25 versículos para LÍDER de jovens que mostram como liderar um grupo na igreja

O líder da mocidade é aquele que cuida e ensina a juventude a andarem nos caminhos do Senhor. No entanto, se você é novo nesta missão e deseja saber como conduzir o grupo da mocidade, saiba que a Bíblia nos dá grandes exemplos de como ser um bom líder através dos versículos para líder de jovens, e Filipenses 2:5-7 é um deles.

Ou seja, o texto bíblico diz que a nossa atitude deve ser a mesma de Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo.

Assim, para você ser um líder de jovens bem sucedido, verdadeiramente precisa estar sujeito ao Líder dos lideres: JESUS CRISTO! Ele foi e é o maior exemplo de liderança, e todo aquele que Lhe obedece e torna o seu imitador – prevalece em todas as missões.

Versículo para líder de jovens que vão te ajudar a ser um bom líder

A palavra de Deus é muito clara e podemos ver nos versículos para líder de jovens que, liderar um grupo da mocidade não é mandar nos outros. Ou seja, para ser um bom líder, não há necessidade alguma de falar alto ou gritar. Acredite, escutá-los também é importante; aliás, isso irá te ajudar a compreendê-los ainda melhor e, elaborar seus pensamentos, ideias, opiniões, etc.

Ser líder de juventude é uma grande responsabilidade. Na igreja, o líder é um dirigente do grupo com o dom de instruir e preparar a mocidade. Quer dizer, o seu papel é ajudar no crescimento dos jovens, levá-los à:

  • Orar
  • Se envolver na igreja
  • Lê a Bíblia
  • Passar tempo com Deus
  • Fazer a obra de Deus

E lembre-se, nas reuniões com a mocidade, tudo que você pedir para eles, faça você primeiro. Seja um exemplo em tudo: oração, jejum, estudo da palavra de Deus, etc. Logo, quando for ensinar algo ao grupo, ensine-a fazendo.

Tudo sobre líder de jovens na Bíblia Sagrada

Liderar um grupo de juventude não é nada fácil, mas para termos sucesso nessa missão, devemos estar buscando a orientação de Deus através dos versículos para líder de jovens. Assim, aplicando cada versículo bíblico, tanto o líder quanto o grupo irá se desenvolver!

Seja a sua atitude a mesma de Jesus
Filipenses 2:5-7

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

1 Coríntios 10:24 – Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros.

Lembrem-se dos seus líderes
Hebreus 13:7

Lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.

1 Coríntios 4:1 – Portanto, que todos nos considerem servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus.

Sejam fortes e não desanimem
2 Crônicas 15:7

Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado".

Colossenses 3:17 – Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Eu os escolhi para darem fruto
João 15:16

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome.

Marcos 10:45 – Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Quem quiser importante, deverá ser servo
Mateus 20:26

Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo.

Mateus 23:10-11 – Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. O maior entre vocês deverá ser servo.

Seguir o exemplo de Jesus
Mateus 20:25-28

Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

2 Timóteo 2:15 – Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.

Esforçam no trabalho entre vocês
1 Tessalonicenses 5:12-13

Agora pedimos a vocês, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.

Lucas 6:31 – Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.

Obedeçam aos seus líderes
Hebreus 13:17

Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria, não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.

Provérbios 4:23 – Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

Transformem-se pela renovação da sua mente
Romanos 12:2

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Provérbios 4:23 – Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

Considerem os outros superiores a vocês
Filipenses 2:3-4

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

Lucas 6:31 – Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.

Estejam preparados para responder
1 Pedro 3:15-16

Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

Gálatas 3:1 – Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

Restaure com mansidão
Gálatas 6:1

Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.

Você quer liderar bem o grupo de jovens? saiba que a resposta é bem simples: “prática”. É isso mesmo, a prática leva ao aprendizado e você pode conferir também Os 20 versículos bíblicos para EVANGELIZAR jovens com coragem e autoridade

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!