Versículos para meditação diária

Pensamentos de Eclesiastes a respeito da vida. Debaixo do sol

Acordou com bom ânimo para refletir na palavra de Deus, em busca de uma linda e poderosa mensagem bíblica de reflexão sobre a vida? Seja bem vindo ao lugar certo e, sua atitude cristã também está correta, pois devemos sim, aproveitar a cada instante e dedicar o nosso tempo a Deus, ele merece toda nossa adoração.

Você sabia que a cada momento que uma pessoa tira – 3, 5 ou 10 minutos para ler um ou mais versículos da Bíblia, ela está desenvolvendo o seu crescimento espiritual com Deus? É verdade, mesmo não estando no momento de estudo bíblico, que os cristãos costumam tirar de – 1:h, 2:h ou 3h, estudando, saiba que até num minuto, Deus é capaz de falar com uma pessoa através de uma meditação de 1 ou 2 versículos. Uma mensagem de reflexão bíblica diária, é um alimento importantíssimo para aquele que tem sede e fome de Deus.

Mas, é preciso diferenciar, sobre o que é estudar a Bíblia e o que é buscar uma resposta de Deus. No estudo da palavra, se demora mais tempo, já na busca de resposta bíblica, normalmente algumas pessoas finalizam o seu tempo mais rápido.

Não só hoje, mas sempre que você meditar nesses grandes versículos, estará herdando e alimentando dos melhores ensinamentos de Deus para fortalecer a sua vida. Reflita em cada versículo, e peça a Deus para abrir o seu coração e a sua mente – para aprender, guardar e praticar cada palavra dele que irá edificar a sua vida hoje e sempre.

  • Versículos do dia com reflexão

Eclesiastes 9:1-2 – “Refleti nisso tudo e cheguei à conclusão de que os justos e os sábios, e aquilo que eles fazem, estão nas mãos de Deus. O que os espera, se amor ou ódio, ninguém sabe. Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau, o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los”.

Eclesiastes 9:3-5 – “Este é o mal que há em tudo o que acontece debaixo do sol: O destino de todos é o mesmo. O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos. Quem está entre os vivos tem esperança; até um cachorro vivo é melhor do que um leão morto! Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles”.

Eclesiastes 9:6-8 – “Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol. Portanto, vá, coma com prazer a sua comida, e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz. Esteja sempre vestido com roupas de festa, e unja sempre a sua cabeça com óleo”.

Eclesiastes 9:9-10 – “Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol. O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria”.

Eclesiastes 9:11-12 – “Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos. Além do mais, ninguém sabe quando virá a sua hora: Assim como os peixes são apanhados numa rede fatal e os pássaros são pegos num laço, também os homens são enredados pelos tempos de desgraça que caem inesperadamente sobre eles”.

Eclesiastes 9:13-15 – “Também vi debaixo do sol este exemplo de sabedoria que muito me impressionou.Havia uma pequena cidade, de poucos habitantes. Um rei poderoso veio contra ela, cercou-a com muitos dispositivos de guerra. Ora, naquela cidade vivia um homem pobre mas sábio, e com sua sabedoria ele salvou a cidade. No entanto, ninguém se lembrou daquele pobre”.

Eclesiastes 9:16-18 – “Por isso pensei: Embora a sabedoria seja melhor do que a força, a sabedoria do pobre é desprezada, e logo já não se dá atenção às suas palavras. As palavras dos sábios devem ser ouvidas com mais atenção do que os gritos de quem domina sobre tolos. A sabedoria é melhor do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muita coisa boa”.

Eclesiastes 10:1-3 – “Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra. O coração do sábio se inclina para o bem, mas o coração do tolo, para o mal. Mesmo quando anda pelo caminho, o tolo age sem o mínimo bom senso e mostra a todos que não passa de um tolo”.

Eclesiastes 10:4-6 – “Se a ira de uma autoridade se levantar contra você, não abandone o seu posto; a tranqüilidade evita grandes erros. Há outro mal que vi debaixo do sol, um erro cometido pelos que governam: Tolos são postos em cargos elevados, enquanto ricos ocupam cargos inferiores”.

Eclesiastes 10:7-9 – “Tenho visto servos andando a cavalo, e príncipes andando a pé, como servos. Quem cava um poço cairá nele; quem derruba um muro será picado por uma cobra. Quem arranca pedras, com elas se ferirá; quem racha lenha se arrisca”.

Eclesiastes 10:10-12 – “Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso. Se a cobra morder antes de ser encantada, para que servirá o encantador? As palavras do sábio lhe trazem benefícios, mas os lábios do insensato o destroem”.

Eclesiastes 10:13-15 – “No início as suas palavras são mera tolice, mas no final são loucura perversa. Embora o tolo fale sem parar, ninguém sabe o que está para vir; quem poderá dizer a outrem o que lhe acontecerá depois? O trabalho do tolo o deixa tão exausto que ele nem consegue achar o caminho de casa”.

Eclesiastes 10:16-18 – “Pobre da terra cujo rei é jovem demais e cujos líderes fazem banquetes logo de manhã. Feliz é a terra cujo rei é de origem nobre, e cujos líderes comem no devido tempo, para recuperar as forças, e não para embriagar-se. Por causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras”.

Eclesiastes 10:19-18 – “O banquete é feito para divertir, e o vinho torna a vida alegre, mas isso tudo se paga com dinheiro. Nem em pensamento insulte o rei! Nem mesmo em seu quarto amaldiçoe o rico! Porque uma ave do céu poderá levar as suas palavras, e seres alados poderão divulgar o que você disser”.

Eclesiastes 12:1-2 – “Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”; antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva”.

Eclesiastes 12:3-4 – “quando os guardas da casa tremerem e os homens fortes caminharem encurvados, e pararem os moedores por serem poucos, e aqueles que olham pelas janelas enxergarem embaçado; quando as portas da rua forem fechadas e diminuir o som da moagem; quando o barulho das aves o fizer despertar, mas o som de todas as canções lhe parecer fraco”.

Eclesiastes 12:5-6 – “quando você tiver medo de altura, e dos perigos das ruas; quando florir a amendoeira, o gafanhoto for um peso e o desejo já não se despertar. Então o homem se vai para o seu lar eterno, e os pranteadores já vagueiam pelas ruas. Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço”.

Eclesiastes 12:7-10 – “o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu. “Tudo sem sentido! Sem sentido! “, diz o mestre. “Nada faz sentido! Nada faz sentido! ” Além de ser sábio, o mestre também ensinou conhecimento ao povo. Ele escutou, examinou e colecionou muitos provérbios. Procurou também encontrar as palavras certas, e o que ele escreveu era reto e verdadeiro”.

Eclesiastes 12:11-14 – “As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor. Cuidado, meu filho; nada acrescente a eles. Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo. Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal”.

Deixe sua colocação bíblica

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos solicitados estão marcados com *