Os 13 Versículos da Bíblia que falam sobre processo

Muitas pessoas querem receber as bençãos das mãos do Senhor, mas não querem passar pelo processo. É certo que Deus tem planos perfeitos para cada um de nós (Jeremias 29:11), mas, nem tem todos querem esperar. Na Bíblia, há diversas passagens que falam sobre a importância da paciência, tido como um dos principais frutos do espírito (Gálatas 5:22).

Sem dúvida, se não formos espiritualmente paciente em Deus, dificilmente iremos alcançar as promessas que Deus tem para as nossas vidas (Romanos 12:12, Isaías 40:31).

Sabemos que esperar não é fácil, mas, se observamos a história bíblica, o casal Abraão e Sarah, tiveram que esperar pacientemente no Senhor para alcançar a grande promessa, o filho Isaque. Ou seja, o texto Sagrado afirma que Abraão e a sua esposa tiverem Isaque já na velhice. E tudo aconteceu conforme o tempo do Senhor (Gênesis 18:1-16, Gênesis 21:1-7). A certeza foi que eles passaram por um grande processo, mas a promessa de Deus se cumpriu na vida deles.

Não só Abraão, mas, outros homens de Deus também passaram pelo processo para alcanças as promessas do Senhor. E, um deles, foi José do Egito, ou seja, podemos observar em Gênesis, capítulo 37 até o capítulo 41, que José passou por um  grande processo, bem antes de se tornar Governador do Egito.

Ainda, outro personagem que tem a sua história bastante conhecida na Bíblia, é Davi. Isto é, Davi antes de se tornar rei, também passou por um grande processo. Isso mesmo, ele pastoreava as ovelhas de seu pai no campo e, quando os leões e os ursos vinham para devorá-las, então Davi lutava contra os leões, ursos, e os matavam. É certo que, aquilo que Davi passou não foi nada fácil, mas, ele ganhou experiência, a qual foi bastante útil para ele lutar contra o gigante e vencer. Sem dúvida,  se Deus tinha guardado a vida dele dos leões e dos ursos, então Davi foi com a certeza de que Deus também iria guardá-lo quando se dispôs a lutar contra Golias; e, pela fé, foi que o jovem venceu. Claro, não parou por aí, Davi foi perseguido pelo rei Saul, e passou por grandiosas lutas até chegar o dia do seu reinado. Contudo, depois de passar por um grande processo, Davi se torna rei de Israel. A certeza, é que durante todo o processo a presença de Deus estava com todos eles, isso bastou.

Hoje em dia, muitas pessoas querem ser bem sucedidas como José do Egito, que foi governador. Também, Davi, que foi rei de Israel, e ficou muito famoso. E o pai da fé, Abraão, o qual o Senhor engradeceu o seu nome e deu muitas riquezas. Porém, é bem provável que ninguém quer passar pelos mesmos processos que eles passaram. Entretanto, se você não estiver disposto a passar por nenhum processo, é melhor então não pedir nada para Deus.

Saiba que, para o seu sonho se tornar realidade, você tem que passar pelo processo, ou seja, se você não passa, os planos de Deus não irão acontecer em sua vida. O processo é doloroso, mas, depois que você alcançar as suas conquistas, você irá esquecer da dor que passou, pois será grande a alegria. Sim, isso é semelhante a mulher quando entra em trabalho de parto, durante todo aquele processo ela sente muita dor; mas, depois que o bebê nasce, a alegria chega e a dor vai embora, ou esquecida.

Processo de amadurecimento

O processo de Deus na vida do homem tem um significado muito importante: “amadurecimento”. Entenda, se você não passar por esse processo, como saberá lidar com tudo aquilo que o Senhor tem planejado para você? Ou seja, se você não estiver preparado para lidar com todas elas, sem dúvida você irá se perder, desviando dos caminhos do Senhor. E, se Deus perceber que você não está disposto a passar pelo processo, então Ele permite você ficar onde está, com pouco. Isso mesmo, pois Deus prefere ver você no pouco, mas na presença dEle, do que ver você no muito e longe de sua presença.

São poucos que sabem lidar com o sucesso que Deus dá, tanto espiritual quanto material. É por isso que é necessário passarmos pelo sofrimento. Aquelas frases que as pessoas te falam: “você vai conseguir, você vai vencer, ou vai dar tudo certo”, abra os seus olhos, acorda, pois você não irá conseguir se não sofrer. Afinal, se você acredita que irá alcançar as promessas de Deus sem passar pelas lutas, dores e sofrimentos, sem dúvida está enganando a si mesmo.

Você está passando pelo processo de Deus? Não tenha medo, pois o que podemos te afirmar é que Deus está criando uma história na sua vida. É isso mesmo, quando uma pessoa está disposta a passar pelo processo de Deus, isso significa que ela está aceitando Deus criar uma história em sua vida. Então você entende agora porque foi necessário José passar por todo aquele processo? pois é, a resposta é que Deus queria criar uma história na vida dele. E sem processo, não há vitória.

Resumindo, quando alcançamos as nossas conquistas debaixo da palavra de Deus, seja elas espirituais ou materiais, podemos te dar a certeza que tudo que recebemos das mãos do Senhor, permanece, porque foi Ele que deu. E você só irá continuar cuidando, pois, quem não cuida daquilo que Deus dá, Ele toma de volta.

Mas, a maior promessa que Deus tem para todos nós, é a vida eterna. Na verdade, para alcançarmos a salvação em Cristo Jesus, precisamos passar também pelo processo. A Bíblia diz que o povo de Israel caminhou 40 anos no deserto rumo à terra prometida; quer dizer, antes deles entrarem na terra prometida, foi necessário primeiro passar pelo processo. Foi muito difícil, muitas lutas, sofrimento, mas eles receberam a terra que o Senhor havia prometido.

Sabemos que a vida do cristão aqui na terra não é fácil, pois são muitas lutas, perseguições, sofrimentos; mas, se quisermos verdadeiramente alcançar a salvação, precisamos aceitar todo esse processo de Deus em nossas vidas. Afinal, se fugirmos do processo, perderemos a coroa da vida eterna, a qual o Senhor Jesus prometeu aos que o amam.

Abaixo, destacamos lindos versículos sobre processo de Deus, para estudo e meditação da palavra do Senhor. Acompanhe:

Passando pelo processo de Deus

imagem processo na bíblia

2 Coríntios 4:16-17 – “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”.

Sofonias 3:16-17 – “Naquele dia, dirão a Jerusalém: “Não tema, ó Sião; não deixe suas mãos enfraquecerem. O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você; com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria”.

Romanos 12:2 – “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Provérbios 16:9 – “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina
os seus passos”.

Mateus 6:33 – “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês”.

Colossenses 3:1-2 – “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas”.

Números 23:19 – “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir”?

Hebreus 6:13-15 – “Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: “Esteja certo de que o abençoarei e farei numerosos os seus descendentes”. E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa”.

Marcos 11:24 – “Portanto, eu digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá”.

Jó 42:10 – “Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes”.

Jeremias 29:11 – “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”.

Josué 1:8-9 – “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Salmos 128:1-2 – “Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho e será feliz e próspero”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *