Os 10 versículos sobre falsos irmãos na Bíblia

A Bíblia nos orienta sobre os falsos profetas, e temos esta afirmação do livro de Mateus 7:15-20, que diz: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos”. Contudo, assim como há falsos profetas, há também falsos cristãos, e você precisa aprender a discernir o falso do verdadeiro.

Há muitos que dizem ser seguidores de Jesus, mas não se comportam como cristão; ou seja, vivem um cristianismo liberal que não tem renuncia e nenhum diferencial com o mundo. Em Gálatas 5:13, diz: “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne”. Ou seja, existem muitos que estão carregando a presença de Deus de qualquer jeito, como se não fosse nenhum problema, tentando convencer aos eleitos de Deus que o verdadeiro cristianismo é liberal, mas em conformidade com a Bíblia, isso não é verdade.

Entretanto, no livro de Mateus 24:35, Deus diz: “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”. Por tanto, é a palavra de Deus, e a doutrina continua sendo a mesma, a qual todos nós devemos obedecer. E palavra de Deus não aumentou e nem diminuiu, isto é, as ordenanças são as mesmas para que os homens o temam (Eclesiastes 3:14, Apocalipse 22:18-19). Sendo assim, se você ver por aí alguém pregando um evangelho fora da Bíblia (1 Timóteo 6:3-5), é importante vigiar para não cair nas ciladas do maligno (1 Pedro 5:8-9, Mateus 26:41).

Quem está em Cristo, é nova criatura

O livro de 2 Coríntios 5:17, diz o seguinte: “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram”. Contudo, quem está em cristo, leva uma vida de santidade, obedecendo a voz de Deus e, não encaram mais a vida como antes. Ou seja, não vivendo mais para o pecado, mas sim para agradar a Deus.

Por tanto, a pessoa que está em Cristo Jesus, já não enxerga mais o mundo da mesma maneira. Mas, se alguém afirmar ser seguidor de Jesus, porém, não vivendo o que diz as Escrituras, você precisa vigiar e se cuidar para não ser mal influenciado por essa pessoa. E, como foi dito no início, muitos estão vivendo um cristianismo liberal, que não tem nenhum diferencial com o mundo.

A amizade do mundo é inimizade contra Deus

Observe o que palavra de Deus diz em Tiago 4:4: “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. Contudo, o cristão que é amigo de Deus, é inimigo do mundo, e ele é visto como verdadeiro. Mas, aquele que é amigo do mundo, é visto como inimigo de Deus. Isto é, não pode ser amigo de um nem de outro ao mesmo tempo. No entanto, é pelo comportamento e os frutos que se percebe quem é o verdadeiro e o falso. Veja o que diz Lucas 6:44: “Toda árvore é reconhecida por seus frutos”.

Na verdade, quando a Bíblia fala dos falsos profetas, está se referindo também a falsos pastores, pregadores, falsos irmãos, etc. Em muitas igrejas, alguns deles estão dentro, observe Atos dos Apóstolos 20:29: “Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho”.

A importância de examinar a Bíblia

A nossa maior referência no cristianismo é Jesus. Em Efésios 5:1, a Bíblia nos orienta: “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados”. Contudo, se vier alguém e lhe influenciar a copiar o mundo ou o que nele há, tentando te convencer que o cristianismo é liberal, saiba que esse é falso.

É importante o cristão sempre examinar as Escrituras Sagradas, para não correr o risco de ser engano. Observe o que a palavra de Deus diz em Oséias 4:6: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento”. A falta de sabedoria na palavra de Deus é o que leva muitos cristãos a caírem nas ciladas do inimigo. A Bíblia é a espada do cristão para lutar contra o maligno. Por tanto, não deixe de praticar a leitura bíblica e aplicar o que nela está escrito (Efésios 6:10-18). E a vitória virá do Senhor!

Destacamos abaixo alguns versículos da palavra de Deus que falam sobre falsos irmãos ou falsos cristãos. Confira:

Fugir dos falsos irmãos

Gálatas 2:4 – “Essa questão foi levantada porque alguns falsos irmãos infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à escravidão”.

2 Coríntios 11:26 – “Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar e perigos dos falsos irmãos”.

Romanos 16:17-18 – “Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos”.

1 Timóteo 4:1-2 – “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada”.

Efésios 4:25 – “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo”.

Marcos 13:22-23 – “Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Por isso, fiquem atentos: avisei-os de tudo antecipadamente”.

1 Timóteo 6:3-5 – “Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre aqueles que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro”.

1 João 4:1 – “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”.

Gálatas 1:8 ” – Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado”!

Marcos 13:22-23 – “Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Por isso, fiquem atentos: avisei-os de tudo antecipadamente”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!