Os 16 versículos de sonhos na Bíblia

A Bíblia revela que muitos homens cheio do Espírito Santo tiveram sonhos de Deus. Entretanto, no livro Sagrado, os sonhos são uma forma que o Senhor pode usar para falar com os seus seguidores.

É importante deixar claro que, nem todos os sonhos têm significado. Ou seja, com certeza você já deve de ter ouvido falar nos famosos sonhos fantasias, não é mesmo? Então, muitos desses sonhos que nós temos eles são frutos de nossa imaginação.

Entenda: muitas pessoas pensam que só porque elas sonharam com caixão, por exemplo, elas acham que alguém muito próximo a elas vão morrer. Porém, não é bem assim. Já outras, no entanto, pensam que só porque sonharam com uma cobra, vai acontecer uma traição no seu namoro ou casamento. Na verdade, Deus, Ele pode se revelar sim através de sonhos, mas, precisamos obter o discernimento do Senhor para saber se o sonho é realmente dEle ou não.

Como saber se o sonho é revelação de Deus?

Talvez você esteja se perguntando agora: como saber se o sonho é de Deus ou se é apenas um sonho fantasia? Bem, os sonhos que vêm da sua imaginação, são aqueles que você têm toda noite, isto é, os mais comuns. É importante destacar que, enquanto você dorme, o seu cérebro trabalha de uma maneira muito diferente, quer dizer, ele mistura suas “emoções, sentimentos, desejos, medos”, e com isso, ele cria os sonhos que temos. Ainda, tudo que você ver, ouve, sente ou pensa, ficam registrados no cérebro e transformam em vários filmes, com capítulos diferentes. Mas tudo fruto da imaginação.

Mas, há sonhos que verdadeiramente vêm do Senhor, os quais podemos chamar de “especial”. Entretanto, se você não tem certeza se o seu sonho veio de Deus, então, o que você deve fazer em primeiro lugar é orar. Agora, se você realmente acredita que o seu sonho é da vontade de Deus, provavelmente vai ter um sentido, porque Deus não é um Deus de confusão. Devemos deixar claro que, talvez você não receberá a resposta naquele momento, mas com certeza irá receber depois.

Como discernir os sonhos?

A resposta é bem simples: Bíblia e oração. Por tanto, é sempre bom analisar se seu sonho não está em desacordo com a Bíblia. Afinal, muitas pessoas são enganadas com isso. Contudo, antes de sair contando para todo mundo o que Deus te revelou no sonho, é sempre bom conversar primeiro com o pastor da sua igreja. Certamente, ele vai te ajudar.

Lembre-se, quando se fala em sonho espiritual, precisamos esclarecer uma coisa: Há sonhos que, verdadeiramente vem de Deus. Mas, há certos sonhos espirituais que não vem de Deus. Para quem não sabe, o diabo pode interferir em nossos nossos sonhos. A palavra de Deus diz que nós estamos no meio de uma batalha espiritual e, muitos dos pesadelos que temos, as vezes é obra do inimigo. Sendo assim, orientamos você orar e confiar no Senhor, e crer que Ele vai te proteger.

Significado dos sonhos

Tome muito cuidado com os falsos significados que um sonho pode ter. Muitas pessoas por aí acreditam que todo sonho tem um significado. E, como foi falado no início do texto, muitas vezes os sonhos não possuem nenhum sentido e, o que tem de revistas, livros e muitos sites falando só sobre isso, não é pouco. Geralmente, durante a madrugada, muitas pessoas acordam ansiosas para pesquisarem na internet os significados de seus sonhos. Entretanto, o crente precisa vigiar e ter muito cuidado com isso: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41).

Antes de conferir os versículos abaixo, você precisa saber que não pode colocar toda a sua esperança em sonho que teve. Na verdade, devemos colocar a nossa fé e a nossa confiança somente na palavra do Senhor. Por tanto, tome bastante cuidado, pois você pode estar confiando em algo e esquecendo de confiar em Deus. Saiba, isso é pecado, e com certeza irá te trazer vários problemas. Afinal, isso é semelhante com horóscopo, e os cristãos não devem nem acreditar, muito menos colocar a sua fé ou se apegar com essas coisas. Pois o Senhor não se agrada.

Sonhos segundo a Bíblia

Gênesis 41:15-16 – “O faraó disse a José: “Tive um sonho que ninguém consegue interpre­tar. Mas ouvi falar que você, ao ouvir um sonho, é capaz de interpretá-lo”. Respondeu-lhe José: “Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável”.

Eclesiastes 5:7 – “Em meio a tantos sonhos absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus.

Daniel 1:17 – “A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspec­tos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos”.

Daniel 2:26-28 – “O rei perguntou a Daniel, também chama­do Beltessazar: “Você é capaz de contar-me o que vi no meu sonho e interpretá-lo?” Daniel respondeu: “Nenhum sábio, encan­tador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual ele perguntou, mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acon­tecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes”:

Mateus 1:20- Mas depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Mateus 27:19 – “Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: “Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele”.

Eclesiastes 5:3 – “Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo”.

Gênesis 40:8 – Eles responderam: “Tivemos sonhos, mas não há quem os interprete”. Disse-lhes José: “Não são de Deus as interpre­tações? Contem-me os sonhos”.

Números 12:6 – e ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.

Joel 2:28 – “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões”.

Atos dos Apóstolos 2:17 -“Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos”.

Salmos 126:1 – “Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho”.

Deuteronômio 13:1-4 – “Se aparecer no meio de vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e anunciar a vocês um sinal miraculoso ou um prodígio, e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: ‘Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los’, não deem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma. Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele”.

Jeremias 23:25-26 – “Ouvi o que dizem os profetas, que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: ‘Tive um sonho! Tive um sonho!’ Até quando os profetas continuarão a profetizar mentiras e as ilusões de suas próprias mentes?

Jeremias 23:32 – Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos”, declara o Senhor. “Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem os autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo”, declara o Senhor.

Gênesis 41:12 – Pois bem, havia lá conosco um jovem hebreu, servo do capitão da guarda. Contamos a ele os nossos sonhos, e ele os interpretou, dando a cada um de nós a interpretação do seu próprio sonho.

One thought on “Os 16 versículos de sonhos na Bíblia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.