Os 20 Versículos de Exortação na Bíblia

Exortação na Bíblia, significa andar nos caminhos certo do Senhor, obedecer os seus conselhos e fazer tudo aquilo que te agrada, para assim, evitar muitos problemas difíceis.

Quando se fala em exortação, pode significar também conselho, aviso com o intuito de advertir, de chamar atenção, ou até mesmo de avisar sobre qualquer coisa. Na Bíblia Sagrada, o Senhor sempre nos chamam a atenção e nos adverte, para que possamos fazer as coisas de modo correto, e não tomar decisões precipitadas, para não sofrer no futuro. No texto bíblico, encontramos diversas palavras que falam sobre exortação, que nos enchem de sabedoria em Deus.

Sempre quando meditamos na palavra do Senhor, recebemos muitos conselhos dele, ensinos e conhecimentos importantíssimos, que verdadeiramente, edificam as nossas vidas.

Abaixo, estão os melhores versículos sobre exortação. Veja:

Colossenses 3:17 – “Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai”.

Filipenses 4:6 – “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”.

1 Coríntios 6:18-20 – “Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo”.

2 Tessalonicenses 3:11-13 – “Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão. Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem”.

2 Coríntios 13:11 – “Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês”.

1 Tessalonicenses 4:1-2 – “Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora pedimos e exortamos a vocês no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais. Pois conhecem os mandamentos que demos a vocês pela autoridade do Senhor Jesus”.

Hebreus 13:22 – “Irmãos, peço que suportem a minha palavra de exortação; na verdade o que eu escrevi é pouco”.

1 Coríntios 15:33 – Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”.

Tiago 5:12 – “Sobretudo, meus irmãos, não jurem, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Seja o sim de vocês, sim, e o não, não, para que não caiam em condenação”.

Mateus 7:21 – “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”.

Atos dos Apóstolos 5:29 – “Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens”!

Filipenses 2:1-4 – “Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”.

1 Timóteo 4:13-14 – “Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino. Não negligencie o dom que foi dado a você por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros”.

Hebreus 11:6 – “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”.

1 João 1:9 – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”.

2 Timóteo 3:16-17 – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.

Efésios 4:1-3 – “Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”.

2 Timóteo 2:15 – “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”.

2 Timóteo 4:1-2 – “Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”.

1 Timóteo 5:21 – “Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!