20 Versículos da Bíblia que falam sobre Árvore

Em diversas passagens bíblicas, a palavra do Senhor nos compara com uma árvore. Ou seja, se Deus nos vê como uma árvore, isso significa que podemos ser árvores boas ou ruins. Mas, é preciso entender que, árvores boas não nascem em qualquer lugar, e também não frutificam de qualquer maneira.

O verdadeiro cristão que tem compromisso com Deus, é comparado como uma árvore boa, que prospera em tudo na vida. E, além disso, faz com que àqueles que estão debaixo de sua sombra, prosperem também.

Por tanto, só poderemos nos tornar nessas boas árvores, se formos ouvintes e praticantes da palavra do Senhor. Assim, se tivermos prazer em examinar as Escrituras Sagradas, orar continuamente e buscar a presença de Deus todos os dias de nossas vidas, e falar do seu imenso amor; seremos então como boas árvores, que dá bons frutos para o Senhor, e por Ele será bem cuidada.

No artigo abaixo, você vai conferir mais de 20 versículos que irão mostrar verdadeiramente que Deus nos compara com uma árvore. Veja:

Deus nos compara com árvores

Jeremias 17:7-8 – “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”.

João 15:1-3 – “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que tenho falado”.

Mateus 7:17-20 – “Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão”!

Lucas 6:44-45 – “Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração”.

Salmo 1:3 – “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera”!

Apocalipse 2:7 – “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”.

Ezequiel 17:24 – “Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca.
“Eu, o Senhor, falei, e o farei”.

Salmos 1:1-3 – “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera”!

Gênesis 1:11 – Então disse Deus: “Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acor­do com as suas espé­cies”. E assim foi.

Gênesis 2:9 – “Então o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal”.

Gênesis 2:16-17 – “E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livre­mente de qual­quer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conheci­mento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certa­mente você morrerá”.

Gênesis 3:24 – “Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movi­a, guar­dando o caminho para a árvore da vida”.

Provérbios 3:18 – “A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado”.

Provérbios 11:30 – “O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio”.

Apocalipse 22:14 – “Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas”.

Provérbios 15:4 – “O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito”.

Marcos 11:12-14 – “No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. Vendo a distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos. Então lhe disse: “Ninguém mais coma de seu fruto”. E os seus discípulos ouviram-no dizer isso”.

Provérbios 11:30 – “O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio”.

Josué 24:26 – “Josué registrou essas coisas no Livro da Lei de Deus. Depois ergueu uma grande pedra ali, sob a Grande Árvore, perto do santuário do Senhor”.

Provérbios 13:12 – “A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida”.

Isaías 61:3 – “e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória”.

Jó 14:7 – “Para a árvore pelo menos há esperança: se é cortada, torna a brotar, e os seus renovos vingam”.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!