Versículos sobre a PÁSCOA no Antigo Testamento para celebrar a libertação

A palavra de Deus diz que a primeira Páscoa aconteceu foi quando o povo de Israel
estava sendo liberto da escravidão no Egito.

Ou seja, o Senhor havia ordenado a Moisés que fosse falar com faraó, para deixar o seu povo partir em direção à terra de Canaã.

Em conformidade com a história, mesmo depois do Senhor ter enviado as nove pragas, o rei do Egito (faraó) se recusava ainda deixar os israelitas saírem do país. Isto é, o plano de Ramessés era que os hebreus continuassem sendo escravos.

Veja também: 25 versículos de Páscoa que anunciam a RESSURREIÇÃO e o amor de Jesus

Assim, como faraó não estava disposto a liberar os israelitas, então o Senhor decidiu enviar a décima praga, que seria a morte dos primogénitos do Egito. De acordo com Êxodo 11:5, nem mesmo a casa do faraó escaparia.

Versículos sobre páscoa no Velho Testamento para refletir sobre o amor de Deus

Então, à luz da Bíblia, a Páscoa é a celebração da libertação. No livro de Êxodo 12:27, diz o seguinte: “Então Moisés convocou todas as auto­ridades de Israel e lhes disse: “Escolham um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa”! Então, a prática de sacrificar cordeiros, era para o perdão dos pecados.

Acreditamos que a festa da Páscoa fazia lembrar a graça salvadora de Deus, nosso Senhor!

Páscoa segundo a Bíblia

Quando lemos os versículos sobre Páscoa na Bíblia, entendemos que da mesma maneira que o Senhor libertou o seu povo da escravidão no passado (do Egito para Canaã) Ele continua sendo o mesmo, e pode nos libertar da escravidão do pecado. Assim, a escolha é sua de querer ou não ter uma vida transformada por Deus!

Confira também: 33 versículos sobre Sexta-feira Santa para lembrar seu sentido e renovar a fé

Por tanto, comece agora mesmo aprendendo a fazer a vontade de Deus, através destes lindos versículos sobre páscoa que você irá conferir logo a seguir. Reflita e viva para o Senhor, porque foi por amor a nós que Ele enviou o seu filho para morrer em nosso lugar. Agora, não precisamos ter mais medo da condenação, pois Cristo é a salvação para todo aquele que nEle crer!

Moisés convoca todas as autoridades
Êxodo 12:21-28

Então Moisés convocou todas as auto­ridades de Israel e lhes disse: "Escolham um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa! Mo­lhem um feixe de hissopo no sangue que estiver na bacia e passem o sangue na viga superior e nas laterais das portas. Nenhum de vocês pode­rá sair de casa até o amanhecer. Quando o Senhor passar pela terra para matar os egípcios, verá o sangue na viga superior e nas laterais da porta e passará sobre aquela porta, e não permitirá que o destruidor entre na casa de vocês para matá-los. "Obedeçam a essas instruções como decreto perpétuo para vocês e para os seus des­cendentes. Quando entrarem na terra que o Senhor prometeu dar a vocês, celebrem essa ceri­mônia. Quando os seus filhos pergunta­rem: 'O que significa esta cerimônia?', respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando ma­tou os egípcios". Então o povo curvou-se em adoração. Depois os israelitas se retiraram e fizeram conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés e a Arão.
O grande pranto em todo o Egito
Êxodo 11:4-6

Disse, pois, Moisés ao faraó: "Assim diz o Senhor: 'Por volta da meia-noite, passa­rei por todo o Egito. Todos os primogênitos do Egito morrerão, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho da escrava que trabalha no moinho, e também to­das as primeiras crias do gado. Haverá grande pranto em todo o Egito, como nunca houve an­tes nem jamais haverá.
A Páscoa do Senhor
Êxodo 12:8-11

Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, com ervas amargas e pão sem fermento. Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras. Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar. Ao comerem, estejam pron­tos para sair: cinto no lugar, sandá­lias nos pés e cajado na mão. Comam apres­sa­damente. Esta é a Páscoa do Senhor.
Sacrifício da Páscoa ao Senhor
Deuteronômio 16:2-4

Ofereçam como sacrifício da Páscoa ao Senhor, o seu Deus, um animal dos rebanhos de bois ou de ovelhas, no local que o Senhor escolher para habitação do seu Nome.
Não o comam com pão fermentado, mas durante sete dias comam pães sem fermento, o pão da aflição, pois foi às pressas que vocês saíram do Egito, para que todos os dias da sua vida vocês se lembrem da época em que saíram do Egito.
Durante sete dias não permitam que seja encontrado fermento com vocês em toda a sua terra. Tampouco permitam que alguma carne sacrificada à tarde do primeiro dia permaneça até a manhã seguinte.
O povo de Israel deverá celebrar a Pás­coa
Êxodo 12: 43-47

Disse o Senhor a Moisés e a Arão: "Estas são as leis da Páscoa: Nenhum estrangei­ro poderá comê-la. O escravo comprado pode­rá comer da Páscoa, depois de circuncidado, mas o residente temporário e o trabalhador contratado dela não comerão. "Vocês a comerão numa só casa; não levem nenhum pedaço de carne para fora da casa nem quebrem nenhum dos ossos. Toda a comunidade de Israel terá que celebrar a Pás­coa.
O sacrifício da Páscoa ao Senhor
Êxodo 12:25-27

Quando entrarem na terra que o Senhor prometeu dar a vocês, celebrem essa ceri­mônia. Quando os seus filhos pergunta­rem: 'O que significa esta cerimônia?', respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando ma­tou os egípcios". Então o povo curvou-se em adoração.
A morte dos primogênitos do Egito
Êxodo 12:28-31

Depois os israelitas se retiraram e fizeram conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés e a Arão. Então, à meia-noite, o Senhor matou todos os primogênitos do Egito, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho do prisioneiro que estava no calabouço, e também todas as primeiras crias do gado. No meio da noite o faraó, todos os seus conselheiros e todos os egípcios se levanta­ram. E houve grande pranto no Egito, pois não havia casa que não tivesse um morto. Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: "Saiam ime­diatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, co­mo vocês pediram.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!