16 versículos para jovens DESVIADOS para resgatar e trazer à IGREJA

Nó sabemos que são poucas igrejas que se preocupam quando um jovem é desviado. Pois, a maioria se preocupam apenas duas ou três semanas, e depois aquele jovem é esquecido.

Na Bíblia, quando lemos os versículos para jovens afastados, como Lucas 15:3-7, por exemplo, destaca que não podemos deixar de correr atrás da ovelha perdida.

Às vezes, quando um adolescente é desviado, costuma receber apenas umas três visitas do pastor ou líder da mocidade. E, por vezes, não vai nem isso. Logo, desanimam e acabam por aceitar a situação.

Versículos para jovens desviados para voltar aos caminhos do Senhor

Se você está aqui, com certeza é um estudioso da palavra de Deus e conhece Lucas 19:10, que sem dúvida é um dos principais versículos para jovens afastados, no qual fala que Jesus veio buscar e salvar o que estava perdido. Contudo, podemos ver que Jesus não desiste de nenhuma ovelha perdida. Ou seja, Ele não desiste de nós. Assim, também não devemos desistir daqueles que estão desviados, isto é, aceitar que não tem mais jeito.

Olhar para o grupo de jovens e achar que está completo, é o mesmo que não sentir falta da ovelha perdida. Ou seja, não podemos ser ignorantes e dizer: “se a ovelha saiu da igreja, ela sabe o caminho de volta” ou, “a mesma distância do pastor ir na casa do jovem é a mesma distância do jovem ir até a igreja”. Mas, se observamos Mateus 18:12-14, o exemplo que Jesus nos deu foi bem diferente.

Ainda, tem pessoas que usam a parábola do filho pródigo para dizer que quem sai de casa (igreja) sabe o caminho de volta (Lucas 15:11-32). Isto é, o mesmo que dizer “quem abandona o lar é que deve voltar”. Claro que nós sabemos que abandonar e se perder são palavras diferentes mas, se analisarmos os versículos 14 e 32 de Lucas 15, revela que o filho estava perdido.

Jovens desviados segundo a Bíblia

Sendo assim, se um jovem se encontra desviado, acreditamos que ele está perdido e morto espiritualmente. É aí que lembramos no Salmos 107:2, um dos mais poderosos versículos para jovens afastados, que diz: “Assim o digam os que o Senhor resgatou, os que livrou das mãos do adversário”. Devemos ir atrás da ovelha perdida, crendo que o Senhor irá resgatá-la e trazer para viver com o rebanho.

Por tanto, como servos de Deus, precisamos estar sempre preparados para estender as mãos e ajudar os jovens a voltarem para a casa de Deus. É isso mesmo, é nesse momento que devemos demonstrar o nosso amor ao próximo, como Cristo nos ensinou (Mateus 22:37-39). Na parábola da ovelha perdida, por exemplo, destaca que Jesus se importa por cada um, pois Ele nos ama e para Ele somos importantes! Para te ajudar ainda mais, selecionamos abaixo os 14 versículos para jovens desviados. Confira!

O meu filho perdido foi encontrado
Lucas 15:20-24

A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. "O filho lhe disse: 'Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho'. "Mas o pai disse aos seus servos: 'Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado'. E começaram a festejar o seu regresso.

Tiago 5:20 – lembrem-se disto: Quem converte um pecador do erro do seu caminho salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.

Encontrei minha ovelha perdida
Lucas 15:3-7

Então Jesus lhes contou esta parábola: "Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: 'Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida'. Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.

Se confessarmos os pecados, Deus perdoa
1 João 1:9

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Jó 33:28 – Ele resgatou a minha alma, impedindo-a de descer à cova, e viverei para desfrutar a luz’.

Andei como ovelha perdida
Salmos 119:176

Andei vagando como ovelha perdida; vem em busca do teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.

João 12:26 – Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

Aqueles que foram iluminados
Hebreus 6:4

Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo.

2 Pedro 2:21 – Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido.

Voltem-se para Deus
Atos dos Apóstolos 3:19

Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados.

Efésios 1:18 – Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

Jesus veio buscar os perdidos
Lucas 19:10

Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido".

Isaías 43:25 – “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.

Quem me segue, nunca andará em trevas
João 8:12

Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".

Estratégia para trazer os jovens desviados à igreja

Na hora de preparar os versículos para jovens afastados, procure saber um pouco a respeito do adolescente – analisando a sua personalidade e história; pois, dependendo do caso, talvez não seja uma boa ideia pregar, e sim convidá-lo para ir ao culto com a participação da mocidade, ou outros cultos, como de missões, por exemplo.

Isso, porque tem jovem, principalmente se for parente, pode acabar se irritando ao ouvir você pregar e, com isso, poderá se afastar ainda mais. Isso acontece, porque quando falamos do amor de Jesus, o inimigo diz no ouvido das pessoas que estamos querendo obrigá-las a retornar a casa do Senhor.

Os jovens gostam de novidades

Para você que é líder da mocidade, uma boa dica é lançar um convite em um momento em que o jovem esteja bem humorado. É isso mesmo, um dos versículos para jovens desviados na Bíblia, registrado em Tiago 5:20, revela que “aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma”.

Contudo, ore ao Senhor para que tire todo impedimento e insista mais um pouco, chamando o jovem para os eventos de sua igreja (festividade ou congressos). Aliás, para quem não sabe, a mocidade sempre gostam de novidades.

Então, convidá-los pode ser uma excelente estratégia para que eles venham ter as suas vidas restauradas por Jesus e você pode conferir também 20 versículos bíblicos para EVANGELIZAR jovens com coragem e autoridade

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!