Versículos-chave sobre ‘para onde vamos depois da morte’ (entenda à luz da Bíblia)

A Bíblia diz que Jesus foi para a glória e, prometeu voltar uma segunda vez, para levar todos os salvos para morar no reino dos céus.

Contudo, precisamos estar preparados para a vinda de Jesus, afinal, Ele não marcou nem dia e nem hora de voltar. Sendo assim, Ele pode vir hoje, amanhã, ou, pode vir de madrugada ou até mesmo à noite. É certo que, não devemos ficar despercebidos, pois o próprio Jesus nos orientou vigiar em todo o tempo.

Por tanto, para herdarmos a vida eterna, é necessário estarmos firme em Deus, buscando a Ele todos os dias de nossas  vidas.  Entretanto, ser obediente aos mandamentos de Deus, é um dos grandes princípios para alcançarmos a salvação.

Não troque a presença de Deus pelos pelos prazeres deste mundo, afinal, não somos daqui. O nosso verdadeiro lar é o céu.

Contudo, se você chegou até aqui curioso para saber para onde vamos depois da morte, ou, se os mortos salvos já estão na presença de Deus e/ou dormindo em Cristo, abaixo estão alguns versículos com referência acerca deste tema, para você estudar e meditar na palavra de Deus. Acompanhe:

Os que morreram em Cristo já estão no céu ou dormindo em Deus?

Filipenses 1:20-24 – “Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher! Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;
contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo”.

2 Coríntios 5:1-10 – “Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas. Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial, porque, estando vestidos, não seremos encontrados nus. Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir. Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor. Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor. Por isso, temos o propósito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos. Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más”.

1 Tessalonicenses 4:13-18 – “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com essas palavras”.

João 11:11-14 – Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”. Seus discípulos responderam: “Senhor, se ele dorme, vai melhorar”. Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono. Então lhes disse claramente: “Lázaro morreu.

2 Coríntios 12:2 – “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe”.

2 Pedro 3:13 – “Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça”.

Atos dos Apóstolos 7:54-60 – “Ouvindo isso, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus, e disse: “Vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus”. Mas eles taparam os ouvidos e, dando fortes gritos, lançaram-se todos juntos contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”.
Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, tendo dito isso, adormeceu”.

Filipenses 1:23 – “Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor”.

Lucas 16:22-24 – “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo”.

Eclesiastes 12:7 – “o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu”.

Lucas 23: 41-43 – “Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal”. Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”.
Jesus lhe respondeu: “Eu garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”.

1 Tessalonicenses 4:16-17 – “Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre”.

Hebreus 9:27-28 – “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam”.

João 14:2-3 – “Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês. E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver”.

Efésios 4:8-9 – Por isso é que foi dito: “Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros,
e deu dons aos homens”. (Que significa “ele subiu”, senão que também havia descido às profundezas da terra?

Hebreus 2:14 – Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!