido dela. Ele é profeta e orará em seu favor, para que você não morra. Mas, se não a devol­ver, esteja certo de que você e todos os seus morrerão".

Mateus 27:19 – Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: “Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele”.

Quando um homem sonha
Isaías 29:8

Como quando um homem faminto sonha que está comendo, mas acorda e sua fome continua; como quando um homem sedento sonha que está bebendo, mas acorda enfraquecido, sem ter saciado a sede. Assim será com as hordas de todas as nações que lutam contra o monte Sião.

Gênesis 37:5 – Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais.

O sonho e a interpretação de Gideão
Juízes 7:15

Quando Gideão ouviu o sonho e a sua interpretação, adorou a Deus. Voltou para o acampamento de Israel e gritou: "Levantem-se! O Senhor entregou o acampamento midianita nas mãos de vocês".

Jeremias 27:9 – Não ouçam os seus profetas, os seus adivinhos, os seus intérpretes de sonhos, os seus médiuns e os seus feiticeiros, os quais lhes dizem para não se sujeitar ao rei da Babilônia.

Porque os ídolos falam mentiras, os adivinhadores têm falsas visões, e contam sonhos enganadores; o consolo que trazem é vão. Por isso o povo vagueia como ovelhas, aflitas pela falta de um pastor.

— Zacarias 10:2

Deus realiza sonhos

Sim, Deus realiza sonhos. É certo que, todos nós temos planos mas, os planos de Deus para as nossas vidas são bem melhores, pois o que vem do Senhor é perfeito. E, quando nos esforçamos e conquistamos os nossos objetivos debaixo da palavra de Deus, sem dúvida permanece.

Consagre ao Senhor
Provérbios 16:3

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.

Provérbios 19:21 – Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.

Deus faz mais do que pedimos
Efésios 3:20 

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.

Salmos 37:4 – Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.

Busque o céu em primeiro lugar
Mateus 27:19

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Deus tem planos para nós
Jeremias 29:11

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.

Conheça também outros versículos bíblicos sobre sonhos

Sonhos absurdos
Eclesiastes 5:7

Em meio a tantos sonhos absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus.

Jó 4:13 – Em meio a sonhos perturbadores da noite, quando cai sono profundo sobre os homens.

Como um sonho
Salmos 126:1

Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.

Mateus 2:19 – Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito.

O profeta que tem um sonho
Jeremias 23:28

O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha com o trigo? ", pergunta o Senhor.

Mateus 2:12 – E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.

Ele consultou o Senhor
1 Samuel 28:6

Ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas.

Gênesis 42:9 – Lembrou-se então dos sonhos que tivera a respeito deles e lhes disse: “Vocês são espiões! Vieram para ver onde a nossa terra está desprotegida”.

Samuel perguntou a Saul: "Por que você me perturbou, fazendo-me subir? " Respondeu Saul: "Estou muito angustiado. Os filisteus estão me atacando e Deus se afastou de mim. Ele já não responde nem por profetas nem por sonhos; por isso o chamei para dizer-me o que fazer".

— 1 Samuel 28:15

Os versículos sobre sonhos na Bíblia nos mostram que Deus usa essa forma tanto para nos direcionar (Mateus 2:19-20, Mateus 27:19) quanto para nos confortar (Mateus 1:20, Juízes 7:15) e chamar a atenção, corrigir ou repreender (Gênesis 20, Mateus 27:19).

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!