Versículos que falam do papel da esposa

A Bíblia destaca claramente sobre o papel da esposa no casamento, de como ser virtuosa perante aos olhos do Senhor. Ele deu referência de uma mulher sábia e virtuosa na Bíblia, Sara, mulher de Abraão, ela foi um exemplo para todas as esposas. 1 Pedro 3:6

Gênesis 1:27-28 – Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.

Assim como o homem recebeu de Deus autoridade para dominar todos os animais da terra, a mulher também recebeu o direito de dominar sobre a terra, mas não roubando o papel do homem.

O papel da esposa segundo a Bíblia, é aquela que edifica a sua casa, conhecida como “mulher virtuosa”, que se veste modestamente, que cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça, entre outros similares.

Sobre como a esposa deve tratar o marido? Começando pelo respeito, ajudá-lo sempre que precisar, ouvir os conselhos dele e não murmurar, ser uma boa auxiliadora, compreensiva, sendo atenciosa a família, ter companheirismo, amando e  respeitando cuidadosamente, estando sempre presente para ajudá-lo nos momentos difíceis. A união de um casal é bastante importante, pois, se um cair, tem o outro para ajudar a se levantar.

Alguns deveres da esposa no casamento é muito comum de se saber, pois a boa esposa é aquela que cuida da limpeza da casa. Ela também é a responsável por cuidar de outros deveres no lar, como cozinhar, dar banho nas crianças, lavar roupas e passar, entre outras atividades. No entanto, se a esposa também trabalha fora e não tem uma ajudante em casa, as atividades no lar devem ser divididas entre ela e o esposo.

A  visão de fé para a esposa, é ser uma mulher virtuosa, sendo de bom exemplo para sua família. A esposa não pode roubar a liderança de seu marido, pois pode trazer alguns problemas em casa. Se perguntar qual o papel da esposa no lar: seu papel é incentivar e auxiliar o marido, cumprir o teu papel na família. Não é certo a esposa fazer o papel de seu marido e nem o marido fazer o papel de sua esposa, cada um deve assumir o seu papel.

A Bíblia nos mostra um exemplo de mulher virtuosa, por nome de “Sara”, esposa de Abraão. Se uma mulher cristã, casada, não assumir o seu papel segundo a Bíblia, não é temente a Deus, além disso, estará difamando também o Senhor.

Esposa nenhuma deve deixar de seguir o seu marido para querer ficar com pai e mãe, e, este é um dos problemas que afetam muitos casamentos. A própria Bíblia revela, em Gênesis 2:24-25, que o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Da mesma forma, a mulher deixará pai e mãe para se unir com seu marido, ou seja, a esposa deve seguir o seu marido e, além disso, a esposa deve obediência ao marido, pois a submissão da esposa ao marido é muito importante (Efésios 5:33).

Abaixo, destacamos alguns versículos bíblicos de como deve ser uma verdadeira mulher virtuosa segundo a vontade de Deus. Acompanhe:

Versículos sobre o papel da esposa

Provérbios 31:10-20 – “Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal,
todos os dias da sua vida. Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Como os navios mercantes,
ela traz de longe as suas provisões. Antes de clarear o dia ela se levanta,
prepara comida para todos os de casa e dá tarefas às suas servas. Ela avalia um campo e o compra;
com o que ganha planta uma vinha. Entrega-se com vontade ao seu trabalho;
seus braços são fortes e vigorosos. Administra bem o seu comércio lucrativo,
e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. Acolhe os necessitados
e estende as mãos aos pobres”.

Provérbios 12:4 – “A mulher exemplar é a coroa do seu marido, mas a de comportamento vergonhoso é como câncer em seus ossos”.

Provérbios 14:1 – “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos
a insensata derruba a sua”.

1 Timóteo 2:9 – “Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras”.

Provérbios 31:24-27 – “Ela faz vestes de linho e as vende,
e fornece cintos aos comerciantes. Reveste-se de força e dignidade;
sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor. Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça”.

1 Pedro 3:7 – “Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações”.

1 Pedro 3:1-6 – “Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus. Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, cuja esperança estava em Deus. Elas se sujeitavam cada uma a seu marido, como Sara, que obedecia a Abraão e o chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo”.

Gênesis 3:16 – À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”.

1 Coríntios 11:11-12 – “No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem nem o homem independente da mulher. Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus”.

Efésios 5:22-24 – “Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos”.

Tito 2:3-5 – “Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada”.

Efésios 5:33 – “Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito”.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *